Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luiza Baptista
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sampaio, Maria Imaculada Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/184
Resumo: Este estudo pretende ser uma revisão de algumas metodologias, de avaliação da qualidade e do desempenho dos serviços prestados nas bibliotecas e centros de informação, emergentes nos últimos cinco anos. Existe abundante literatura sobre esta matéria que se encontra profundamente ligada à gestão da qualidade.Procurou-se, de modo sumário, enumerar e promover o conhecimento de instrumentos criados e implementados em vários países do mundo. Optou-se por realçar os projectos que mais se evidenciaram a nível internacional e mostraram ser reconhecidos como instrumentos úteis e válidos para aferir, em termos quantitativos, os serviços prestados por bibliotecas públicas, académicas ou especializadas.Á biblioteca física veio adicionar-se a biblioteca digital, ambas coexistem e completam-se nos serviços de documentação. Os bibliotecários e gestores de informação têm, que gerir simultaneamente recursos humanos e de informação com, os seguintes objectivos finais: proporcionar um acesso rápido à informação; satisfazer as expectativas do utilizador e reduzir os custos dos serviços.Tendo enfoque nestas metas, vários profissionais em todo o mundo investigaram e definiram grande quantidade de metodologias para optimizar o desempenho e a qualidade dos serviços prestados nas bibliotecas. Neste contexto, é importante avaliar os serviços, uma vez que, existe a necessidade de conhecer se “os profissionais estão a oferecer os melhores serviços possíveis, aos utilizadores certos e a um preço justo” (DAVIS, 2008).A emergência das tecnologias de informação nas bibliotecas trouxe várias questões e novas abordagens. Para efectuar quantificações foram estabelecidas e alteradas, recentemente, várias ferramentas, a saber:• Novos indicadores de desempenho definidos pela International Organization for Standardization (ISSO 11620:2008, ISO 2789:2006 e ISO/TR 281181:2009) e pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) (POLL, te BOEKHORST, 2007);• Adopção da estrutura Balanced Scorecard;• Novas dimensões da metodologia LibQUAL;• Utilização do Método de Avaliação Contingencial.
id RCAP_706dc90957929f194cc94a180a456392
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de DesempenhoEste estudo pretende ser uma revisão de algumas metodologias, de avaliação da qualidade e do desempenho dos serviços prestados nas bibliotecas e centros de informação, emergentes nos últimos cinco anos. Existe abundante literatura sobre esta matéria que se encontra profundamente ligada à gestão da qualidade.Procurou-se, de modo sumário, enumerar e promover o conhecimento de instrumentos criados e implementados em vários países do mundo. Optou-se por realçar os projectos que mais se evidenciaram a nível internacional e mostraram ser reconhecidos como instrumentos úteis e válidos para aferir, em termos quantitativos, os serviços prestados por bibliotecas públicas, académicas ou especializadas.Á biblioteca física veio adicionar-se a biblioteca digital, ambas coexistem e completam-se nos serviços de documentação. Os bibliotecários e gestores de informação têm, que gerir simultaneamente recursos humanos e de informação com, os seguintes objectivos finais: proporcionar um acesso rápido à informação; satisfazer as expectativas do utilizador e reduzir os custos dos serviços.Tendo enfoque nestas metas, vários profissionais em todo o mundo investigaram e definiram grande quantidade de metodologias para optimizar o desempenho e a qualidade dos serviços prestados nas bibliotecas. Neste contexto, é importante avaliar os serviços, uma vez que, existe a necessidade de conhecer se “os profissionais estão a oferecer os melhores serviços possíveis, aos utilizadores certos e a um preço justo” (DAVIS, 2008).A emergência das tecnologias de informação nas bibliotecas trouxe várias questões e novas abordagens. Para efectuar quantificações foram estabelecidas e alteradas, recentemente, várias ferramentas, a saber:• Novos indicadores de desempenho definidos pela International Organization for Standardization (ISSO 11620:2008, ISO 2789:2006 e ISO/TR 281181:2009) e pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) (POLL, te BOEKHORST, 2007);• Adopção da estrutura Balanced Scorecard;• Novas dimensões da metodologia LibQUAL;• Utilização do Método de Avaliação Contingencial.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2010-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/184Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 10 (2010): Politicas de Informação na Sociedade em Redereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/184https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/184/180Melo, Luiza BaptistaSampaio, Maria Imaculada Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:27Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:41.986525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho
title Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho
spellingShingle Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho
Melo, Luiza Baptista
title_short Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho
title_full Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho
title_fullStr Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho
title_full_unstemmed Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho
title_sort Medição da Qualidade em Bibliotecas e Centros de Informação: Novos Indicadores de Desempenho
author Melo, Luiza Baptista
author_facet Melo, Luiza Baptista
Sampaio, Maria Imaculada Cardoso
author_role author
author2 Sampaio, Maria Imaculada Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Luiza Baptista
Sampaio, Maria Imaculada Cardoso
description Este estudo pretende ser uma revisão de algumas metodologias, de avaliação da qualidade e do desempenho dos serviços prestados nas bibliotecas e centros de informação, emergentes nos últimos cinco anos. Existe abundante literatura sobre esta matéria que se encontra profundamente ligada à gestão da qualidade.Procurou-se, de modo sumário, enumerar e promover o conhecimento de instrumentos criados e implementados em vários países do mundo. Optou-se por realçar os projectos que mais se evidenciaram a nível internacional e mostraram ser reconhecidos como instrumentos úteis e válidos para aferir, em termos quantitativos, os serviços prestados por bibliotecas públicas, académicas ou especializadas.Á biblioteca física veio adicionar-se a biblioteca digital, ambas coexistem e completam-se nos serviços de documentação. Os bibliotecários e gestores de informação têm, que gerir simultaneamente recursos humanos e de informação com, os seguintes objectivos finais: proporcionar um acesso rápido à informação; satisfazer as expectativas do utilizador e reduzir os custos dos serviços.Tendo enfoque nestas metas, vários profissionais em todo o mundo investigaram e definiram grande quantidade de metodologias para optimizar o desempenho e a qualidade dos serviços prestados nas bibliotecas. Neste contexto, é importante avaliar os serviços, uma vez que, existe a necessidade de conhecer se “os profissionais estão a oferecer os melhores serviços possíveis, aos utilizadores certos e a um preço justo” (DAVIS, 2008).A emergência das tecnologias de informação nas bibliotecas trouxe várias questões e novas abordagens. Para efectuar quantificações foram estabelecidas e alteradas, recentemente, várias ferramentas, a saber:• Novos indicadores de desempenho definidos pela International Organization for Standardization (ISSO 11620:2008, ISO 2789:2006 e ISO/TR 281181:2009) e pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) (POLL, te BOEKHORST, 2007);• Adopção da estrutura Balanced Scorecard;• Novas dimensões da metodologia LibQUAL;• Utilização do Método de Avaliação Contingencial.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/184
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/184
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/184/180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 10 (2010): Politicas de Informação na Sociedade em Rede
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130851459465216