Motivação no Mestrado em Educação Musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19971 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada uma reflexão geral acerca das observações das aulas realizadas ao longo deste ano letivo. As observações concretizaram-se em duas escolas: Escola Secundária, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico Clara de Resende e Escola Básica de Matosinhos. No segundo capítulo é apresentada a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada articulada com autores de referência no âmbito da didática e da pedagogia. São descritas as opções adotadas, as atividades desenvolvidas, os recursos utilizados e as considerações acerca de todo o trabalho que desenvolvi na prática educativa. Além disto, está também presente a apresentação e caracterização da instituição de ensino e da turma de estágio. O terceiro e último capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação, intitulado "Motivação no Mestrado de Educação Musical" que propõe analisar os fatores e níveis motivacionais dos alunos do Mestrado em Educação Musical, e principalmente, quais as motivações que os levam a tomar a decisão de ingressarem no Mestrado de Educação Musical. A metodologia consistiu na realização de um questionário online, que obteve a participação de 37 antigos estudantes e 14 estudantes que frequentam atualmente o mestrado. Conclui-se que os alunos são motivados a frequentar o mestrado por fatores externos: a recompensa por uma melhor posição profissional e uma melhor remuneração são os principais fatores. |
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Motivação no Mestrado em Educação MusicalEducação MusicalPrática de ensino supervisionadaMotivaçãoMestrado em Educação MusicalTeoria da AutodeterminaçãoMusic educationSupervised teaching practiceMotivationSelf-Determination TheoryMaster’s in Music EducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada uma reflexão geral acerca das observações das aulas realizadas ao longo deste ano letivo. As observações concretizaram-se em duas escolas: Escola Secundária, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico Clara de Resende e Escola Básica de Matosinhos. No segundo capítulo é apresentada a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada articulada com autores de referência no âmbito da didática e da pedagogia. São descritas as opções adotadas, as atividades desenvolvidas, os recursos utilizados e as considerações acerca de todo o trabalho que desenvolvi na prática educativa. Além disto, está também presente a apresentação e caracterização da instituição de ensino e da turma de estágio. O terceiro e último capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação, intitulado "Motivação no Mestrado de Educação Musical" que propõe analisar os fatores e níveis motivacionais dos alunos do Mestrado em Educação Musical, e principalmente, quais as motivações que os levam a tomar a decisão de ingressarem no Mestrado de Educação Musical. A metodologia consistiu na realização de um questionário online, que obteve a participação de 37 antigos estudantes e 14 estudantes que frequentam atualmente o mestrado. Conclui-se que os alunos são motivados a frequentar o mestrado por fatores externos: a recompensa por uma melhor posição profissional e uma melhor remuneração são os principais fatores.This internship report was developed regarding the Supervised Teaching Practice of th Master's in Music Education Teaching in Basic Education. This report is divided into three chapters. In the first chapter, a general reflection on the observations of the classes carried out throughout this school year is presented. The observations took place in two schools: Secondary School, 2nd and 3rd Cycle of Basic Education Clara de Resende and Basic School of Matosinhos. The second chapter presents the reflection of Supervised Teaching Practice, coupled with reference authors in the scope of didactics and pedagogy. The options adopted, the activities developed, the resources used and the considerations about all the work I developed in educational practice are described. In addition, the presentation and characterization of the educational institution and the internship class is also presented. The third and last chapter is dedicated to the Research Project, intitled "Motivations in the Master's in Music Education", which proposes to analyse the motivational factors and levels of the students the decision to start the Master of Music Education. The methodology consisted of conducting an online questionnaire, which had the participation of 37 former students and 14 students currently attending the Master's. It is concluded that students are mot external factors: the reward for a better professional position and better remuneration are the main factors.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Catarina de Sousa2022-02-14T15:26:49Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19971TID:202940950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:02.566042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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