Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timóteo, Isabel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bertão, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6296
Resumo: A clarificação dos sentidos da Educação Social – que aqui se afirma “transformadora e transformativa” quanto aos fins da ação e da investigação, educativa e participativa quanto aos processos adotados - antecede a reflexão sobre a dimensão relacional da ação do educador social. Uma relação afetiva e co-construída que perspetive a mudança pessoal e social de forma crítica e reflexiva, e onde o projeto de Educação Social se vai apoiar, exige do próprio educador social, enquanto pessoa, uma atitude igualmente reflexiva e capaz de integrar o pensamento crítico com a prática quotidiana.
id RCAP_701bf31d00a298b93e03825f4a34a344
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidosEducação SocialprojetorelaçãotransformaçãoreflexividadeSocial EducationprojectrelationshiptransformationreflexivityA clarificação dos sentidos da Educação Social – que aqui se afirma “transformadora e transformativa” quanto aos fins da ação e da investigação, educativa e participativa quanto aos processos adotados - antecede a reflexão sobre a dimensão relacional da ação do educador social. Uma relação afetiva e co-construída que perspetive a mudança pessoal e social de forma crítica e reflexiva, e onde o projeto de Educação Social se vai apoiar, exige do próprio educador social, enquanto pessoa, uma atitude igualmente reflexiva e capaz de integrar o pensamento crítico com a prática quotidiana.Clarifying the meanings of Social Education – here stated as ”transforming and transformative” concerning the ends of both action and research, as well as educational and participative in what comes to the processes adopted – precedes the reflection about the relational dimension within the social educator’s action. An affective and co-constructed relation, pursuing personal and social change through a critical and reflexive approach, which sustains the social education project, demands from the social educator himself, as a person, an equally reflexive attitude, capable of integrating critical thought within hers/his everyday practice.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTimóteo, IsabelBertão, Ana2015-06-15T15:18:41Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:53.099589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
title Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
spellingShingle Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
Timóteo, Isabel
Educação Social
projeto
relação
transformação
reflexividade
Social Education
project
relationship
transformation
reflexivity
title_short Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
title_full Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
title_fullStr Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
title_full_unstemmed Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
title_sort Educação social transformadora e transformativa: clarificação de sentidos
author Timóteo, Isabel
author_facet Timóteo, Isabel
Bertão, Ana
author_role author
author2 Bertão, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Timóteo, Isabel
Bertão, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Social
projeto
relação
transformação
reflexividade
Social Education
project
relationship
transformation
reflexivity
topic Educação Social
projeto
relação
transformação
reflexividade
Social Education
project
relationship
transformation
reflexivity
description A clarificação dos sentidos da Educação Social – que aqui se afirma “transformadora e transformativa” quanto aos fins da ação e da investigação, educativa e participativa quanto aos processos adotados - antecede a reflexão sobre a dimensão relacional da ação do educador social. Uma relação afetiva e co-construída que perspetive a mudança pessoal e social de forma crítica e reflexiva, e onde o projeto de Educação Social se vai apoiar, exige do próprio educador social, enquanto pessoa, uma atitude igualmente reflexiva e capaz de integrar o pensamento crítico com a prática quotidiana.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-15T15:18:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6296
url http://hdl.handle.net/10400.22/6296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131364010754048