Processos de discriminação de profissionais qualificadas e imigrantes em contextos tipicamente masculinos : um contributo para a gestão da diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Filipa Brito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34968
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
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É possível concluir que, nestas ultimas duas décadas, ocorre uma crescente demanda pelas duas áreas assinaladas (Saavedra, Taveira & Silva, 2010) por parte das mulheres, todavia estas continuam sub-representadas tanto na força de trabalho como em cargos de docentes. Sendo, assim, áreas caracterizadas por reunir assimetrias significativas, principalmente, no que se refere às “barreiras invisíveis” (Catalyst, 2007) causadas pelas esferas profissional e familiar (Silva, 2006; Oliveira, 2010), aos cargos de chefia e de gestão que vulgarmente são ocupados pelo sexo masculino (Nogueira, 2006) e porque são áreas que se encontram carregadas por uma forte componente masculina (Saavedra, Taveira & Silva, 2010). Estudos referem que os processos de recrutamento e seleção das mulheres na carreira académica são realizados a partir do princípio da “reprodução da dominação masculina” (Araújo, 2003, p. 119). As mulheres são selecionadas, nomeadamente para as “carreiras de base”, onde é tido em conta suposições acerca das suas capacidades de organização e as suas baixas aspirações de mobilidade profissional, o que leva à possibilidade de perpetuação do poder masculino a níveis hierárquicos superiores (Araújo, 2003, p. 120). Torna-se interessante estudar esta independência das mulheres acrescentando o facto de serem imigrantes, dada a escassez de análises empíricas sobre este tema no mercado de trabalho qualificado português (Miranda, 2009). Posto isto, o estudo, mediante a realização de 16 entrevistas a académicas estrangeiras, procura abordar uma gestão da diversidade e igualdade de oportunidades centrando-se em mulheres que representam uma dupla condição de diferença em relação aos contextos profissionais em que o palco pertence ao masculino - enquanto imigrantes e enquanto mulheres.In recent times we have been witnessing an increase in the debates that concentrate on the issue of the acknowledgement of women as working subjects independent of men. Therefore, this study brings into focus the processes of discrimination of migrant women in contexts of male hegemony in Portuguese universities, namely in the fields of engineering and mathematics. It is possible to conclude that, over the past two decades, there has been a growing demand in these two fields (Saavedra, Taveira & Silva, 2010) by women; however, they remain under-represented in both the workforce and in teaching positions. Thus, these are fields characterized by a combination of significant asymmetries, regarding mainly the “invisible barriers” (Catalyst, 2007) caused by the professional and familiar spheres (Silva, 2006; Oliveira, 2010), the fact that leadership and management positions are generally occupied by men (Nogueira, 2006) and because they are fields associated with a strong male component (Saavedra, Taveira & Silva, 2010). Studies reveal that the process of recruitment and selection of women in academic settings is done according to the principle of “reproduction of male domination” (Araújo, 2003, p. 119). Women are selected, namely, for “basic careers”, and suppositions about their organizational skills and low aspirations for professional advancement are considered, which leads to the possibility of perpetuation of male power at high hierarchical levels (Araújo, 2003, p. 120). Given the scarcity of empirical analyses about this subject in the context of the Portuguese qualified job market (Miranda, 2009), it is of interest to study this independence of women while adding the fact that they are migrants. As a result, the study, taking into account 16 interviews with foreign women academics, aims to examine the management of diversity and equal opportunities while focusing on women that represent a double condition of difference in relation to the professional contexts in which the stage belongs to the male gender — as migrants and as women.Fernandes, Maria Emília PereiraUniversidade do MinhoCarvalho, Ana Filipa Brito20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34968por201076624info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:15.420449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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