Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/12597 |
Resumo: | "Nascidas antes de 1950, seis de doze professoras escreveram sobre «os percursos que me foram decisivos», aliados a emoções, percepções, recordações, desejos, fantasias ou pensamentos, em Cursos de Formação em Histórias de Vida/Método biográfico. Abrindo-se a análise estrutural da linguagem em contexto às narrativas de formação, desconstruíram-se depois esquemas de representações e repetições do quotidiano de então, abalando certezas imaginárias como a autoridade do saber no mestre. A teoria e metodologia Grounded Theory adequa-se a essa investigação inicial por análise de diálogos de pares de exploradoras-excepção, o que implicou procedimentos explicados: criação de categorias centrais, outras categorias e sub-categorias relativas à mudança do viver/narrar e a contingências imponderáveis: educativas, familiares ou profissionais. As participantes aceitaram que a autora reconfigurasse os textos, em que identificou a categoria central "percursos decisivos-infância", ancorada em crenças familiares, pressupostos sociais e referentes psicológicos - a pessoa exemplar, o «movimento» político ou religioso... Outra categoria central foi entretanto concebida - "formação impactante", associada a categorias evidenciadas para os primeiros episódios analisados, como "hetero(formação)", o que marca o choque no confronto com grupos de pertença, fora da escola, em momentos críticos singulares (o que Luís soubera em França sobre Portugal, o Neolismo, o trabalho em «ONinho-Lisboa», a relação familiar...) |
id |
RCAP_705df2bc1ea2fe8e2c372ab9299b9eef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosasGrounded AnalysisFormação em Histórias de VidaDocência"Nascidas antes de 1950, seis de doze professoras escreveram sobre «os percursos que me foram decisivos», aliados a emoções, percepções, recordações, desejos, fantasias ou pensamentos, em Cursos de Formação em Histórias de Vida/Método biográfico. Abrindo-se a análise estrutural da linguagem em contexto às narrativas de formação, desconstruíram-se depois esquemas de representações e repetições do quotidiano de então, abalando certezas imaginárias como a autoridade do saber no mestre. A teoria e metodologia Grounded Theory adequa-se a essa investigação inicial por análise de diálogos de pares de exploradoras-excepção, o que implicou procedimentos explicados: criação de categorias centrais, outras categorias e sub-categorias relativas à mudança do viver/narrar e a contingências imponderáveis: educativas, familiares ou profissionais. As participantes aceitaram que a autora reconfigurasse os textos, em que identificou a categoria central "percursos decisivos-infância", ancorada em crenças familiares, pressupostos sociais e referentes psicológicos - a pessoa exemplar, o «movimento» político ou religioso... Outra categoria central foi entretanto concebida - "formação impactante", associada a categorias evidenciadas para os primeiros episódios analisados, como "hetero(formação)", o que marca o choque no confronto com grupos de pertença, fora da escola, em momentos críticos singulares (o que Luís soubera em França sobre Portugal, o Neolismo, o trabalho em «ONinho-Lisboa», a relação familiar...)Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM)Universidade do MinhoCruz, Judite Zamith20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12597por0872-816Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:28.958966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas |
title |
Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas |
spellingShingle |
Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas Cruz, Judite Zamith Grounded Analysis Formação em Histórias de Vida Docência |
title_short |
Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas |
title_full |
Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas |
title_fullStr |
Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas |
title_full_unstemmed |
Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas |
title_sort |
Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas |
author |
Cruz, Judite Zamith |
author_facet |
Cruz, Judite Zamith |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Judite Zamith |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grounded Analysis Formação em Histórias de Vida Docência |
topic |
Grounded Analysis Formação em Histórias de Vida Docência |
description |
"Nascidas antes de 1950, seis de doze professoras escreveram sobre «os percursos que me foram decisivos», aliados a emoções, percepções, recordações, desejos, fantasias ou pensamentos, em Cursos de Formação em Histórias de Vida/Método biográfico. Abrindo-se a análise estrutural da linguagem em contexto às narrativas de formação, desconstruíram-se depois esquemas de representações e repetições do quotidiano de então, abalando certezas imaginárias como a autoridade do saber no mestre. A teoria e metodologia Grounded Theory adequa-se a essa investigação inicial por análise de diálogos de pares de exploradoras-excepção, o que implicou procedimentos explicados: criação de categorias centrais, outras categorias e sub-categorias relativas à mudança do viver/narrar e a contingências imponderáveis: educativas, familiares ou profissionais. As participantes aceitaram que a autora reconfigurasse os textos, em que identificou a categoria central "percursos decisivos-infância", ancorada em crenças familiares, pressupostos sociais e referentes psicológicos - a pessoa exemplar, o «movimento» político ou religioso... Outra categoria central foi entretanto concebida - "formação impactante", associada a categorias evidenciadas para os primeiros episódios analisados, como "hetero(formação)", o que marca o choque no confronto com grupos de pertença, fora da escola, em momentos críticos singulares (o que Luís soubera em França sobre Portugal, o Neolismo, o trabalho em «ONinho-Lisboa», a relação familiar...) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/12597 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/12597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-816X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132613390106624 |