Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2158 |
Resumo: | RESUMO O enfoque principal do presente estudo recai sobre a avaliação das aprendizagens das crianças, na Educação Pré-Escolar, abordando as suas especificidades e particularidades. O enquadramento teórico, incide sobre, a avaliação no ensino e a sua evolução ao longo dos tempos, uma abordagem à gestão curricular na Educação Pré-Escolar e aos normativos legais que lhe servem de suporte, uma breve incursão sobre o currículo High Scope e Educação Experiencial e sobre a avaliação na Educação Pré- Escolar. A opção em termos de metodologia assenta numa investigação de índole qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, com os objectivos de conhecer de forma consistente e pormenorizada as práticas de avaliação de 16 educadoras, de um agrupamento de escolas da região centro, onde desempenhamos funções de assessoria. Ao realizarmos o presente estudo estabelecemos como objectivos: conhecer as concepções de avaliação das aprendizagens das crianças, que as educadoras possuem; descortinar as suas práticas de avaliação; contribuir para uma reflexão aprofundada, sobre a avaliação que se realiza; promover a coesão e partilha entre as educadoras do agrupamento; transformar os processos de liderança, que desenvolvemos, relativamente ao grupo de Educação Pré-Escolar, de modo a que adquiriram maior dimensão pedagógica. A recolha de dados efectuou-se através da realização de entrevistas em gruposfoco e da observação participante durante uma reunião de partilha de experiências sobre a avaliação por portefólio, no âmbito da promoção de práticas colaborativas no departamento curricular da Educação Pré-Escolar. Os resultados mais relevantes do estudo revelam que as educadoras consideram a avaliação das aprendizagens das crianças imprescindível para o trabalho que desenvolvem, sendo essencial que haja um investimento na formação contínua, relacionada com esta temática. Consideram que o trabalho colaborativo no departamento de Educação Pré-Escolar, no âmbito da avaliação, contribuirá para o desenvolvimento e melhoria das práticas avaliativas que desenvolvem. Ao desenvolvermos o presente estudo pretendemos contribuir para um melhoria das práticas de avaliação, desenvolvidas nos nossos jardins de infância e para a compreensão das especificidades que a avaliação na Educação Pré-Escolar comporta. |
id |
RCAP_6fe5b81cfd745bebfc08825b1daf1334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolarGestão Curricularvaliação na Educação Pré- EscolarAvaliaçãoInstrumentos de AvaliaçãoRESUMO O enfoque principal do presente estudo recai sobre a avaliação das aprendizagens das crianças, na Educação Pré-Escolar, abordando as suas especificidades e particularidades. O enquadramento teórico, incide sobre, a avaliação no ensino e a sua evolução ao longo dos tempos, uma abordagem à gestão curricular na Educação Pré-Escolar e aos normativos legais que lhe servem de suporte, uma breve incursão sobre o currículo High Scope e Educação Experiencial e sobre a avaliação na Educação Pré- Escolar. A opção em termos de metodologia assenta numa investigação de índole qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, com os objectivos de conhecer de forma consistente e pormenorizada as práticas de avaliação de 16 educadoras, de um agrupamento de escolas da região centro, onde desempenhamos funções de assessoria. Ao realizarmos o presente estudo estabelecemos como objectivos: conhecer as concepções de avaliação das aprendizagens das crianças, que as educadoras possuem; descortinar as suas práticas de avaliação; contribuir para uma reflexão aprofundada, sobre a avaliação que se realiza; promover a coesão e partilha entre as educadoras do agrupamento; transformar os processos de liderança, que desenvolvemos, relativamente ao grupo de Educação Pré-Escolar, de modo a que adquiriram maior dimensão pedagógica. A recolha de dados efectuou-se através da realização de entrevistas em gruposfoco e da observação participante durante uma reunião de partilha de experiências sobre a avaliação por portefólio, no âmbito da promoção de práticas colaborativas no departamento curricular da Educação Pré-Escolar. Os resultados mais relevantes do estudo revelam que as educadoras consideram a avaliação das aprendizagens das crianças imprescindível para o trabalho que desenvolvem, sendo essencial que haja um investimento na formação contínua, relacionada com esta temática. Consideram que o trabalho colaborativo no departamento de Educação Pré-Escolar, no âmbito da avaliação, contribuirá para o desenvolvimento e melhoria das práticas avaliativas que desenvolvem. Ao desenvolvermos o presente estudo pretendemos contribuir para um melhoria das práticas de avaliação, desenvolvidas nos nossos jardins de infância e para a compreensão das especificidades que a avaliação na Educação Pré-Escolar comporta.ABSTRACT This study focuses mainly on the evaluation of pre-school children’s learning, addressing its specific features and particularities. The theoretical approach is about the evaluation of education and its evolution throughout the years, the curricular management in pre-school education and the legal context which supports it as well as an incursion into the High Scope curriculum and Experiential