O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrini, Tatiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pohl Sanches, Maria Jade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526
Resumo: Uma experiência desenvolvida no curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o estágio curricular na área de dificuldades de aprendizagem, sugere o Teatro como abordagem metodológica para a inclusão de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo promover a inter-relação entre a Educação Especial e o Teatro como linguagem interdisciplinar potente para o atendimento de uma criança com dificuldade de aprendizagem em uma proposta de ensino inclusivo. Traz autores como Soares (2003), Ferreiro (2001) e Rotta (2006), a fim de discutir sobre a Educação Especial. Ao dialogar com o Teatro, considera autores como Ryngaert (2009), Decico (2006) e Ferreira (2006). Espera-se, com esta reflexão, ampliar a visão de professores e dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma ação pedagógica diferenciada para ensinar Teatro para crianças com dificuldades de aprendizagem, trabalhando com abordagem curricular inclusiva.
id USCS-2_20ba63fb895ccdaf2ce21ba434544df3
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8526
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADOSpecial Education. Theater. Learning Difficulty. Theater Pedagogy.Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro.Uma experiência desenvolvida no curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o estágio curricular na área de dificuldades de aprendizagem, sugere o Teatro como abordagem metodológica para a inclusão de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo promover a inter-relação entre a Educação Especial e o Teatro como linguagem interdisciplinar potente para o atendimento de uma criança com dificuldade de aprendizagem em uma proposta de ensino inclusivo. Traz autores como Soares (2003), Ferreiro (2001) e Rotta (2006), a fim de discutir sobre a Educação Especial. Ao dialogar com o Teatro, considera autores como Ryngaert (2009), Decico (2006) e Ferreira (2006). Espera-se, com esta reflexão, ampliar a visão de professores e dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma ação pedagógica diferenciada para ensinar Teatro para crianças com dificuldades de aprendizagem, trabalhando com abordagem curricular inclusiva.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/852610.13037/rea-e.vol7n13.8526Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526/3776Copyright (c) 1969 Maria Jade Pohl Sanches, Tatiane Negrinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNegrini, TatianePohl Sanches, Maria Jade2022-10-27T20:27:13Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8526Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-27T20:27:13Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
spellingShingle O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Negrini, Tatiane
Special Education. Theater. Learning Difficulty. Theater Pedagogy.
Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro.
title_short O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_fullStr O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full_unstemmed O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_sort O TEATRO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
author Negrini, Tatiane
author_facet Negrini, Tatiane
Pohl Sanches, Maria Jade
author_role author
author2 Pohl Sanches, Maria Jade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negrini, Tatiane
Pohl Sanches, Maria Jade
dc.subject.por.fl_str_mv Special Education. Theater. Learning Difficulty. Theater Pedagogy.
Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro.
topic Special Education. Theater. Learning Difficulty. Theater Pedagogy.
Educação Especial. Teatro. Dificuldade de Aprendizagem. Pedagogia do Teatro.
description Uma experiência desenvolvida no curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o estágio curricular na área de dificuldades de aprendizagem, sugere o Teatro como abordagem metodológica para a inclusão de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Tem como objetivo promover a inter-relação entre a Educação Especial e o Teatro como linguagem interdisciplinar potente para o atendimento de uma criança com dificuldade de aprendizagem em uma proposta de ensino inclusivo. Traz autores como Soares (2003), Ferreiro (2001) e Rotta (2006), a fim de discutir sobre a Educação Especial. Ao dialogar com o Teatro, considera autores como Ryngaert (2009), Decico (2006) e Ferreira (2006). Espera-se, com esta reflexão, ampliar a visão de professores e dos acadêmicos do curso de Educação Especial, sobre uma ação pedagógica diferenciada para ensinar Teatro para crianças com dificuldades de aprendizagem, trabalhando com abordagem curricular inclusiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526
10.13037/rea-e.vol7n13.8526
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol7n13.8526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8526/3776
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Maria Jade Pohl Sanches, Tatiane Negrini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Maria Jade Pohl Sanches, Tatiane Negrini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 7 n. 13 (2022): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887910379520