Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Ana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4076
Resumo: A realização de actividades de investigação nas disciplinas de Matemática no ensino superior pode contribuir para a compreensão e consolidação de conceitos e para desenvolver o pensamento matemático dos alunos. O presente estudo indica os resultados de uma experiência de ensino em Análise Numérica em cujas aulas foram propostas diversas tarefas de investigação. O seu objectivo é compreender os processos matemáticos utilizados pelos alunos na realização destas tarefas e perceber o seu valor na promoção da sua aprendizagem. O estudo usou uma abordagem de investigação qualitativa baseada em estudos de caso de grupos de alunos. Os dados foram recolhidos, ao longo do 1.º semestre do ano lectivo de 2005/06 através de observação participante, registos áudio do trabalho de grupos de alunos, relatórios de investigação elaborados pelos alunos e entrevistas realizadas após as tarefas. Os resultados obtidos nesta experiência de ensino conduzem a uma avaliação positiva do papel que as actividades de investigação podem desempenhar na aprendizagem dos alunos, nomeadamente em Análise Numérica, e sugerem a possibilidade do seu uso na sala de aula como estratégia alternativa às convencionais.
id RCAP_d672410dc793e9589fb30d272145fe29
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Actividades de investigação na aprendizagem de Análise NuméricaInvestigações matemáticasMathematical investigationsEnsino SuperiorHigher EducationProcessos matemáticosMathematics processesRaciocínioRepresentaçõesA realização de actividades de investigação nas disciplinas de Matemática no ensino superior pode contribuir para a compreensão e consolidação de conceitos e para desenvolver o pensamento matemático dos alunos. O presente estudo indica os resultados de uma experiência de ensino em Análise Numérica em cujas aulas foram propostas diversas tarefas de investigação. O seu objectivo é compreender os processos matemáticos utilizados pelos alunos na realização destas tarefas e perceber o seu valor na promoção da sua aprendizagem. O estudo usou uma abordagem de investigação qualitativa baseada em estudos de caso de grupos de alunos. Os dados foram recolhidos, ao longo do 1.º semestre do ano lectivo de 2005/06 através de observação participante, registos áudio do trabalho de grupos de alunos, relatórios de investigação elaborados pelos alunos e entrevistas realizadas após as tarefas. Os resultados obtidos nesta experiência de ensino conduzem a uma avaliação positiva do papel que as actividades de investigação podem desempenhar na aprendizagem dos alunos, nomeadamente em Análise Numérica, e sugerem a possibilidade do seu uso na sala de aula como estratégia alternativa às convencionais.Carrying out investigation activities in higher education mathematics courses may contribute for students’ understanding and consolidation of concepts and to develop their mathematical thinking. The present study reports the results of a teaching experiment in numerical analysis in which classes investigation tasks were proposed. Its aim is to understand the mathematical processes used by students in doing these tasks and analyze their value in promoting students’ learning. The study used a qualitative approach based in case studies of groups of students. Data were collected during the first semester of the academic year of 2005/06 through participant observation, audio recording of the work of groups of students, students’ reports of investigations and interviews carried out after the tasks were completed. The results of this teaching experiment lead to a positive evaluation of the role that investigation activities may play in students’ learning, particularly in numerical analysis, and suggest the possibility of its use in the classroom as an alternative strategy to the conventional ones.João Pedro da PonteRepositório da Universidade de LisboaHenriques, AnaPonte, João Pedro da2011-09-12T13:02:32Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4076porHenriques, A., & Ponte, J. P. (2008). Actividades de investigação na aprendizagem da Análise Numérica. Revista de Educação, 16(2), 5-32.0871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:48.111093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica
title Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica
spellingShingle Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica
Henriques, Ana
Investigações matemáticas
Mathematical investigations
Ensino Superior
Higher Education
Processos matemáticos
Mathematics processes
Raciocínio
Representações
title_short Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica
title_full Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica
title_fullStr Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica
title_full_unstemmed Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica
title_sort Actividades de investigação na aprendizagem de Análise Numérica
author Henriques, Ana
author_facet Henriques, Ana
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Ana
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Investigações matemáticas
Mathematical investigations
Ensino Superior
Higher Education
Processos matemáticos
Mathematics processes
Raciocínio
Representações
topic Investigações matemáticas
Mathematical investigations
Ensino Superior
Higher Education
Processos matemáticos
Mathematics processes
Raciocínio
Representações
description A realização de actividades de investigação nas disciplinas de Matemática no ensino superior pode contribuir para a compreensão e consolidação de conceitos e para desenvolver o pensamento matemático dos alunos. O presente estudo indica os resultados de uma experiência de ensino em Análise Numérica em cujas aulas foram propostas diversas tarefas de investigação. O seu objectivo é compreender os processos matemáticos utilizados pelos alunos na realização destas tarefas e perceber o seu valor na promoção da sua aprendizagem. O estudo usou uma abordagem de investigação qualitativa baseada em estudos de caso de grupos de alunos. Os dados foram recolhidos, ao longo do 1.º semestre do ano lectivo de 2005/06 através de observação participante, registos áudio do trabalho de grupos de alunos, relatórios de investigação elaborados pelos alunos e entrevistas realizadas após as tarefas. Os resultados obtidos nesta experiência de ensino conduzem a uma avaliação positiva do papel que as actividades de investigação podem desempenhar na aprendizagem dos alunos, nomeadamente em Análise Numérica, e sugerem a possibilidade do seu uso na sala de aula como estratégia alternativa às convencionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-09-12T13:02:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4076
url http://hdl.handle.net/10451/4076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, A., & Ponte, J. P. (2008). Actividades de investigação na aprendizagem da Análise Numérica. Revista de Educação, 16(2), 5-32.
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv João Pedro da Ponte
publisher.none.fl_str_mv João Pedro da Ponte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183045464064