A sustentabilidade como fator impulsionador da competitividade empresarial - os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabo, Inês Simões do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10850
Resumo: Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios
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spelling A sustentabilidade como fator impulsionador da competitividade empresarial - os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)O caso do BNP ParibasSustentabilidade empresarialObjetivos de Desenvolvimento SustentávelVantagem competitivaBanco de InvestimentosCorporate sustainabilitySustainable Development GoalsCompetitive AdvantageInvestment BankMestrado em Controlo de Gestão e dos NegóciosA presente dissertação tem como aspetos chave o estudo da integração do desenvolvimento sustentável na estratégia empresarial, mais propriamente, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desta forma, pretende-se compreender como é que num mundo em constante evolução, onde as tecnologias, práticas organizacionais e expetativas dos clientes estão em persistente mudança, a sustentabilidade pode ser um fator impulsionador de competitividade e fazer a diferença. Mais ainda, pretende-se obter uma visão geral de como é que os ODS, imbuídos na estratégia empresarial, criam valor ao nível do desenvolvimento do talento e carreira das pessoas, da contribuição ativa para com as comunidades, de que forma é que mitigam o impacto ambiental da atividade onde estão presentes, e quais as parcerias que promovem a geração de conhecimento e valor partilhado. A escolha deste tema vai ao encontro do desafio que o desenvolvimento sustentável tem vindo a colocar à sociedade, ao proporcionar oportunidades para a implementação de novas ideias, novos negócios ou até mesmo para a melhoria e reestruturação de modelos de gestão e da performance organizacional por via da otimização de recursos. Será ainda abordada a metodologia utilizada, a qual se baseia no estudo de caso de uma entidade bancária, o BNP Paribas, que comporta um portefólio de negócios diverso e internacional com um perfil heterogéneo e diversificado. Através dos resultados obtidos, conclui-se que os ODS constituem fatores impulsionadores da competitividade empresarial do BNP Paribas, ao possibilitarem a obtenção de ideias inovadoras e diferenciadoras.The key aspect of this dissertation is to study the integration of the sustainable development in the business strategy, with a specific focus on the Sustainable Development Goals, established by the United Nations (UN). Therefore the aim is to understand how sustainability can be a factor driving competitiveness to make a difference, taking into account an evolving world where technologies, organizational practices and customer's expectations are in a constant change. Moreover, it is intended to show how the Sustainable Development Goals, embedded in the business strategy, create value in the development of different aspects such as people’s talent and career, the contribution offered to the communities, the mitigation of the environmental impact of the activity and all potential partnerships that the generation of knowledge and shared value can promote. The subject of the present investigation deals with the role that the sustainable development has been witnessing to the society through the implementation of new ideas, new business or even for the improvement and restructuring of management models and organizational performance through the optimization of resources. In addition to the theoretical part, the following area of the research presents the methodology used, specifically based on the case study of a banking entity, BNP Paribas, which comprises a diverse and international business portfolio with a heterogeneous and diversified profile. Finally, considering the obtained results, it is concluded that the Sustainable Development Goals are factors that drive BNP Paribas’ business competitiveness by enabling the acquisition of innovative and differentiating ideas.Seabra, Fernando MiguelRCIPLCabo, Inês Simões do2019-12-12T15:21:30Z2019-022019-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:13.032500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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