Motivação no Mestrado em Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Catarina de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19971
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada uma reflexão geral acerca das observações das aulas realizadas ao longo deste ano letivo. As observações concretizaram-se em duas escolas: Escola Secundária, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico Clara de Resende e Escola Básica de Matosinhos. No segundo capítulo é apresentada a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada articulada com autores de referência no âmbito da didática e da pedagogia. São descritas as opções adotadas, as atividades desenvolvidas, os recursos utilizados e as considerações acerca de todo o trabalho que desenvolvi na prática educativa. Além disto, está também presente a apresentação e caracterização da instituição de ensino e da turma de estágio. O terceiro e último capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação, intitulado "Motivação no Mestrado de Educação Musical" que propõe analisar os fatores e níveis motivacionais dos alunos do Mestrado em Educação Musical, e principalmente, quais as motivações que os levam a tomar a decisão de ingressarem no Mestrado de Educação Musical. A metodologia consistiu na realização de um questionário online, que obteve a participação de 37 antigos estudantes e 14 estudantes que frequentam atualmente o mestrado. Conclui-se que os alunos são motivados a frequentar o mestrado por fatores externos: a recompensa por uma melhor posição profissional e uma melhor remuneração são os principais fatores.
id RCAP_4243c4d0c450927e3263ca2a738e25cf
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação no Mestrado em Educação MusicalEducação MusicalPrática de ensino supervisionadaMotivaçãoMestrado em Educação MusicalTeoria da AutodeterminaçãoMusic educationSupervised teaching practiceMotivationSelf-Determination TheoryMaster’s in Music EducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada uma reflexão geral acerca das observações das aulas realizadas ao longo deste ano letivo. As observações concretizaram-se em duas escolas: Escola Secundária, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico Clara de Resende e Escola Básica de Matosinhos. No segundo capítulo é apresentada a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada articulada com autores de referência no âmbito da didática e da pedagogia. São descritas as opções adotadas, as atividades desenvolvidas, os recursos utilizados e as considerações acerca de todo o trabalho que desenvolvi na prática educativa. Além disto, está também presente a apresentação e caracterização da instituição de ensino e da turma de estágio. O terceiro e último capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação, intitulado "Motivação no Mestrado de Educação Musical" que propõe analisar os fatores e níveis motivacionais dos alunos do Mestrado em Educação Musical, e principalmente, quais as motivações que os levam a tomar a decisão de ingressarem no Mestrado de Educação Musical. A metodologia consistiu na realização de um questionário online, que obteve a participação de 37 antigos estudantes e 14 estudantes que frequentam atualmente o mestrado. Conclui-se que os alunos são motivados a frequentar o mestrado por fatores externos: a recompensa por uma melhor posição profissional e uma melhor remuneração são os principais fatores.This internship report was developed regarding the Supervised Teaching Practice of th Master's in Music Education Teaching in Basic Education. This report is divided into three chapters. In the first chapter, a general reflection on the observations of the classes carried out throughout this school year is presented. The observations took place in two schools: Secondary School, 2nd and 3rd Cycle of Basic Education Clara de Resende and Basic School of Matosinhos. The second chapter presents the reflection of Supervised Teaching Practice, coupled with reference authors in the scope of didactics and pedagogy. The options adopted, the activities developed, the resources used and the considerations about all the work I developed in educational practice are described. In addition, the presentation and characterization of the educational institution and the internship class is also presented. The third and last chapter is dedicated to the Research Project, intitled "Motivations in the Master's in Music Education", which proposes to analyse the motivational factors and levels of the students the decision to start the Master of Music Education. The methodology consisted of conducting an online questionnaire, which had the participation of 37 former students and 14 students currently attending the Master's. It is concluded that students are mot external factors: the reward for a better professional position and better remuneration are the main factors.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Catarina de Sousa2022-02-14T15:26:49Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19971TID:202940950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:02.566042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação no Mestrado em Educação Musical
title Motivação no Mestrado em Educação Musical
spellingShingle Motivação no Mestrado em Educação Musical
Vieira, Catarina de Sousa
Educação Musical
Prática de ensino supervisionada
Motivação
Mestrado em Educação Musical
Teoria da Autodeterminação
Music education
Supervised teaching practice
Motivation
Self-Determination Theory
Master’s in Music Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Motivação no Mestrado em Educação Musical
title_full Motivação no Mestrado em Educação Musical
title_fullStr Motivação no Mestrado em Educação Musical
title_full_unstemmed Motivação no Mestrado em Educação Musical
title_sort Motivação no Mestrado em Educação Musical
author Vieira, Catarina de Sousa
author_facet Vieira, Catarina de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boal-Palheiros, Graça
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Catarina de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Prática de ensino supervisionada
Motivação
Mestrado em Educação Musical
Teoria da Autodeterminação
Music education
Supervised teaching practice
Motivation
Self-Determination Theory
Master’s in Music Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Musical
Prática de ensino supervisionada
Motivação
Mestrado em Educação Musical
Teoria da Autodeterminação
Music education
Supervised teaching practice
Motivation
Self-Determination Theory
Master’s in Music Education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada uma reflexão geral acerca das observações das aulas realizadas ao longo deste ano letivo. As observações concretizaram-se em duas escolas: Escola Secundária, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico Clara de Resende e Escola Básica de Matosinhos. No segundo capítulo é apresentada a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada articulada com autores de referência no âmbito da didática e da pedagogia. São descritas as opções adotadas, as atividades desenvolvidas, os recursos utilizados e as considerações acerca de todo o trabalho que desenvolvi na prática educativa. Além disto, está também presente a apresentação e caracterização da instituição de ensino e da turma de estágio. O terceiro e último capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação, intitulado "Motivação no Mestrado de Educação Musical" que propõe analisar os fatores e níveis motivacionais dos alunos do Mestrado em Educação Musical, e principalmente, quais as motivações que os levam a tomar a decisão de ingressarem no Mestrado de Educação Musical. A metodologia consistiu na realização de um questionário online, que obteve a participação de 37 antigos estudantes e 14 estudantes que frequentam atualmente o mestrado. Conclui-se que os alunos são motivados a frequentar o mestrado por fatores externos: a recompensa por uma melhor posição profissional e uma melhor remuneração são os principais fatores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-14T15:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19971
TID:202940950
url http://hdl.handle.net/10400.22/19971
identifier_str_mv TID:202940950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131487564464128