Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Rita Leite Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6221
Resumo: Com esta investigação pretendeu-se conhecer as consequências da gestão estratégica do conhecimento na inovação, internacionalização e desempenho das organizações. O conhecimento que as organizações detêm, através dos seus colaboradores, é muitas vezes ignorado e até desconhecido e as organizações não sabem que este necessita de ser gerido, nem, tão pouco, que este pode ter impactos positivos na sua inovação e desempenho. Por sua vez, a inovação, mostra alguns impactos ao nível do desempenho organizacional e da internacionalização. O estudo contou com empresas, unicamente, do setor do calçado, dado este ser um dos setores mais relevantes e promissores da economia portuguesa. Este estudo empírico realizou-se em 34 empresas, maioritariamente PME’s. Foram apenas estudadas empresas portuguesas. As hipóteses testadas pretendiam mostrar que as duas estratégias de gestão do conhecimento (codificação e personalização) têm impactos, diretos e indiretos, na inovação e no desempenho organizacional, os impactos da inovação na internacionalização e, por fim, da internacionalização no desempenho organizacional. Foi possível verificar uma a relação positiva entre a gestão do conhecimento e a inovação, entre a inovação e a internacionalização, assim como entre a inovação e o desempenho organizacional. A confirmação destas relações positivas pode mostrar às empresas que devem passar a gerir estrategicamente alguns dos instrumentos que possuem.
id RCAP_01c676215aca7ded714d9cb227b94c67
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçadoGestão do conhecimentoInovaçãoInternacionalizaçãoDesempenho organizacionalSetor do calçadoCom esta investigação pretendeu-se conhecer as consequências da gestão estratégica do conhecimento na inovação, internacionalização e desempenho das organizações. O conhecimento que as organizações detêm, através dos seus colaboradores, é muitas vezes ignorado e até desconhecido e as organizações não sabem que este necessita de ser gerido, nem, tão pouco, que este pode ter impactos positivos na sua inovação e desempenho. Por sua vez, a inovação, mostra alguns impactos ao nível do desempenho organizacional e da internacionalização. O estudo contou com empresas, unicamente, do setor do calçado, dado este ser um dos setores mais relevantes e promissores da economia portuguesa. Este estudo empírico realizou-se em 34 empresas, maioritariamente PME’s. Foram apenas estudadas empresas portuguesas. As hipóteses testadas pretendiam mostrar que as duas estratégias de gestão do conhecimento (codificação e personalização) têm impactos, diretos e indiretos, na inovação e no desempenho organizacional, os impactos da inovação na internacionalização e, por fim, da internacionalização no desempenho organizacional. Foi possível verificar uma a relação positiva entre a gestão do conhecimento e a inovação, entre a inovação e a internacionalização, assim como entre a inovação e o desempenho organizacional. A confirmação destas relações positivas pode mostrar às empresas que devem passar a gerir estrategicamente alguns dos instrumentos que possuem.With this research we intend to assess the consequences of strategic knowledge management in innovation, internationalization and performance of organizations. The knowledge that organizations holds, through his employees, is often ignored and even unknown, and organizations do not know that this needs to be managed, neither, that this vi can have a positive impact on innovation and performance. On the other hand, innovation, shows some impacts on organizational performance and internationalization. The study included companies solely in the shoe industry, as this is one of the most important and promising sector of the Portuguese economy. This empirical study has 34 companies, mainly SMEs. Will only be studied Portuguese companies. The hypotheses tested intended to show that the two knowledge management strategies (coding and personalization) have impacts, direct and indirect, on innovation and organizational performance, the impact of innovation in internationalization and, finally, the internationalization organizational performance. Was possible to observe a positive relationship between knowledge management and innovation, between innovation and internationalization, as well as between innovation and organizational performance. Confirmation of these positive relationships can show the companies that should manage strategically some of the instruments that have.2016-07-14T08:40:07Z2016-07-14T00:00:00Z2016-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6221porCardoso, Ana Rita Leite Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:07.994081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado
title Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado
spellingShingle Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado
Cardoso, Ana Rita Leite Castro
Gestão do conhecimento
Inovação
Internacionalização
Desempenho organizacional
Setor do calçado
title_short Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado
title_full Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado
title_fullStr Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado
title_full_unstemmed Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado
title_sort Gestão estratégica do conhecimento, inovação e desempenho das empresas da indústria do calçado
author Cardoso, Ana Rita Leite Castro
author_facet Cardoso, Ana Rita Leite Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Rita Leite Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Inovação
Internacionalização
Desempenho organizacional
Setor do calçado
topic Gestão do conhecimento
Inovação
Internacionalização
Desempenho organizacional
Setor do calçado
description Com esta investigação pretendeu-se conhecer as consequências da gestão estratégica do conhecimento na inovação, internacionalização e desempenho das organizações. O conhecimento que as organizações detêm, através dos seus colaboradores, é muitas vezes ignorado e até desconhecido e as organizações não sabem que este necessita de ser gerido, nem, tão pouco, que este pode ter impactos positivos na sua inovação e desempenho. Por sua vez, a inovação, mostra alguns impactos ao nível do desempenho organizacional e da internacionalização. O estudo contou com empresas, unicamente, do setor do calçado, dado este ser um dos setores mais relevantes e promissores da economia portuguesa. Este estudo empírico realizou-se em 34 empresas, maioritariamente PME’s. Foram apenas estudadas empresas portuguesas. As hipóteses testadas pretendiam mostrar que as duas estratégias de gestão do conhecimento (codificação e personalização) têm impactos, diretos e indiretos, na inovação e no desempenho organizacional, os impactos da inovação na internacionalização e, por fim, da internacionalização no desempenho organizacional. Foi possível verificar uma a relação positiva entre a gestão do conhecimento e a inovação, entre a inovação e a internacionalização, assim como entre a inovação e o desempenho organizacional. A confirmação destas relações positivas pode mostrar às empresas que devem passar a gerir estrategicamente alguns dos instrumentos que possuem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-14T08:40:07Z
2016-07-14T00:00:00Z
2016-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6221
url http://hdl.handle.net/10348/6221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137137635885056