Evolução da Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal nos últimos 40 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira, Jorge Emanuel Neves Carneiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23203
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído por uma breve caraterização da instituição da Prática de Ensino Supervisionada e das turmas envolvidas neste processo. No segundo capítulo expõe-se uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Serão apresentadas ideias de alguns pedagogos sobre a prática de ensino em Educação Musical. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema "Evolução da Educação Musical no 2º ciclo em Portugal nos últimos 40 anos". O referido projeto tem como objetivo investigar que alterações ocorreram em termos de metodologia e material utilizado no ensino de Educação Musical no 2º ciclo em Portugal, averiguar acerca da motivação sentida pelos alunos em cada época a participar na aula de Educação Musical e perceber até que ponto os professores da disciplina estavam motivados a incentivar os alunos a criar música. A abordagem metodológica inclui uma entrevista realizada a oito participantes que lecionam ou lecionaram a disciplina de Educação Musical do Ensino Básico, onde se discute a sua experiência passada enquanto alunos da disciplina de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico. As considerações finais permitem refletir sobre aspetos fundamentais da prática de ensino supervisionada e que estão conectados à prática profissional.
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