Vantagens Competitivas em Serviços : O Caso da Cultura Empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita, Luís Filipe Mestre
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3806
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Vantagens Competitivas em Serviços : O Caso da Cultura EmpresarialCultura organizacionalVantagem competitiva sustentávelclima organizacionalCorporate CultureSustainable competitive advantageCorporate climateMestrado em MarketingEmbora seja vista como um conceito vago, abstracto, e pouco relacionado com a performance do negócio, a cultura organizacional é uma vantagem competitiva importante para as organizações. Esta influencia a actividade dos colaboradores, os relacionamentos entre estes e a estratégia da organização, sendo principalmente influenciada pela liderança. Este estudo, pretende em primeiro lugar, perceber quais os tipos de cultura existentes e as suas características. Posteriormente analisa a cultura existente num serviço onde a satisfação dos colaboradores é elevada, tentado descobrir as suas características e o seu modo de funcionamento. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa quantitativa, através da aplicação de um questionário a uma amostra não probabilística, por conveniência, composta por diversos funcionários de uma empresa de serviços Portuguesa, com níveis elevados de satisfação dos colaboradores. Os resultados obtidos mostram que a cultura dominante é a adocrática, seguida da cultura de clã, realçando o papel da autonomia, liberdade e espírito de equipa. Concluiu-se também que a partilha do mesmo tipo de cultura por vários níveis hierárquicos é um factor importante, uma vez que sugere uma boa comunicação interna sobre quais são os valores e objectivos pretendidos.Although is still seen as a somewhat unclear notion, intangible, and unrelated to the business performance, corporate culture is in fact an important competitive advantage to the organizations. Corporate culture influences not only the corporate strategy, but also personnel activity and the relations between them, being influenced by their leadership. In the first place this study intends to understand what the existing types of culture and their characteristics are. After that, analyzes the corporate culture present on service companies with high ratings of worker‟s satisfaction, trying to figure out its characteristics and it´s way of work. Quantitative data was gathered from a questionnaire of a non-probabilistic and convenience sample, composed by employees of one of the Portuguese service companies with the highest levels of employee satisfaction. The results revealed that the adocratic culture was the most dominant, followed by the clan culture, which emphasizes the roll of autonomy, freedom and team spirit. Besides that, we concluded that it‟s very important that the different hierarchy levels share the same type of culture, as it is a sign of a good internal communication of the expected values and goals for the organization.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, José ManuelRepositório da Universidade de LisboaRita, Luís Filipe Mestre2012-01-31T10:19:57Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3806porRita, Luís Filipe Mestre. 2011. "Vantagens Competitivas em Serviços : O Caso da Cultura Empresarial". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:35.852617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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