Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Silvana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Jane de, Gimenez, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/638
Resumo: Este artigo propõe a releitura do filme Garrincha, alegria do povo (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, a partir do material imagético diversificado que o compõe. Apontando questões sobre o documentário, o cinema verité e o cinema direto, o artigo discute a montagem do filme a partir de “material impuro”, derivado de arquivos fílmicos e televisivos, fotografias de jornais e material recém-filmado, um procedimento pouco comum na época. A partir de pontos de semelhança com o conceito de “filme-ensaio”, argumenta-se que Garrincha, além de ser um filme singular, é também um exemplo precoce de uma prática recente e inventiva que se utiliza de arquivos para sua composição.
id RCAP_7020a5fe15e15e82f52d9ab2a9eff0af
oai_identifier_str oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povoUm filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povoUm filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povoUm filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povodocumentáriofilme-ensaioGarrinchaalegria do povomontagemEste artigo propõe a releitura do filme Garrincha, alegria do povo (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, a partir do material imagético diversificado que o compõe. Apontando questões sobre o documentário, o cinema verité e o cinema direto, o artigo discute a montagem do filme a partir de “material impuro”, derivado de arquivos fílmicos e televisivos, fotografias de jornais e material recém-filmado, um procedimento pouco comum na época. A partir de pontos de semelhança com o conceito de “filme-ensaio”, argumenta-se que Garrincha, além de ser um filme singular, é também um exemplo precoce de uma prática recente e inventiva que se utiliza de arquivos para sua composição.Este artigo propõe a releitura do filme Garrincha, alegria do povo (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, a partir do material imagético diversificado que o compõe. Apontando questões sobre o documentário, o cinema verité e o cinema direto, o artigo discute a montagem do filme a partir de “material impuro”, derivado de arquivos fílmicos e televisivos, fotografias de jornais e material recém-filmado, um procedimento pouco comum na época. A partir de pontos de semelhança com o conceito de “filme-ensaio”, argumenta-se que Garrincha, além de ser um filme singular, é também um exemplo precoce de uma prática recente e inventiva que se utiliza de arquivos para sua composição.Este artigo propõe a releitura do filme Garrincha, alegria do povo (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, a partir do material imagético diversificado que o compõe. Apontando questões sobre o documentário, o cinema verité e o cinema direto, o artigo discute a montagem do filme a partir de “material impuro”, derivado de arquivos fílmicos e televisivos, fotografias de jornais e material recém-filmado, um procedimento pouco comum na época. A partir de pontos de semelhança com o conceito de “filme-ensaio”, argumenta-se que Garrincha, além de ser um filme singular, é também um exemplo precoce de uma prática recente e inventiva que se utiliza de arquivos para sua composição.Este artigo propõe a releitura do filme Garrincha, alegria do povo (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, a partir do material imagético diversificado que o compõe. Apontando questões sobre o documentário, o cinema verité e o cinema direto, o artigo discute a montagem do filme a partir de “material impuro”, derivado de arquivos fílmicos e televisivos, fotografias de jornais e material recém-filmado, um procedimento pouco comum na época. A partir de pontos de semelhança com o conceito de “filme-ensaio”, argumenta-se que Garrincha, além de ser um filme singular, é também um exemplo precoce de uma prática recente e inventiva que se utiliza de arquivos para sua composição.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/638DOC On-line; No. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; Núm. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; No 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; N.º 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/638https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/638/pdfDireitos de Autor (c) 2019 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeabra, SilvanaAlmeida, Jane deGimenez, Patricia2024-03-02T05:26:41Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:01.777026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
title Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
spellingShingle Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
Seabra, Silvana
documentário
filme-ensaio
Garrincha
alegria do povo
montagem
title_short Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
title_full Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
title_fullStr Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
title_full_unstemmed Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
title_sort Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo
author Seabra, Silvana
author_facet Seabra, Silvana
Almeida, Jane de
Gimenez, Patricia
author_role author
author2 Almeida, Jane de
Gimenez, Patricia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Silvana
Almeida, Jane de
Gimenez, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv documentário
filme-ensaio
Garrincha
alegria do povo
montagem
topic documentário
filme-ensaio
Garrincha
alegria do povo
montagem
description Este artigo propõe a releitura do filme Garrincha, alegria do povo (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, a partir do material imagético diversificado que o compõe. Apontando questões sobre o documentário, o cinema verité e o cinema direto, o artigo discute a montagem do filme a partir de “material impuro”, derivado de arquivos fílmicos e televisivos, fotografias de jornais e material recém-filmado, um procedimento pouco comum na época. A partir de pontos de semelhança com o conceito de “filme-ensaio”, argumenta-se que Garrincha, além de ser um filme singular, é também um exemplo precoce de uma prática recente e inventiva que se utiliza de arquivos para sua composição.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/638
url https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/638
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/638/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; No. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
DOC On-line; Núm. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
DOC On-line; No 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
DOC On-line; N.º 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137769539239936