Garrincha, um filme de pernas tortas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenez, Patricia Romero
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25006
Resumo: Objetivo: Esta pesquisa pretende analisar o início da trajetória cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade, suas primeiras experiências com o cinema com os curtas-metragens O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) e Couro de Gato (1960), mas se apoiar em especial no longa-metragem Garrincha, Alegria do Povo, com a intenção de pontuar algumas questões importantes do gênero conhecido como “documentário”, como o filme tem sido denominado, mostrando suas semelhanças com outros gêneros do cinema. A partir de uma análise sobre o uso do material impuro do filme Garrincha, que é elaborado com a mistura de material de arquivo e material filmado – uma prática incomum na época –, a dissertação traça semelhanças e diferenças com um suposto gênero fílmico, recentemente conhecido como “filme-ensaio”. Para fins comparativos, foi também realizada uma análise do documentário Rei Pelé realizado no mesmo ano. Garrincha, Alegria do Povo revela-se um filme singular realizado com práticas semelhantes às montagens fílmicas de obras da arte contemporânea.
id UPM_f1a4ed7b64b46211a4b7756da23797a1
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25006
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/6182477842336805Gimenez, Patricia RomeroMendes, Marcelhttp://lattes.cnpq.br/32622809983544632017-04-03T13:29:55Z2020-05-28T18:11:29Z2020-05-28T18:11:29Z2017-02-20Objetivo: Esta pesquisa pretende analisar o início da trajetória cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade, suas primeiras experiências com o cinema com os curtas-metragens O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) e Couro de Gato (1960), mas se apoiar em especial no longa-metragem Garrincha, Alegria do Povo, com a intenção de pontuar algumas questões importantes do gênero conhecido como “documentário”, como o filme tem sido denominado, mostrando suas semelhanças com outros gêneros do cinema. A partir de uma análise sobre o uso do material impuro do filme Garrincha, que é elaborado com a mistura de material de arquivo e material filmado – uma prática incomum na época –, a dissertação traça semelhanças e diferenças com um suposto gênero fílmico, recentemente conhecido como “filme-ensaio”. Para fins comparativos, foi também realizada uma análise do documentário Rei Pelé realizado no mesmo ano. Garrincha, Alegria do Povo revela-se um filme singular realizado com práticas semelhantes às montagens fílmicas de obras da arte contemporânea.Purpose: This dissertation begins with Joaquim Pedro de Andrade's cinematographic trajectory, his first experiences in cinema with the short films O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) and Couro de Gato (1960), relying in particular on the feature film Garrincha, Alegria do Povo (1963), with the intention of pointing out some important issues of the genre known as "documentary", as the film has been termed, showing its similarities with other genres of cinema. From an analysis of the use of impure footage in Garrincha, which was elaborated with the mixture of archival and filmed footage – an unusual practice at the time –, the dissertation draws similarities and differences with a supposed film genre, recently known as "filme-ensaio". For comparative purposes, an analysis of the documentary Rei Pelé, also from 1963, was carried out. Garrincha, Alegria do Povo reveals itself a singular film realized with practices similar to the filmic montages of works of the contemporary art.application/pdfGIMENEZ, Patricia Romero. Garrincha, um filme de pernas tortas. 2017. 197 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25006documentaryfilm-truthfilmartporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdocumentáriocinema-verdadefilme-arteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13826/Patricia%20Romero%20Gimenez.pdf.jpgGarrincha, um filme de pernas tortasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Gobbi, Marcia Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/7741789991636762BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALPatricia Romero Gimenez.pdfPatricia Romero Gimenez.pdfapplication/pdf97141967https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cefbd341-0c51-4ed1-b255-dd115ccdaee0/download4944d0abc1d313e0802c3ea29042f3a5MD51TEXTPatricia Romero Gimenez.pdf.txtPatricia Romero Gimenez.pdf.txtExtracted texttext/plain210220https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/71a46c6a-8d1d-4016-9698-b0f452313118/download0a3164358c4ba341f29e2d09dedc13a4MD52THUMBNAILPatricia Romero Gimenez.pdf.jpgPatricia Romero Gimenez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/feb9ecdf-6c8d-4f44-b4b9-bdad13ad2bf1/download85290e9491df4e76d52b3f43ec6b8f4dMD5310899/250062022-03-14 17:36:10.087http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25006https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:36:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Garrincha, um filme de pernas tortas
title Garrincha, um filme de pernas tortas
spellingShingle Garrincha, um filme de pernas tortas
Gimenez, Patricia Romero
documentário
cinema-verdade
filme-arte
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
title_short Garrincha, um filme de pernas tortas
title_full Garrincha, um filme de pernas tortas
title_fullStr Garrincha, um filme de pernas tortas
title_full_unstemmed Garrincha, um filme de pernas tortas
title_sort Garrincha, um filme de pernas tortas
author Gimenez, Patricia Romero
author_facet Gimenez, Patricia Romero
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6182477842336805
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenez, Patricia Romero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Marcel
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3262280998354463
contributor_str_mv Mendes, Marcel
dc.subject.por.fl_str_mv documentário
cinema-verdade
filme-arte
topic documentário
cinema-verdade
filme-arte
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
description Objetivo: Esta pesquisa pretende analisar o início da trajetória cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade, suas primeiras experiências com o cinema com os curtas-metragens O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) e Couro de Gato (1960), mas se apoiar em especial no longa-metragem Garrincha, Alegria do Povo, com a intenção de pontuar algumas questões importantes do gênero conhecido como “documentário”, como o filme tem sido denominado, mostrando suas semelhanças com outros gêneros do cinema. A partir de uma análise sobre o uso do material impuro do filme Garrincha, que é elaborado com a mistura de material de arquivo e material filmado – uma prática incomum na época –, a dissertação traça semelhanças e diferenças com um suposto gênero fílmico, recentemente conhecido como “filme-ensaio”. Para fins comparativos, foi também realizada uma análise do documentário Rei Pelé realizado no mesmo ano. Garrincha, Alegria do Povo revela-se um filme singular realizado com práticas semelhantes às montagens fílmicas de obras da arte contemporânea.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-03T13:29:55Z
2020-05-28T18:11:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-20
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GIMENEZ, Patricia Romero. Garrincha, um filme de pernas tortas. 2017. 197 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25006
identifier_str_mv GIMENEZ, Patricia Romero. Garrincha, um filme de pernas tortas. 2017. 197 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cefbd341-0c51-4ed1-b255-dd115ccdaee0/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/71a46c6a-8d1d-4016-9698-b0f452313118/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/feb9ecdf-6c8d-4f44-b4b9-bdad13ad2bf1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 4944d0abc1d313e0802c3ea29042f3a5
0a3164358c4ba341f29e2d09dedc13a4
85290e9491df4e76d52b3f43ec6b8f4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819982021132288