A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Olympio Correa de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3935
Resumo: O artigo analisa o problema da exclusão da didática silábica na alfabetização por força de aplicações equivocadas da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro, e mostra que a análise da palavra em sílabas e a síntese das sílabas em novas palavras é critério básico para o entendimento de que a palavra escrita representa a palavra falada, e que a silabação, contextualizada por um tema gerador, integra seu caráter mecanicista no processo e torna-se significativa.
id UNESP-4_76069067f779d63f37e3ce28cc49988e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3935
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escritaLingüística e alfabetizaçãopsicogênese da escritadidática pré-silábicadidática silábicaO artigo analisa o problema da exclusão da didática silábica na alfabetização por força de aplicações equivocadas da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro, e mostra que a análise da palavra em sílabas e a síntese das sílabas em novas palavras é critério básico para o entendimento de que a palavra escrita representa a palavra falada, e que a silabação, contextualizada por um tema gerador, integra seu caráter mecanicista no processo e torna-se significativa.UNESP2001-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3935ALFA: Revista de Linguística; v. 37 (1993): Lingüística e ensino de língua1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3935/3613Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Olympio Correa de2013-09-09T19:26:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3935Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:26:37Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita
title A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita
spellingShingle A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita
Mendonça, Olympio Correa de
Lingüística e alfabetização
psicogênese da escrita
didática pré-silábica
didática silábica
title_short A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita
title_full A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita
title_fullStr A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita
title_full_unstemmed A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita
title_sort A exclusão da didática silábica na alfabetização: um equívoco da aplicação da psicogênese na língua escrita
author Mendonça, Olympio Correa de
author_facet Mendonça, Olympio Correa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Olympio Correa de
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística e alfabetização
psicogênese da escrita
didática pré-silábica
didática silábica
topic Lingüística e alfabetização
psicogênese da escrita
didática pré-silábica
didática silábica
description O artigo analisa o problema da exclusão da didática silábica na alfabetização por força de aplicações equivocadas da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro, e mostra que a análise da palavra em sílabas e a síntese das sílabas em novas palavras é critério básico para o entendimento de que a palavra escrita representa a palavra falada, e que a silabação, contextualizada por um tema gerador, integra seu caráter mecanicista no processo e torna-se significativa.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3935
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3935/3613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 37 (1993): Lingüística e ensino de língua
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214375718453248