Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tomás Filipe Venâncio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8789
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_6fcbe6ccb46911485959c6f57c0ee65c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8789
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicosProdutos BiológicosComportamento de CompradorFatores MotivadoresFatores LimitadoresAnálise QualitativaOrganic ProductsPurchase BehaviorMotivating FactorsLimiting FactorsQualitative AnalysisMestrado em MarketingNa sociedade atual a compra de produtos biológicos surge como uma alternativa sustentável aos produtos provenientes de processos intensivos de produção. A ausência de agroquímicos no método de cultivo biológico proporciona benefícios para a saúde, sendo este um dos principais fatores motivadores da compra. Este estudo apresenta como principal objetivo a análise das motivações e limitações da compra de produtos biológicos. Com esta finalidade, foi desenvolvido um estudo em profundidade a compradores selecionados num mercado biológico localizado na região de Lisboa. O preço elevado dos produtos biológicos tem sido alvo de diferentes estudos nos últimos anos, apresentando-se como um dos fatores limitadores de compra. Contudo, embora exista consciência deste preço premium face aos produtos convencionais, os compradores biológicos afirmam comprar não unicamente um produto mas sim um conjunto de valores associados ao mesmo. Todos os fatores motivadores e limitadores em análise apresentam um impacto diferente no processo de aquisição, variando de comprador para comprador, sendo o grau de envolvimento com a vertente biológica um aspeto determinante.The aim of this study was to obtain in-depth insights about organic buyer's behavior, by analyzing their motivations and constraints in the purchase process. Data were collected from 25 open interviews in an organic market located in Lisbon. In today's society, the purchase of organic products has been emerging as a sustainable alternative to products from intensive production methods. One of the main factors that motivate buyer's choice is the health concern, because organic farming systems do not use agrochemicals such as synthetic fertilizers, pesticides, use of genetically modified organisms and many other food additives. Several studies have analyzed the impact of the high prices in the organic market and concluded that this factor is a key limitation to the acquisition of these products. The majority of the organic buyers are conscious of the premium prices. In spite of that, they consider that this purchase offers them a set of values instead of a simple product as the conventional ones. All the previously analyzed motivation and limitation factors have different meanings and impact on the acquisition process, according to the level of involvement that each buyer presents towards the biological trend.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Tomás Filipe Venâncio2015-06-16T08:54:16Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8789porSantos, Tomás Filipe Venâncio (2014). "Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:42.052629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
title Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
spellingShingle Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
Santos, Tomás Filipe Venâncio
Produtos Biológicos
Comportamento de Comprador
Fatores Motivadores
Fatores Limitadores
Análise Qualitativa
Organic Products
Purchase Behavior
Motivating Factors
Limiting Factors
Qualitative Analysis
title_short Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
title_full Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
title_fullStr Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
title_full_unstemmed Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
title_sort Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
author Santos, Tomás Filipe Venâncio
author_facet Santos, Tomás Filipe Venâncio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tomás Filipe Venâncio
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos Biológicos
Comportamento de Comprador
Fatores Motivadores
Fatores Limitadores
Análise Qualitativa
Organic Products
Purchase Behavior
Motivating Factors
Limiting Factors
Qualitative Analysis
topic Produtos Biológicos
Comportamento de Comprador
Fatores Motivadores
Fatores Limitadores
Análise Qualitativa
Organic Products
Purchase Behavior
Motivating Factors
Limiting Factors
Qualitative Analysis
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-06-16T08:54:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/8789
url http://hdl.handle.net/10400.5/8789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Tomás Filipe Venâncio (2014). "Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131037403447296