Modelação e experimentação no âmbito da mobilidade de um laboratório vivo para a descarbonização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61650 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Cidades Sustentáveis) |
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Modelação e experimentação no âmbito da mobilidade de um laboratório vivo para a descarbonizaçãoModeling and experimentation in the scope of the mobility of a living laboratory for the decarbonizationDescarbonizaçãoLaboratórios vivosMobilidade urbanaModelos de simulaçãoDecarbonizationLiving laboratoriesSimulation modelsUrban mobilityEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Cidades Sustentáveis)As cidades do mundo estão sofrendo cada vez mais com a poluição. Seja ela de origem química, como a fumaça expelida pelos veículos, como de origem sonora com os diferentes ruídos presentes no ambiente. Indiferente da sua origem, as duas causam problemas de saúde para a população e são tema de discussão por vários especialistas. A descarbonização do planeta passa por ações feitas nos transportes individuais, coletivos e ativos já que este tema é um dos principais causadores da poluição urbana. Quando se trata das cidades, uma ação que vem tomando força nas últimas décadas é a utilização de laboratórios vivos que são ambientes dinâmicos para experimentação de ideias numa sinergia entre população, empresas privadas e órgãos públicos. Um dos fatores que pode auxiliar na execução de um projeto é a micro simulação de tráfego pois simulam-se cenários e verificam-se se as ações que serão implementadas alcançarão os objetivos esperados. Se por um lado, não é necessário investir em todo um projeto físico, deve-se utilizar bem os recursos disponíveis como a recolha de dados e a execução da modelação. Estes dois fatores são decisivos para que os resultados simulados representem fielmente a realidade. Por essa razão, esta dissertação apresentará toda a teoria que envolve os laboratórios vivos, as propostas de descarbonização existentes e as leis em diferentes níveis que procuram reduzir os impactos da poluição na vida humana. Também são apresentadas as ferramentas de simulação de tráfego e poluição. Com estas informações foi possível modelar uma região da cidade de Braga em Portugal e trabalhar com um cenário dos projetos em execução pela Câmara Municipal. Dessa maneira pode-se discutir quais as futuras ações de descarbonização em Braga.The cities of the world are suffering more and more from pollution. By one side of chemical origin, like the smoke expelled by the vehicles, by another side of sonorous origin with the different noises present in the environment. Regardless of their origin, both cause health problems for the population and are the subject of discussion by several experts. The decarbonization of the planet involves actions taken in individual, collective and active transport since this theme is one of the main causes of urban pollution. When it comes to cities, an action that has been gaining importance in recent decades is the use of living laboratories that are dynamic environments for experimenting ideas in a synergy between population, private companies and public agencies. One of the factors that can aid in the execution of a project is the micro-simulation of traffic, since it simulates scenarios and verifies if the actions that will be implemented will reach the expected objectives. If on one hand, it is not necessary to invest in a whole physical project, one must make good use of available resources such as data collection and modeling. These two factors are decisive for the simulated results to faithfully represent reality. For this reason, this dissertation will present all the theory that involves living laboratories, existing decarbonization proposals and laws at different levels that seek to reduce the impacts of pollution caused by human life. The simulation tools for traffic and pollution are also presented. With this information it was possible to model a region of the city of Braga in Portugal and work with a scenario of the projects being executed by the City Council. In this way it was possible to discuss the future decarbonization actions in Braga.Ribeiro, PauloSilva, Lígia TorresUniversidade do MinhoCerullo, Igor Mateus Fiamengo Lippi Alves20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61650por202277860info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:05.885249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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