A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.291 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório. |
id |
RCAP_6fe2c813afe08da72eb34811ce0f84c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/291 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de VigotskiPsicologia e dialética; Psicologia e marxismo; Psicologia Pedagógica; Teoria histórico-cultural; VigotskiEste trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.ISPA - Instituto Universitário2012-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.291https://doi.org/10.14417/ap.291Análise Psicológica; Vol 28, No 2 (2010); 343-357Análise Psicológica; Vol 28, No 2 (2010); 343-3571646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/291http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/291/pdfMartins, João Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:21:58Zoai:ojs.localhost:article/291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:41.458909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski |
title |
A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski |
spellingShingle |
A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski Martins, João Batista Psicologia e dialética; Psicologia e marxismo; Psicologia Pedagógica; Teoria histórico-cultural; Vigotski |
title_short |
A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski |
title_full |
A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski |
title_fullStr |
A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski |
title_full_unstemmed |
A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski |
title_sort |
A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski |
author |
Martins, João Batista |
author_facet |
Martins, João Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia e dialética; Psicologia e marxismo; Psicologia Pedagógica; Teoria histórico-cultural; Vigotski |
topic |
Psicologia e dialética; Psicologia e marxismo; Psicologia Pedagógica; Teoria histórico-cultural; Vigotski |
description |
Este trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.291 https://doi.org/10.14417/ap.291 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/291 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/291/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 28, No 2 (2010); 343-357 Análise Psicológica; Vol 28, No 2 (2010); 343-357 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131593946693632 |