Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Simeão Dias Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25142
Resumo: O setor português do calçado tem sido, ao longo dos últimos anos, marcado por um forte crescimento a nível mundial, demonstrado através do crescimento constante das suas exportações. Este crescimento tornou o setor num dos mais rentáveis da indústria portuguesa, conseguindo há sete anos consecutivos excedentes comerciais superiores a mil milhões de euros. É unânime que as diversas associações do setor desempenham papéis fulcrais neste crescimento e, desse modo, durante este trabalho vamos analisar se as empresas do setor se encontram alinhadas com as estratégias definidas pelas associações do mesmo. Para isso, posteriormente a uma análise da revisão da literatura existente e a uma descrição do setor do calçado português, são analisados os resultados de um inquérito realizado junto de empresas do setor e que se focou nos eixos de ação traçados para o mesmo no Plano Estratégico “FOOTure 2020”, para o período de 2014 a 2020, sendo as respostas divididas de acordo com o cluster geográfico a que cada empresa pertence. Com base nessa análise é possível compreender o grau de alinhamento estratégico entre as empresas e a principal associação do setor nos diferentes eixos de ação, sendo propostas algumas medidas corretivas para esses desvios. Apesar das limitações durante a sua realização, este trabalho significa uma primeira abordagem a este tema, sendo proposto que, para investigações futuras, se analise uma maior amostra de empresas, se realize uma análise mais detalhada das diferentes ações promovidas pelas associações do setor e haja um foco especial nas diferenças e necessidades específicas dos dois clusters principais do setor do calçado português.
id RCAP_70348c760b047cdd2356213a7e1c7e93
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostosSetor do calçadoInternacionalizaçãoComunicaçãoInovaçãoQualificaçãoO setor português do calçado tem sido, ao longo dos últimos anos, marcado por um forte crescimento a nível mundial, demonstrado através do crescimento constante das suas exportações. Este crescimento tornou o setor num dos mais rentáveis da indústria portuguesa, conseguindo há sete anos consecutivos excedentes comerciais superiores a mil milhões de euros. É unânime que as diversas associações do setor desempenham papéis fulcrais neste crescimento e, desse modo, durante este trabalho vamos analisar se as empresas do setor se encontram alinhadas com as estratégias definidas pelas associações do mesmo. Para isso, posteriormente a uma análise da revisão da literatura existente e a uma descrição do setor do calçado português, são analisados os resultados de um inquérito realizado junto de empresas do setor e que se focou nos eixos de ação traçados para o mesmo no Plano Estratégico “FOOTure 2020”, para o período de 2014 a 2020, sendo as respostas divididas de acordo com o cluster geográfico a que cada empresa pertence. Com base nessa análise é possível compreender o grau de alinhamento estratégico entre as empresas e a principal associação do setor nos diferentes eixos de ação, sendo propostas algumas medidas corretivas para esses desvios. Apesar das limitações durante a sua realização, este trabalho significa uma primeira abordagem a este tema, sendo proposto que, para investigações futuras, se analise uma maior amostra de empresas, se realize uma análise mais detalhada das diferentes ações promovidas pelas associações do setor e haja um foco especial nas diferenças e necessidades específicas dos dois clusters principais do setor do calçado português.The Portuguese footwear sector has been characterized, over the last years, by a strong growth in the world, proved by the constant growth of its exports. This growth has made this sector one of the most profitable in the Portuguese industry, achieving trade surpluses of more than one billion euros for seven consecutive years. It is unanimous that the various associations of this sector play a central role in this growth and, in this work, we will analyze if the companies’ strategies are aligned with the strategies defined by the associations for the sector. For this, after an analysis of the existing literature and a description of the Portuguese footwear cluster, we analyzed the results of a survey carried out with footwear companies, focused in the axes of action defined in the strategic plan “FOOTure 2020”, for the period from 2014 to 2020, with the answers divided according to the geographic cluster of the company’s. Based on this analysis it is possible to understand the degree of strategic alignment between the companies and the main association of the sector in the different axes of action, being proposed some corrective measures for deviations. In spite of the limitation during its accomplishment, this work means a first approach to this subject, being proposed that, for future investigation’s, a larger sample of companies should be analyzed, a more detailed analysis of the different actions promoted by the sector and that there exists a special focus on the differences and specific needs of the two main clusters of the Portuguese footwear sector.2019-01-17T15:23:58Z2018-12-07T00:00:00Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25142TID:202239896porPereira, Pedro Simeão Dias Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:59Zoai:ria.ua.pt:10773/25142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:33.015556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos
title Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos
spellingShingle Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos
Pereira, Pedro Simeão Dias Oliveira
Setor do calçado
Internacionalização
Comunicação
Inovação
Qualificação
title_short Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos
title_full Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos
title_fullStr Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos
title_full_unstemmed Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos
title_sort Estão as empresas do setor do calçado estrategicamente alinhadas? : objetivos propostos
author Pereira, Pedro Simeão Dias Oliveira
author_facet Pereira, Pedro Simeão Dias Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Pedro Simeão Dias Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Setor do calçado
Internacionalização
Comunicação
Inovação
Qualificação
topic Setor do calçado
Internacionalização
Comunicação
Inovação
Qualificação
description O setor português do calçado tem sido, ao longo dos últimos anos, marcado por um forte crescimento a nível mundial, demonstrado através do crescimento constante das suas exportações. Este crescimento tornou o setor num dos mais rentáveis da indústria portuguesa, conseguindo há sete anos consecutivos excedentes comerciais superiores a mil milhões de euros. É unânime que as diversas associações do setor desempenham papéis fulcrais neste crescimento e, desse modo, durante este trabalho vamos analisar se as empresas do setor se encontram alinhadas com as estratégias definidas pelas associações do mesmo. Para isso, posteriormente a uma análise da revisão da literatura existente e a uma descrição do setor do calçado português, são analisados os resultados de um inquérito realizado junto de empresas do setor e que se focou nos eixos de ação traçados para o mesmo no Plano Estratégico “FOOTure 2020”, para o período de 2014 a 2020, sendo as respostas divididas de acordo com o cluster geográfico a que cada empresa pertence. Com base nessa análise é possível compreender o grau de alinhamento estratégico entre as empresas e a principal associação do setor nos diferentes eixos de ação, sendo propostas algumas medidas corretivas para esses desvios. Apesar das limitações durante a sua realização, este trabalho significa uma primeira abordagem a este tema, sendo proposto que, para investigações futuras, se analise uma maior amostra de empresas, se realize uma análise mais detalhada das diferentes ações promovidas pelas associações do setor e haja um foco especial nas diferenças e necessidades específicas dos dois clusters principais do setor do calçado português.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07T00:00:00Z
2018-12-07
2019-01-17T15:23:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25142
TID:202239896
url http://hdl.handle.net/10773/25142
identifier_str_mv TID:202239896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137639659470848