Evasão escolar no ensino superior: um estudo qualitativo via mapeamento de licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thays Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sá, Susana, Castro, Paulo Alexandre de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9854
Resumo: Realizou-se uma investigação qualitativa sobre a evasão dos cursos (presenciais) de licenciaturas em Física, Matemática e em Química da Universidade Federal de Goiás (UFG). Considera-se evadido o estudante que abandona(ou)/desiste(iu) do curso no qual está matriculado antes de concluí-lo. O objetivo principal deste estudo foi mensurar e compreender a realidade da evasão nos cursos de graduação presenciais da UFG. Os cálculos de evasão foram consolidados para o período de 2014 a 2016, a partir de duas fórmulas: a primeira estipulada pela Comissão Especial de Estudos sobre evasão; e a segunda utilizada pelo grupo de trabalho do Fórum de Pró-reitores de Planeamento e Administração. Com a finalidade de obtenção de dados, foram aplicados quatro questionários (instrumentos de recolha de dados validados), com questões abertas e fechadas. Entre os principais motivos que levaram/levam os estudantes a abandonar o curso foram apontados: os professores, a coordenação, o ensino e as aulas. Concluiu-se que a trajetória académica é definida sob ponto de vista (pressão) social, os estudantes não escolhem o curso por vocação, mas sim por influências exógenas ou outras razões tais como relações pessoais e/ou profissionais.
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spelling Evasão escolar no ensino superior: um estudo qualitativo via mapeamento de licenciaturasEDUCAÇÃOINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAENSINO SUPERIORABANDONO ESCOLAREDUCATIONQUALITATIVE RESEARCHHIGHER EDUCATIONDROPPING OUTRealizou-se uma investigação qualitativa sobre a evasão dos cursos (presenciais) de licenciaturas em Física, Matemática e em Química da Universidade Federal de Goiás (UFG). Considera-se evadido o estudante que abandona(ou)/desiste(iu) do curso no qual está matriculado antes de concluí-lo. O objetivo principal deste estudo foi mensurar e compreender a realidade da evasão nos cursos de graduação presenciais da UFG. Os cálculos de evasão foram consolidados para o período de 2014 a 2016, a partir de duas fórmulas: a primeira estipulada pela Comissão Especial de Estudos sobre evasão; e a segunda utilizada pelo grupo de trabalho do Fórum de Pró-reitores de Planeamento e Administração. Com a finalidade de obtenção de dados, foram aplicados quatro questionários (instrumentos de recolha de dados validados), com questões abertas e fechadas. Entre os principais motivos que levaram/levam os estudantes a abandonar o curso foram apontados: os professores, a coordenação, o ensino e as aulas. Concluiu-se que a trajetória académica é definida sob ponto de vista (pressão) social, os estudantes não escolhem o curso por vocação, mas sim por influências exógenas ou outras razões tais como relações pessoais e/ou profissionais.A qualitative investigation was carried out on the dropout of (presential) undergraduate degree courses in Physics, Mathematics and Chemistry of the Federal University of Goiás (UFG). A student who leaves (or) / gives up of the course in which is enrolled before completing it is considered dropout. The main objective of this study was to measure and understand the reality of dropout in UFG presential undergraduate courses. The dropout calculations were consolidated for the period 2014 to 2016, from two formulas: the first being proposed by the Special Committee on Dropout Studies; and the second one used by the Pro-Rectors for Forum of Pro-Rectors for Planning and Administration. In order to obtain data, four questionnaires (validated data collection instruments) were applied, with open and closed questions. Among the main reasons that led the students to leave the course are: teachers, coordination, teaching and classes. It is concluded that the academic trajectory is defined from a social (pressure) point of view, students do not choose the course by vocation, but by exogenous influences or other reasons such as personal and /or professional relationships.Cette recherche qualitative a été réalisée sur le décrochage dans les cours (présentiels) de licence de en Physique, Mathématique et Chimie de l´Université Fédérale de Goiás (UFG) au Brésil. Est considéré comme évadé, l´étudiant qui abandonne (ou a abandonné)/désiste (a désisté) du cours dans lequel il s´est inscrit avant sa conclusion. L´objectif principal de cet étude était de mesurer et de comprendre la réalité de l´évasion dans les cours de licence présentiels de l´UFG. Les calculs de l´évasion ont été consolidés sur la période 2014 à 2016 à partir de deux formules: la première stipulée par la Commission Spéciale des Études sur l´Evasion; et la seconde utilisée par le groupe de travail du Forum des vices recteurs de planification et de gestion. Dans le but d´obtenir des données, quatre questionnaires (instruments de cueillette de données validées) ont été appliquées avec des questions ouvertes et fermées. Parmi les principaux motifs qui emmènent ou ont poussé les étudiants à abandonner les cours on note: les enseignants, la coordination, l´enseignement et les cours en tant que tels. On peut conclure que la trajectoire académique est définie au point de vue (pression) sociale, les étudiants ne choisissent pas les formations par vocation, mais par influences exogènes ou d´autres motifs tels que les relations personnelles et/ou professionnels.Se realizó una investigación cualitativa sobre la evasión de los cursos (presenciales) de licenciaturas en Física, Matemática y en Química en la Universidad Federal de Goiás (UFG). Se considera evadido el estudiante que abandona / desiste o ha desistido del curso en el que era matriculado antes de concluirlo. El objetivo principal de este estudio fue medir y comprender la realidad de la evasión en los cursos de graduación presenciales de la UFG. Los cálculos de evasión se consolidaron para el período 2014 a 2016, a partir de dos fórmulas: la primera estipulada por la Comisión Especial de Estudios sobre la evasión; y la segunda utilizada por el grupo de trabajo del Foro de Prorectores de Planificación y Administración. Con el fin de obtener datos, se aplicaron cuatro cuestionarios (instrumentos de recogida de datos validados), con preguntas abiertas y cerradas. Entre los principales motivos que llevaron a los estudiantes a abandonar el curso fueron apuntados: los profesores, la coordinación, la enseñanza y las clases. Se concluyó que la trayectoria académica es definida desde el punto de vista social, los estudiantes no escogen el curso por vocación, sino por influencias exógenas u otras razones tales como relaciones personales y / o profesionales.Edições Universitárias Lusófonas2019-10-24T15:43:13Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9854por1646-401XSouza, Thays SantosSá, SusanaCastro, Paulo Alexandre deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-23T01:33:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:01.371702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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