Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/6296 |
Resumo: | A clarificação dos sentidos da Educação Social – que aqui se afirma “transformadora e transformativa” quanto aos fins da ação e da investigação, educativa e participativa quanto aos processos adotados - antecede a reflexão sobre a dimensão relacional da ação do educador social. Uma relação afetiva e co-construída que perspetive a mudança pessoal e social de forma crítica e reflexiva, e onde o projeto de Educação Social se vai apoiar, exige do próprio educador social, enquanto pessoa, uma atitude igualmente reflexiva e capaz de integrar o pensamento crítico com a prática quotidiana. |
id |
RCAP_701bf31d00a298b93e03825f4a34a344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6296 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidosEducação SocialprojetorelaçãotransformaçãoreflexividadeSocial EducationprojectrelationshiptransformationreflexivityA clarificação dos sentidos da Educação Social – que aqui se afirma “transformadora e transformativa” quanto aos fins da ação e da investigação, educativa e participativa quanto aos processos adotados - antecede a reflexão sobre a dimensão relacional da ação do educador social. Uma relação afetiva e co-construída que perspetive a mudança pessoal e social de forma crítica e reflexiva, e onde o projeto de Educação Social se vai apoiar, exige do próprio educador social, enquanto pessoa, uma atitude igualmente reflexiva e capaz de integrar o pensamento crítico com a prática quotidiana.Clarifying the meanings of Social Education – here stated as ”transforming and transformative” concerning the ends of both action and research, as well as educational and participative in what comes to the processes adopted – precedes the reflection about the relational dimension within the social educator’s action. An affective and co-constructed relation, pursuing personal and social change through a critical and reflexive approach, which sustains the social education project, demands from the social educator himself, as a person, an equally reflexive attitude, capable of integrating critical thought within hers/his everyday practice.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTimóteo, IsabelBertão, Ana2015-06-15T15:18:41Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:53.099589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos |
title |
Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos |
spellingShingle |
Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos Timóteo, Isabel Educação Social projeto relação transformação reflexividade Social Education project relationship transformation reflexivity |
title_short |
Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos |
title_full |
Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos |
title_fullStr |
Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos |
title_full_unstemmed |
Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos |
title_sort |
Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos |
author |
Timóteo, Isabel |
author_facet |
Timóteo, Isabel Bertão, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Bertão, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Timóteo, Isabel Bertão, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Social projeto relação transformação reflexividade Social Education project relationship transformation reflexivity |
topic |
Educação Social projeto relação transformação reflexividade Social Education project relationship transformation reflexivity |
description |
A clarificação dos sentidos da Educação Social – que aqui se afirma “transformadora e transformativa” quanto aos fins da ação e da investigação, educativa e participativa quanto aos processos adotados - antecede a reflexão sobre a dimensão relacional da ação do educador social. Uma relação afetiva e co-construída que perspetive a mudança pessoal e social de forma crítica e reflexiva, e onde o projeto de Educação Social se vai apoiar, exige do próprio educador social, enquanto pessoa, uma atitude igualmente reflexiva e capaz de integrar o pensamento crítico com a prática quotidiana. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-15T15:18:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/6296 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/6296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131364010754048 |