Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Catarina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Baggio, Eduardo Tulio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/648
Resumo: Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.
id RCAP_d106c4ecb242c7bd3cda234cd9aa8037
oai_identifier_str oai:doc.ubi.pt:article/648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida LeitãoMemória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida LeitãoMemória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida LeitãoMemória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitãoforma, mulher, referênciasMargarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/648oai:doc.ubi.pt:article/648DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/648http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/648/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/downloadSuppFile/648/99Copyright (c) 2019 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana CatarinaBaggio, Eduardo Tulio2022-12-03T05:26:51ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
title Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
spellingShingle Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
Pereira, Ana Catarina
forma, mulher, referências
title_short Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
title_full Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
title_fullStr Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
title_full_unstemmed Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
title_sort Memória, Realismo e Biografia: Entrevista com Margarida Leitão
author Pereira, Ana Catarina
author_facet Pereira, Ana Catarina
Baggio, Eduardo Tulio
author_role author
author2 Baggio, Eduardo Tulio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina
Baggio, Eduardo Tulio
dc.subject.por.fl_str_mv forma, mulher, referências
topic forma, mulher, referências
description Margarida Leitão é licenciada em Montagem Cinematográfica e é mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na especialidade Dramaturgia e Realização, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Realizou várias curtas-metragens de ficção e documentários, que foram exibidos em festivais por todo o mundo e na televisão. A sua primeira curta Kilandukilu/Diversão ganhou uma menção honrosa no Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde. A curta A Ferida e o documentário Muitos Dias tem um Mês tiveram estreia comercial. O documentário Design atrás da Grades, uma coprodução com a RTP 2, recebeu o Prémio Melhor Documental Transfrontera no Festival Internacional Extrema’Doc. O seu último filme, Gipsofila, além de outros prémios nacionais e internacionais, recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Turim e teve exibição nos canais TVCINE. Além de se dedicar à realização, trabalha regularmente como montadora e anotadora. Atualmente é professora na área de montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema, e de Pesquisa para documentário na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC). O seu trabalho recente explora imagens de arquivo familiar ou cinematográfico, perscrutando as fronteiras do ensaio audiovisual. Gestos do Realismo é citado na lista dos melhores ensaios audiovisuais de 2016 pela Fandor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/648
oai:doc.ubi.pt:article/648
url http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/648
identifier_str_mv oai:doc.ubi.pt:article/648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/648
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/648/pdf
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/downloadSuppFile/648/99
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301619288834048