O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondaski, Amanda Silva Mendonça Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6987
Resumo: Considerando o marketing digital atual e o consumo constante dos consumidores por conteúdos nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação inclina-se sobre o impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo tendo como base um questionário realizado a 133 utilizadores do Instagram que seguem pelo menos uma marca na rede social. O modelo de equações estruturais foi estimado com recurso ao software SmartPLS. A relevância predetiva do modelo é alta no que respeita a média das dimensões do comportamento do consumidor (42,9%) e baixa relativamente à lealdade à marca (26,5%). Relativamente às hipóteses de investigação, verificou-se que as atividades de marketing no Instagram têm impacto positivo em algumas dimensões do comportamento do consumidor, entre essas atividades destacam-se as de interação e de entretenimento. Todavia, essas atividades de marketing não explicam a lealdade à marca, assim também como a lealdade à marca não explica algumas dimensões do comportamento do consumidor, nomedamente o WOM, a participação consciente e a interação social, observando-se o impacto positivo apenas no entusiasmo.
id RCAP_6ff2dcb4cc468b3f7eef3edd02aad9c1
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marcaComunicaçãoInstagramComunicação e MediaConsumidorMarketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoConsiderando o marketing digital atual e o consumo constante dos consumidores por conteúdos nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação inclina-se sobre o impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo tendo como base um questionário realizado a 133 utilizadores do Instagram que seguem pelo menos uma marca na rede social. O modelo de equações estruturais foi estimado com recurso ao software SmartPLS. A relevância predetiva do modelo é alta no que respeita a média das dimensões do comportamento do consumidor (42,9%) e baixa relativamente à lealdade à marca (26,5%). Relativamente às hipóteses de investigação, verificou-se que as atividades de marketing no Instagram têm impacto positivo em algumas dimensões do comportamento do consumidor, entre essas atividades destacam-se as de interação e de entretenimento. Todavia, essas atividades de marketing não explicam a lealdade à marca, assim também como a lealdade à marca não explica algumas dimensões do comportamento do consumidor, nomedamente o WOM, a participação consciente e a interação social, observando-se o impacto positivo apenas no entusiasmo.Lisboa, Ana Catarina CadimaIC-OnlineGondaski, Amanda Silva Mendonça Rodrigues2022-04-13T13:29:02Z2022-02-072022-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6987TID:202992179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:18Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:06.192034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca
title O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca
spellingShingle O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca
Gondaski, Amanda Silva Mendonça Rodrigues
Comunicação
Instagram
Comunicação e Media
Consumidor
Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca
title_full O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca
title_fullStr O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca
title_full_unstemmed O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca
title_sort O impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca
author Gondaski, Amanda Silva Mendonça Rodrigues
author_facet Gondaski, Amanda Silva Mendonça Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lisboa, Ana Catarina Cadima
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondaski, Amanda Silva Mendonça Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Instagram
Comunicação e Media
Consumidor
Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação
Instagram
Comunicação e Media
Consumidor
Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Considerando o marketing digital atual e o consumo constante dos consumidores por conteúdos nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação inclina-se sobre o impacto das atividades de marketing no Instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo tendo como base um questionário realizado a 133 utilizadores do Instagram que seguem pelo menos uma marca na rede social. O modelo de equações estruturais foi estimado com recurso ao software SmartPLS. A relevância predetiva do modelo é alta no que respeita a média das dimensões do comportamento do consumidor (42,9%) e baixa relativamente à lealdade à marca (26,5%). Relativamente às hipóteses de investigação, verificou-se que as atividades de marketing no Instagram têm impacto positivo em algumas dimensões do comportamento do consumidor, entre essas atividades destacam-se as de interação e de entretenimento. Todavia, essas atividades de marketing não explicam a lealdade à marca, assim também como a lealdade à marca não explica algumas dimensões do comportamento do consumidor, nomedamente o WOM, a participação consciente e a interação social, observando-se o impacto positivo apenas no entusiasmo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-13T13:29:02Z
2022-02-07
2022-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6987
TID:202992179
url http://hdl.handle.net/10400.8/6987
identifier_str_mv TID:202992179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136993183006721