Lengalengas e consciência fonológica na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14706 |
Resumo: | O presente estudo pretendia promover o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos) a partir da exploração de lengalengas. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades ligadas à identificação de palavras, sílabas e correspondências fonema-grafema. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham desenvolvido competências em termos do reconhecimento de palavras e da identificação de sílabas e de correspondências fonema-fonema, apesar de revelarem dificuldades. Paralelamente, verificou-se que tinham adquirido vocabulário relacionado com os temas das lengalengas exploradas durante as sessões. |
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Lengalengas e consciência fonológica na educação pré-escolarEducação pré-escolarLinguagem oralDesenvolvimento da linguagemLengalengasFonologiaEstratégias da aprendizagemO presente estudo pretendia promover o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos) a partir da exploração de lengalengas. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades ligadas à identificação de palavras, sílabas e correspondências fonema-grafema. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham desenvolvido competências em termos do reconhecimento de palavras e da identificação de sílabas e de correspondências fonema-fonema, apesar de revelarem dificuldades. Paralelamente, verificou-se que tinham adquirido vocabulário relacionado com os temas das lengalengas exploradas durante as sessões.This study aimed to develop the phonological awareness in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the study of chants. It was focused on tasks involving the recognition of words, the identification of syllables and the correspondence between phonemes and graphemes. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that the children had improved their phonological awareness concerning word recognition and the identification of syllables and phoneme-grapheme correspondence, although they had some trouble doing it. We also observed that they had acquired vocabulary concerning the subjects the chants dealt with.Universidade de Aveiro2015-09-23T10:12:54Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14706TID:201596776porCastro, Vânia Daniela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:56Zoai:ria.ua.pt:10773/14706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:13.934378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretendia promover o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos) a partir da exploração de lengalengas. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades ligadas à identificação de palavras, sílabas e correspondências fonema-grafema. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham desenvolvido competências em termos do reconhecimento de palavras e da identificação de sílabas e de correspondências fonema-fonema, apesar de revelarem dificuldades. Paralelamente, verificou-se que tinham adquirido vocabulário relacionado com os temas das lengalengas exploradas durante as sessões. |
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