A marca e o consumidor no Instagram: a estratégia de comunicação de dois projetos no universo português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Maria Rui de Almeida Monteiro da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46487
Resumo: Numa era em constante mudança, na qual a experiência do consumidor tende a constituir-se enquanto prioridade e, elemento definidor da elaboração de estratégias de comunicação, as marcas sentem-se pressionadas a manterem-se atualizadas relativamente às tendências digitais. Nesse contexto tendem a procurar estabelecer uma comunicação que pareça transparente e clara, dada a exigência e tendência interventiva do consumidor. O objetivo deste estudo é o de entender de que forma é que as marcas, inseridas no contexto português, poderão adaptar a sua estratégia de comunicação no Instagram, de forma a criar uma comunidade de marca em que o consumidor se sinta inserido. O enfoque recai sobre marcas com um caráter sustentável, e uma preocupação visível com o design das peças de comunicação, motivo pelo qual foram escolhidas a Oiôba e a Ivory como casos de estudo. A metodologia utilizada procura contribuir para entender não só o ponto de vista das marcas, mas também do consumidor. Após uma fase inicial de pesquisa e coleta de dados referentes às marcas, seguiu-se a de análise dos conteúdos nos media sociais, e entrevistas a representantes das marcas, e concluiu-se com um inquérito por questionário ao consumidor. Com base nos resultados obtidos, é possível compreender que a estratégia de comunicação de uma marca no Instagram, para transmitir ao consumidor um sentimento de pertença, deve mostrar-se alinhada com a essência da marca, com o interesse do seu público-alvo, e assentar na transparência.
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