Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/648 |
Resumo: | Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor. |
id |
RCAP_6ffd702688029c3828253fd2368de8b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/648 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida LeitãoMemória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida LeitãoMemória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida LeitãoMemória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida LeitãoformamulherreferênciasMargarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/648DOC On-line; No. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; Núm. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; No 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; N.º 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/648https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/648/pdfDireitos de Autor (c) 2019 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana CatarinaBaggio, Eduardo Tulio2024-03-02T05:26:41Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:01.887086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão |
title |
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão |
spellingShingle |
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão Pereira, Ana Catarina forma mulher referências |
title_short |
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão |
title_full |
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão |
title_fullStr |
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão |
title_full_unstemmed |
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão |
title_sort |
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão |
author |
Pereira, Ana Catarina |
author_facet |
Pereira, Ana Catarina Baggio, Eduardo Tulio |
author_role |
author |
author2 |
Baggio, Eduardo Tulio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Catarina Baggio, Eduardo Tulio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
forma mulher referências |
topic |
forma mulher referências |
description |
Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/648 |
url |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/648 https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/648/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2019 DOC On-line info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2019 DOC On-line |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
dc.source.none.fl_str_mv |
DOC On-line; No. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires DOC On-line; Núm. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires DOC On-line; No 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires DOC On-line; N.º 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires 1646-477X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137769543434240 |