Inserção das artes visuais como instrumento pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens de alunos com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sella, Luiza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6870
Resumo: Este trabalho apresenta como objetivo investigar a inserção do ensino das artes visuais como uma possível ferramenta facilitadora do aprendizado do aluno com deficiência intelectual. A metodologia adotada constou de estudo de caso baseado em fundamentação teórica e na observação/ ação das práticas utilizando as Artes Visuais como instrumento pedagógico de intervenção junto de alunos caracterizados deficientes intelectuais, com idades compreendidas entre os 20 e 30 anos, da escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial – ILECE – Cafezal/ Londrina /Paraná/Brasil. Os resultados encontrados permitiram concluir tratar-se de uma prática pedagógica diferenciada por propiciar avanços na capacidade de criação, na expressividade, na percepção, na oralidade e construção de textos, com ênfase para as singularidades de cada aluno. Foi possível identificar que a inserção da Arte no trabalho com deficientes intelectuais, com utilização de imagens, contribuiu de modo relevante na construção de conhecimento e de competências, articulando entre o ver, o fazer, o conhecer, o exprimir, contextualizando, expressando e criando sua poética pessoal espontaneamente. Merece ênfase o fato de que os alunos aceitaram a abordagem de inserção da Arte no espaço escolar e levaram as famílias a se envolverem, possibilitando o crescimento destes e a melhoria no desenvolvimento da aprendizagem. Durante todas as práticas realizadas, foi possível acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos ao apresentarem mudanças expressivas, sobretudo como um olhar de quem realmente deseja aprender, um olhar de descoberta, de curiosidade, mesmo na simplicidade de seus traços, rabiscos e ideias.
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