Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Eduardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28070
Resumo: Considerando a música como parte inerente ao ser Humano, ao longo da história tudo que a rodeia (no seu mais lato sentido de teorias e práticas) tem acompanhado e refletido a nossa própria existência. Filosofias e conceitos, avanços e recuos civilizacionais, estéticas de época, etc., refletem-se na música e ela mesmo projeta-os para outras dimensões. Relembrando o período clássico-romântico da história da música Ocidental, observamos que muito do conhecimento musical era unidirecional, derivado da esfera do compositor ou do intérprete; estando este conhecimento de acordo com a compreensão científica e princípios artísticos da época, muito baseados em práticas funcionais (e subsequentes teorias) e observação direta. De volta aos dias de hoje, se explanarmos de uma forma sintética uma simples sequência de alguns dos componentes do processo musical - identificando os possíveis percursos e narrativas de conhecimento possível - é facilmente observável as pluri-direcionalidades que advêm do reconhecimento da importância do contexto e relatividade de uma só conspeção.
id RCAP_7042e959f217ba498906c800bce60538
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento MusicalMúsicaMusicologiaConsiderando a música como parte inerente ao ser Humano, ao longo da história tudo que a rodeia (no seu mais lato sentido de teorias e práticas) tem acompanhado e refletido a nossa própria existência. Filosofias e conceitos, avanços e recuos civilizacionais, estéticas de época, etc., refletem-se na música e ela mesmo projeta-os para outras dimensões. Relembrando o período clássico-romântico da história da música Ocidental, observamos que muito do conhecimento musical era unidirecional, derivado da esfera do compositor ou do intérprete; estando este conhecimento de acordo com a compreensão científica e princípios artísticos da época, muito baseados em práticas funcionais (e subsequentes teorias) e observação direta. De volta aos dias de hoje, se explanarmos de uma forma sintética uma simples sequência de alguns dos componentes do processo musical - identificando os possíveis percursos e narrativas de conhecimento possível - é facilmente observável as pluri-direcionalidades que advêm do reconhecimento da importância do contexto e relatividade de uma só conspeção.HÚMUS2020-08-10T15:31:38Z2020-08-102019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/28070http://hdl.handle.net/10174/28070porLopes, Eduardo (Coord.). 2019. Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical, V. N. Famalicão: Húmus. ISBN 978-989-755-439-1naosimel@uevora.pt203Lopes, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:02.640060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
title Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
spellingShingle Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
Lopes, Eduardo
Música
Musicologia
title_short Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
title_full Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
title_fullStr Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
title_full_unstemmed Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
title_sort Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical
author Lopes, Eduardo
author_facet Lopes, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Musicologia
topic Música
Musicologia
description Considerando a música como parte inerente ao ser Humano, ao longo da história tudo que a rodeia (no seu mais lato sentido de teorias e práticas) tem acompanhado e refletido a nossa própria existência. Filosofias e conceitos, avanços e recuos civilizacionais, estéticas de época, etc., refletem-se na música e ela mesmo projeta-os para outras dimensões. Relembrando o período clássico-romântico da história da música Ocidental, observamos que muito do conhecimento musical era unidirecional, derivado da esfera do compositor ou do intérprete; estando este conhecimento de acordo com a compreensão científica e princípios artísticos da época, muito baseados em práticas funcionais (e subsequentes teorias) e observação direta. De volta aos dias de hoje, se explanarmos de uma forma sintética uma simples sequência de alguns dos componentes do processo musical - identificando os possíveis percursos e narrativas de conhecimento possível - é facilmente observável as pluri-direcionalidades que advêm do reconhecimento da importância do contexto e relatividade de uma só conspeção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01T00:00:00Z
2020-08-10T15:31:38Z
2020-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28070
http://hdl.handle.net/10174/28070
url http://hdl.handle.net/10174/28070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, Eduardo (Coord.). 2019. Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical, V. N. Famalicão: Húmus. ISBN 978-989-755-439-1
nao
sim
el@uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv HÚMUS
publisher.none.fl_str_mv HÚMUS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136662708551680