Garrincha, um filme de pernas tortas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25006 |
Resumo: | Objetivo: Esta pesquisa pretende analisar o início da trajetória cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade, suas primeiras experiências com o cinema com os curtas-metragens O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) e Couro de Gato (1960), mas se apoiar em especial no longa-metragem Garrincha, Alegria do Povo, com a intenção de pontuar algumas questões importantes do gênero conhecido como “documentário”, como o filme tem sido denominado, mostrando suas semelhanças com outros gêneros do cinema. A partir de uma análise sobre o uso do material impuro do filme Garrincha, que é elaborado com a mistura de material de arquivo e material filmado – uma prática incomum na época –, a dissertação traça semelhanças e diferenças com um suposto gênero fílmico, recentemente conhecido como “filme-ensaio”. Para fins comparativos, foi também realizada uma análise do documentário Rei Pelé realizado no mesmo ano. Garrincha, Alegria do Povo revela-se um filme singular realizado com práticas semelhantes às montagens fílmicas de obras da arte contemporânea. |
id |
UPM_f1a4ed7b64b46211a4b7756da23797a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25006 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6182477842336805Gimenez, Patricia RomeroMendes, Marcelhttp://lattes.cnpq.br/32622809983544632017-04-03T13:29:55Z2020-05-28T18:11:29Z2020-05-28T18:11:29Z2017-02-20Objetivo: Esta pesquisa pretende analisar o início da trajetória cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade, suas primeiras experiências com o cinema com os curtas-metragens O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) e Couro de Gato (1960), mas se apoiar em especial no longa-metragem Garrincha, Alegria do Povo, com a intenção de pontuar algumas questões importantes do gênero conhecido como “documentário”, como o filme tem sido denominado, mostrando suas semelhanças com outros gêneros do cinema. A partir de uma análise sobre o uso do material impuro do filme Garrincha, que é elaborado com a mistura de material de arquivo e material filmado – uma prática incomum na época –, a dissertação traça semelhanças e diferenças com um suposto gênero fílmico, recentemente conhecido como “filme-ensaio”. Para fins comparativos, foi também realizada uma análise do documentário Rei Pelé realizado no mesmo ano. Garrincha, Alegria do Povo revela-se um filme singular realizado com práticas semelhantes às montagens fílmicas de obras da arte contemporânea.Purpose: This dissertation begins with Joaquim Pedro de Andrade's cinematographic trajectory, his first experiences in cinema with the short films O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) and Couro de Gato (1960), relying in particular on the feature film Garrincha, Alegria do Povo (1963), with the intention of pointing out some important issues of the genre known as "documentary", as the film has been termed, showing its similarities with other genres of cinema. From an analysis of the use of impure footage in Garrincha, which was elaborated with the mixture of archival and filmed footage – an unusual practice at the time –, the dissertation draws similarities and differences with a supposed film genre, recently known as "filme-ensaio". For comparative purposes, an analysis of the documentary Rei Pelé, also from 1963, was carried out. Garrincha, Alegria do Povo reveals itself a singular film realized with practices similar to the filmic montages of works of the contemporary art.application/pdfGIMENEZ, Patricia Romero. Garrincha, um filme de pernas tortas. 2017. 197 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25006documentaryfilm-truthfilmartporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdocumentáriocinema-verdadefilme-arteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13826/Patricia%20Romero%20Gimenez.pdf.jpgGarrincha, um filme de pernas tortasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Gobbi, Marcia Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/7741789991636762BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALPatricia Romero Gimenez.pdfPatricia Romero Gimenez.pdfapplication/pdf97141967https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cefbd341-0c51-4ed1-b255-dd115ccdaee0/download4944d0abc1d313e0802c3ea29042f3a5MD51TEXTPatricia Romero Gimenez.pdf.txtPatricia Romero Gimenez.pdf.txtExtracted texttext/plain210220https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/71a46c6a-8d1d-4016-9698-b0f452313118/download0a3164358c4ba341f29e2d09dedc13a4MD52THUMBNAILPatricia Romero Gimenez.pdf.jpgPatricia Romero Gimenez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/feb9ecdf-6c8d-4f44-b4b9-bdad13ad2bf1/download85290e9491df4e76d52b3f43ec6b8f4dMD5310899/250062022-03-14 17:36:10.087http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25006https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:36:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Garrincha, um filme de pernas tortas |
title |
Garrincha, um filme de pernas tortas |
spellingShingle |
Garrincha, um filme de pernas tortas Gimenez, Patricia Romero documentário cinema-verdade filme-arte CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
title_short |
Garrincha, um filme de pernas tortas |
title_full |
Garrincha, um filme de pernas tortas |
title_fullStr |
Garrincha, um filme de pernas tortas |
title_full_unstemmed |
Garrincha, um filme de pernas tortas |
title_sort |
Garrincha, um filme de pernas tortas |
author |
Gimenez, Patricia Romero |
author_facet |
Gimenez, Patricia Romero |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6182477842336805 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenez, Patricia Romero |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Marcel |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3262280998354463 |
contributor_str_mv |
Mendes, Marcel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
documentário cinema-verdade filme-arte |
topic |
documentário cinema-verdade filme-arte CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
description |
Objetivo: Esta pesquisa pretende analisar o início da trajetória cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade, suas primeiras experiências com o cinema com os curtas-metragens O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) e Couro de Gato (1960), mas se apoiar em especial no longa-metragem Garrincha, Alegria do Povo, com a intenção de pontuar algumas questões importantes do gênero conhecido como “documentário”, como o filme tem sido denominado, mostrando suas semelhanças com outros gêneros do cinema. A partir de uma análise sobre o uso do material impuro do filme Garrincha, que é elaborado com a mistura de material de arquivo e material filmado – uma prática incomum na época –, a dissertação traça semelhanças e diferenças com um suposto gênero fílmico, recentemente conhecido como “filme-ensaio”. Para fins comparativos, foi também realizada uma análise do documentário Rei Pelé realizado no mesmo ano. Garrincha, Alegria do Povo revela-se um filme singular realizado com práticas semelhantes às montagens fílmicas de obras da arte contemporânea. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-03T13:29:55Z 2020-05-28T18:11:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-20 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:11:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GIMENEZ, Patricia Romero. Garrincha, um filme de pernas tortas. 2017. 197 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25006 |
identifier_str_mv |
GIMENEZ, Patricia Romero. Garrincha, um filme de pernas tortas. 2017. 197 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cefbd341-0c51-4ed1-b255-dd115ccdaee0/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/71a46c6a-8d1d-4016-9698-b0f452313118/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/feb9ecdf-6c8d-4f44-b4b9-bdad13ad2bf1/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4944d0abc1d313e0802c3ea29042f3a5 0a3164358c4ba341f29e2d09dedc13a4 85290e9491df4e76d52b3f43ec6b8f4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819982021132288 |