Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8789 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_6fcbe6ccb46911485959c6f57c0ee65c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8789 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicosProdutos BiológicosComportamento de CompradorFatores MotivadoresFatores LimitadoresAnálise QualitativaOrganic ProductsPurchase BehaviorMotivating FactorsLimiting FactorsQualitative AnalysisMestrado em MarketingNa sociedade atual a compra de produtos biológicos surge como uma alternativa sustentável aos produtos provenientes de processos intensivos de produção. A ausência de agroquímicos no método de cultivo biológico proporciona benefícios para a saúde, sendo este um dos principais fatores motivadores da compra. Este estudo apresenta como principal objetivo a análise das motivações e limitações da compra de produtos biológicos. Com esta finalidade, foi desenvolvido um estudo em profundidade a compradores selecionados num mercado biológico localizado na região de Lisboa. O preço elevado dos produtos biológicos tem sido alvo de diferentes estudos nos últimos anos, apresentando-se como um dos fatores limitadores de compra. Contudo, embora exista consciência deste preço premium face aos produtos convencionais, os compradores biológicos afirmam comprar não unicamente um produto mas sim um conjunto de valores associados ao mesmo. Todos os fatores motivadores e limitadores em análise apresentam um impacto diferente no processo de aquisição, variando de comprador para comprador, sendo o grau de envolvimento com a vertente biológica um aspeto determinante.The aim of this study was to obtain in-depth insights about organic buyer's behavior, by analyzing their motivations and constraints in the purchase process. Data were collected from 25 open interviews in an organic market located in Lisbon. In today's society, the purchase of organic products has been emerging as a sustainable alternative to products from intensive production methods. One of the main factors that motivate buyer's choice is the health concern, because organic farming systems do not use agrochemicals such as synthetic fertilizers, pesticides, use of genetically modified organisms and many other food additives. Several studies have analyzed the impact of the high prices in the organic market and concluded that this factor is a key limitation to the acquisition of these products. The majority of the organic buyers are conscious of the premium prices. In spite of that, they consider that this purchase offers them a set of values instead of a simple product as the conventional ones. All the previously analyzed motivation and limitation factors have different meanings and impact on the acquisition process, according to the level of involvement that each buyer presents towards the biological trend.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Tomás Filipe Venâncio2015-06-16T08:54:16Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8789porSantos, Tomás Filipe Venâncio (2014). "Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:42.052629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos |
title |
Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos |
spellingShingle |
Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos Santos, Tomás Filipe Venâncio Produtos Biológicos Comportamento de Comprador Fatores Motivadores Fatores Limitadores Análise Qualitativa Organic Products Purchase Behavior Motivating Factors Limiting Factors Qualitative Analysis |
title_short |
Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos |
title_full |
Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos |
title_fullStr |
Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos |
title_full_unstemmed |
Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos |
title_sort |
Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos |
author |
Santos, Tomás Filipe Venâncio |
author_facet |
Santos, Tomás Filipe Venâncio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tomás Filipe Venâncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos Biológicos Comportamento de Comprador Fatores Motivadores Fatores Limitadores Análise Qualitativa Organic Products Purchase Behavior Motivating Factors Limiting Factors Qualitative Analysis |
topic |
Produtos Biológicos Comportamento de Comprador Fatores Motivadores Fatores Limitadores Análise Qualitativa Organic Products Purchase Behavior Motivating Factors Limiting Factors Qualitative Analysis |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-06-16T08:54:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8789 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Tomás Filipe Venâncio (2014). "Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131037403447296 |