Education. Our methodology is based on a qualitative investigation, a case study, in order to know consistently and in detail how 16 pre-school teachers evaluate. These teachers work in a school in the centre of Portugal, where we do consultancy work. While we were doing this study, we established the following goals: knowing the teachers’ conceptions of evaluation of the children’s learning, finding out about their evaluation procedures, contributing to a thorough reflection on the implemented evaluation, promoting cohesion and sharing among teachers, transforming the processes of leadership in order to obtain a greater pedagogical dimension. The data were collected by mean of interviews in focus-group and participating observation during a meeting to share experiences about the portfolio evaluation in pre-school education. The most relevant results of the study show that the teachers consider the evaluation of the children’s learning necessary for their work. That’s why we consider the investment in continuous training essential. The data also show that the teachers consider collaborative work in pre-school education, as far as evaluation is concerned, a vital contribution to the development and improvement of the evaluation procedures they use. This study was intended to contribute to the understanding of the potential and specific features of pre-school evaluation and to the promotion of the quality of learning.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGarcia, Elisabete dos Santos de AlmeidaGomes, António Ferreira, orient.2014-05-19T13:22:58Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2158porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.128947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolar |
title |
Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolar Garcia, Elisabete dos Santos de Almeida Gestão Curricular valiação na Educação Pré- Escolar Avaliação Instrumentos de Avaliação |
title_short |
Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolar |
title_full |
Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolar |
title_sort |
Complexidade da avaliação no âmbito da gestão curricular na educação pré-escolar |
author |
Garcia, Elisabete dos Santos de Almeida |
author_facet |
Garcia, Elisabete dos Santos de Almeida Gomes, António Ferreira, orient. |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, António Ferreira, orient. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Elisabete dos Santos de Almeida Gomes, António Ferreira, orient. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Curricular valiação na Educação Pré- Escolar Avaliação Instrumentos de Avaliação |
topic |
Gestão Curricular valiação na Educação Pré- Escolar Avaliação Instrumentos de Avaliação |
description |
RESUMO O enfoque principal do presente estudo recai sobre a avaliação das aprendizagens das crianças, na Educação Pré-Escolar, abordando as suas especificidades e particularidades. O enquadramento teórico, incide sobre, a avaliação no ensino e a sua evolução ao longo dos tempos, uma abordagem à gestão curricular na Educação Pré-Escolar e aos normativos legais que lhe servem de suporte, uma breve incursão sobre o currículo High Scope e Educação Experiencial e sobre a avaliação na Educação Pré- Escolar. A opção em termos de metodologia assenta numa investigação de índole qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, com os objectivos de conhecer de forma consistente e pormenorizada as práticas de avaliação de 16 educadoras, de um agrupamento de escolas da região centro, onde desempenhamos funções de assessoria. Ao realizarmos o presente estudo estabelecemos como objectivos: conhecer as concepções de avaliação das aprendizagens das crianças, que as educadoras possuem; descortinar as suas práticas de avaliação; contribuir para uma reflexão aprofundada, sobre a avaliação que se realiza; promover a coesão e partilha entre as educadoras do agrupamento; transformar os processos de liderança, que desenvolvemos, relativamente ao grupo de Educação Pré-Escolar, de modo a que adquiriram maior dimensão pedagógica. A recolha de dados efectuou-se através da realização de entrevistas em gruposfoco e da observação participante durante uma reunião de partilha de experiências sobre a avaliação por portefólio, no âmbito da promoção de práticas colaborativas no departamento curricular da Educação Pré-Escolar. Os resultados mais relevantes do estudo revelam que as educadoras consideram a avaliação das aprendizagens das crianças imprescindível para o trabalho que desenvolvem, sendo essencial que haja um investimento na formação contínua, relacionada com esta temática. Consideram que o trabalho colaborativo no departamento de Educação Pré-Escolar, no âmbito da avaliação, contribuirá para o desenvolvimento e melhoria das práticas avaliativas que desenvolvem. Ao desenvolvermos o presente estudo pretendemos contribuir para um melhoria das práticas de avaliação, desenvolvidas nos nossos jardins de infância e para a compreensão das especificidades que a avaliação na Educação Pré-Escolar comporta. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2014-05-19T13:22:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2158 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879569690624 |