O trabalho do professor numa aula de investigação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Oliveira, Hélia, Brunheira, Lina, Varandas, José Manuel, Ferreira, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3042
Resumo: Toda a actividade matemática rica envolve necessariamente trabalho investigativo, com o reconhecimento da situação, a formulação de questões, a formulação de conjecturas, o seu teste e refinamento e a argumentação, demonstração e avaliação do trabalho realizado. O presente artigo tem por base um estudo empírico cujo objectivo era caracterizar os papéis do professor em aulas onde os alunos realizam investigações matemáticas, relacionando-o com o seu conhecimento profissional. A investigação realizada confirma mais uma vez a pertinência da actividade investigativa na aula de Matemática salientando, contudo, a complexidade do papel do professor. Evidencia, igualmente, as potencialidades do trabalho colaborativo, envolvendo professores em exercício e investigadores no estudo dos fenómenos da sala de aula decisivos para a aprendizagem desta disciplina.
id RCAP_7057a45bd58423085aeb8edb17cbc7ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho do professor numa aula de investigação matemáticaPrática profissionalProfessional practiceInvestigações matemáticasMathematical investigationsCurrículo de matemáticaMathematics curriculumToda a actividade matemática rica envolve necessariamente trabalho investigativo, com o reconhecimento da situação, a formulação de questões, a formulação de conjecturas, o seu teste e refinamento e a argumentação, demonstração e avaliação do trabalho realizado. O presente artigo tem por base um estudo empírico cujo objectivo era caracterizar os papéis do professor em aulas onde os alunos realizam investigações matemáticas, relacionando-o com o seu conhecimento profissional. A investigação realizada confirma mais uma vez a pertinência da actividade investigativa na aula de Matemática salientando, contudo, a complexidade do papel do professor. Evidencia, igualmente, as potencialidades do trabalho colaborativo, envolvendo professores em exercício e investigadores no estudo dos fenómenos da sala de aula decisivos para a aprendizagem desta disciplina.Associação dos Professores de MatemáticaRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daOliveira, HéliaBrunheira, LinaVarandas, José ManuelFerreira, Catarina2011-04-07T08:30:58Z19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3042porPonte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1998). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:10.100374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
title O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
spellingShingle O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
Ponte, João Pedro da
Prática profissional
Professional practice
Investigações matemáticas
Mathematical investigations
Currículo de matemática
Mathematics curriculum
title_short O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
title_full O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
title_fullStr O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
title_full_unstemmed O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
title_sort O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Oliveira, Hélia
Brunheira, Lina
Varandas, José Manuel
Ferreira, Catarina
author_role author
author2 Oliveira, Hélia
Brunheira, Lina
Varandas, José Manuel
Ferreira, Catarina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Oliveira, Hélia
Brunheira, Lina
Varandas, José Manuel
Ferreira, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional
Professional practice
Investigações matemáticas
Mathematical investigations
Currículo de matemática
Mathematics curriculum
topic Prática profissional
Professional practice
Investigações matemáticas
Mathematical investigations
Currículo de matemática
Mathematics curriculum
description Toda a actividade matemática rica envolve necessariamente trabalho investigativo, com o reconhecimento da situação, a formulação de questões, a formulação de conjecturas, o seu teste e refinamento e a argumentação, demonstração e avaliação do trabalho realizado. O presente artigo tem por base um estudo empírico cujo objectivo era caracterizar os papéis do professor em aulas onde os alunos realizam investigações matemáticas, relacionando-o com o seu conhecimento profissional. A investigação realizada confirma mais uma vez a pertinência da actividade investigativa na aula de Matemática salientando, contudo, a complexidade do papel do professor. Evidencia, igualmente, as potencialidades do trabalho colaborativo, envolvendo professores em exercício e investigadores no estudo dos fenómenos da sala de aula decisivos para a aprendizagem desta disciplina.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-01-01T00:00:00Z
2011-04-07T08:30:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3042
url http://hdl.handle.net/10451/3042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1998). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70.
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação dos Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação dos Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134176495009792