Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1259 |
Resumo: | O trabalho que aqui se apresenta corresponde ao relatório de estágio de Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e resulta de uma investigação que se enquadra numa abordagem explicativa da problemática da educação física e da prática da transversalidade como uma âncora para as diferentes áreas disciplinares curriculares no ensino dos dias de hoje. Assim, após a apresentação do enquadramento institucional da escola, a caracterização da turma e a reflexão de todo o processo de estágio e a importância deste, debruçamo-nos sobre o tema/problema escolhido. A investigação teve como objetivo fundamental refletir a seguinte questão que considerámos pertinente: Será que os professores do 1ºCEB criam projetos em educação física que evidenciam o recurso a todas as áreas do saber? Nesta medida, constatámos que os docentes do 1ºCEB não lecionam recorrendo à prática da transversalidade, revelando alguma falta de formação, ou seja, carência de atualização de conhecimentos. Portanto, concretizou-se um projecto que promoveu a realização de atividades de aprendizagem com recurso a diferentes áreas do saber, ou seja, articulando diferentes disciplinas ressaltou-se a importância da sua transversalidade na construção do «aprender», recorrendo a estratégias de ensino em que seja valorizada a prática pedagógica. |
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O trabalho que aqui se apresenta corresponde ao relatório de estágio de Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e resulta de uma investigação que se enquadra numa abordagem explicativa da problemática da educação física e da prática da transversalidade como uma âncora para as diferentes áreas disciplinares curriculares no ensino dos dias de hoje. Assim, após a apresentação do enquadramento institucional da escola, a caracterização da turma e a reflexão de todo o processo de estágio e a importância deste, debruçamo-nos sobre o tema/problema escolhido. A investigação teve como objetivo fundamental refletir a seguinte questão que considerámos pertinente: Será que os professores do 1ºCEB criam projetos em educação física que evidenciam o recurso a todas as áreas do saber? Nesta medida, constatámos que os docentes do 1ºCEB não lecionam recorrendo à prática da transversalidade, revelando alguma falta de formação, ou seja, carência de atualização de conhecimentos. Portanto, concretizou-se um projecto que promoveu a realização de atividades de aprendizagem com recurso a diferentes áreas do saber, ou seja, articulando diferentes disciplinas ressaltou-se a importância da sua transversalidade na construção do «aprender», recorrendo a estratégias de ensino em que seja valorizada a prática pedagógica. |
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