Projeto silabar para a prevenção do insucesso na aprendizagem da leitura : o olhar dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sofia, Rosália Antunes Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4887
Resumo: O Projeto Silabar nasceu da vontade de atuar de forma quase impercetível, acompanhando a criança na sua construção das pré-competências leitoras na fase que antecede a aprendizagem formal da leitura e da escrita. Pretende atuar de forma preventiva nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita trabalhando de forma individualizada e sistemática com as crianças que aos cinco anos de idade manifestam dificuldades na oralidade, fazendo posteriormente o seu acompanhamento ao longo dos primeiros anos da escolaridade obrigatória. Este trabalho pretende fazer uma análise compreensiva da implementação do Projeto Silabar - uma proposta de prevenção do insucesso na aprendizagem da leitura, que tem vindo a ser desenvolvido num Agrupamento de Escolas da zona centro do país, abrangendo crianças entre os 5 e os 9 anos de idade (último ano de frequência do Ensino Pré-escolar e todos os anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Para perceber em que medida o conhecimento das perspetivas dos docentes poderia contribuir para a melhoria do projeto desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa e exploratória, com recurso à utilização da técnica de inquérito por questionário no qual participaram onze docentes. O questionário, construído para o efeito, foi enviado por correio eletrónico a todos os dezasseis docentes que ao longo dos três últimos anos letivos acompanharam de alguma forma a implementação do Projeto Silabar. Desta análise emergiram as forças e fragilidades atribuídas ao projeto pelos participantes e foi possível identificar algumas propostas de melhoria. Como pontos fortes são apontados o processo de avaliação e encaminhamento das crianças e o trabalho individualizado e sistemático que tem vindo a ser feito com as mesmas. A maior fragilidade identificada prende-se com algumas falhas na regularidade deste acompanhamento individualizado. O alargamento da abrangência do projeto é a proposta de melhoria mais referida pelos participantes, o que, por si só, é demonstrativo da importância que lhe é atribuída.
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Este trabalho pretende fazer uma análise compreensiva da implementação do Projeto Silabar - uma proposta de prevenção do insucesso na aprendizagem da leitura, que tem vindo a ser desenvolvido num Agrupamento de Escolas da zona centro do país, abrangendo crianças entre os 5 e os 9 anos de idade (último ano de frequência do Ensino Pré-escolar e todos os anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Para perceber em que medida o conhecimento das perspetivas dos docentes poderia contribuir para a melhoria do projeto desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa e exploratória, com recurso à utilização da técnica de inquérito por questionário no qual participaram onze docentes. O questionário, construído para o efeito, foi enviado por correio eletrónico a todos os dezasseis docentes que ao longo dos três últimos anos letivos acompanharam de alguma forma a implementação do Projeto Silabar. Desta análise emergiram as forças e fragilidades atribuídas ao projeto pelos participantes e foi possível identificar algumas propostas de melhoria. Como pontos fortes são apontados o processo de avaliação e encaminhamento das crianças e o trabalho individualizado e sistemático que tem vindo a ser feito com as mesmas. A maior fragilidade identificada prende-se com algumas falhas na regularidade deste acompanhamento individualizado. O alargamento da abrangência do projeto é a proposta de melhoria mais referida pelos participantes, o que, por si só, é demonstrativo da importância que lhe é atribuída.The Silabar Project was born out of the will to act almost imperceptibly, accompanying the child in his construction of reading skills in the phase that precedes the formal learning of reading and writing. It intends to act in a preventive way in the difficulties of learning to read and write, working in an individualized and systematic way with children who at five years of age manifest difficulties in orality, and subsequently follow up during the first years of compulsory schooling. This work intends to make a comprehensive analysis of the implementation of the Silabar Project - a proposal to prevent failure in reading learning, which has been developed in a School Group in the central zone of the country, covering children between 5 and 9 years of age (last year of kindergarten attendance and all four years of primary school). To understand the extent to which the knowledge of the teachers' perspectives could contribute to the improvement of the project, we developed a qualitative and exploratory study using the questionnaire survey technique in which eleven teachers participated. The questionnaire, built for this purpose, was sent by e-mail to all the sixteen teachers who during the last three school years have somehow followed the implementation of the Silabar Project. From this analysis emerged the strengths and weaknesses attributed to the project by the participants and it was possible to identify some improvement proposals. As strengths are pointed out the process of evaluation and referral of children and the individualized and systematic work that has been done with them. The greatest fragility identified is related to some flaws in the regularity of this individualized follow-up. The extension of the scope of the project is the proposal of improvement most mentioned by the participants, which demonstrates the importance attributed to it.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSofia, Rosália Antunes Carvalho2018-04-24T10:04:59Z2017-12-112017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4887TID:201648903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:42Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:24.579277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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