O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, R
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.10/1621
Resumo: Nas primeiras fases da ontogénese, quando o funcionamento relacional da díade mãe bebé, constitui o suporte do desenvolvimen- to, a criança vai organizando os alicerces do seu Eu, partindo de uma simbiose fisiológica e afectiva, numa relação onde predomina o diálogo tónico-emocional. A presença ou au- sência do outro, a dinâmica de aproximação/ afastamento, a dinâmica postural e gestual, as actividades de contenção, as sincronias rítmicas, o contacto térmico, constituem suportes essenciais à organização primária do psiquismo. Quando estes processos são inadequados, podem provocar problemas de individuação e afirmação de identidade, li- gados a ausências ou carências na relação primordial entre a mãe e o bébé. Esta pers- pectiva, leva-nos a equacionar a importân- cia da corporalidade nos processos precoces de comunicação, quando esta é mediatizada essencialmente por processos tónico-emocio- nais de comunicação, impregnados de afec- tos, desejos e emoções. Estes processos são essenciais para a constituição dos modelos internos dinâmicos que nessa fase pré-lin- guística, asseguram o sentimento de identi- dade e a possibilidade de individuação e di- ferenciação em relação ao objecto materno. Quando existem perturbações nesta dinâmi- ca evolutiva, a terapia psicomotora constitui um recurso privilegiado, possibilitando um espaço seguro e contentor, no qual, através do jogo espontâneo e simbólico, as crianças podem transformar as sensações, os atos e os afetos em pensamentos, projetos e palavras. Uma relação de vinculação desejada, permite experienciar novas formas de expressão e re- solução de conflitos, melhorando a regulação emocional e comportamental, e promovendo a capacidade de mentalização e as funções executivas, como a atenção, a memória de trabalho, o planeamento e a inibição de impulsos.
id RCAP_7071318b3a0f9fd551d0c7e4a0d39364
oai_identifier_str oai:repositorio.hff.min-saude.pt:10400.10/1621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquicaBody as first space of communication: the tonic-emotional dialogue in the beginning of psychic lifeComunicaçãoRelações mãe-filhoNas primeiras fases da ontogénese, quando o funcionamento relacional da díade mãe bebé, constitui o suporte do desenvolvimen- to, a criança vai organizando os alicerces do seu Eu, partindo de uma simbiose fisiológica e afectiva, numa relação onde predomina o diálogo tónico-emocional. A presença ou au- sência do outro, a dinâmica de aproximação/ afastamento, a dinâmica postural e gestual, as actividades de contenção, as sincronias rítmicas, o contacto térmico, constituem suportes essenciais à organização primária do psiquismo. Quando estes processos são inadequados, podem provocar problemas de individuação e afirmação de identidade, li- gados a ausências ou carências na relação primordial entre a mãe e o bébé. Esta pers- pectiva, leva-nos a equacionar a importân- cia da corporalidade nos processos precoces de comunicação, quando esta é mediatizada essencialmente por processos tónico-emocio- nais de comunicação, impregnados de afec- tos, desejos e emoções. Estes processos são essenciais para a constituição dos modelos internos dinâmicos que nessa fase pré-lin- guística, asseguram o sentimento de identi- dade e a possibilidade de individuação e di- ferenciação em relação ao objecto materno. Quando existem perturbações nesta dinâmi- ca evolutiva, a terapia psicomotora constitui um recurso privilegiado, possibilitando um espaço seguro e contentor, no qual, através do jogo espontâneo e simbólico, as crianças podem transformar as sensações, os atos e os afetos em pensamentos, projetos e palavras. Uma relação de vinculação desejada, permite experienciar novas formas de expressão e re- solução de conflitos, melhorando a regulação emocional e comportamental, e promovendo a capacidade de mentalização e as funções executivas, como a atenção, a memória de trabalho, o planeamento e a inibição de impulsos.In the early stages of ontogenesis, when the support for development relies upon the re- lational function of the mother–baby dyad, the child will organise the foundation of the Self. This process involves a physiological and emotional symbiosis, in a relation with predo- minance of a tonic-emotional dialogue. The presence or absence of the other, the dynamics of nearness/farness, the postural and gestural dynamics, the containment activities, rhyth- mic synchronicities and thermal contact, are essential supports to primary organization of the psyche. When these processes are ina- dequate, they can cause problems of indivi- duation and affirmation of identity, linked to absences or deficiencies in the primary rela - tionship between mother and baby. This pers- pective leads us to equate the importance of corporeality in the early processes of commu- nication when they are mediated primarily by tonic-emotional processes of communication, imbued with affections, desires and emotions. These processes are essential to the organiza- tion of the internal processes that make up this pre-linguistic phase, based on the orga- nization of body schema, ensuring a sense of identity and the possibility of individuation and differentiation from the maternal object. When there are disruptions in this evolutio- nary dynamics, psychomotor therapy is a pri- vileged resource, providing a safe and contai- ner space in which through spontaneous and symbolic play, children learn to transform the feelings, acts and affections in thoughts, pro- jects and words. A desired relationship, allows to experience new forms of expression and conflict resolution, improving emotional and behavioural regulation, and promoting men- toring capacity and executive functions (such as attention, working memory, planning and inhibition of impulses).Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.Repositório do Hospital Prof. Doutor Fernando FonsecaMartins, R2016-05-03T14:50:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.10/1621porPsilogos. 2015; 13(1): 34-432182-3146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:52:22Zoai:repositorio.hff.min-saude.pt:10400.10/1621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:52:41.795509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica
Body as first space of communication: the tonic-emotional dialogue in the beginning of psychic life
title O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica
spellingShingle O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica
Martins, R
Comunicação
Relações mãe-filho
title_short O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica
title_full O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica
title_fullStr O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica
title_full_unstemmed O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica
title_sort O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica
author Martins, R
author_facet Martins, R
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, R
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Relações mãe-filho
topic Comunicação
Relações mãe-filho
description Nas primeiras fases da ontogénese, quando o funcionamento relacional da díade mãe bebé, constitui o suporte do desenvolvimen- to, a criança vai organizando os alicerces do seu Eu, partindo de uma simbiose fisiológica e afectiva, numa relação onde predomina o diálogo tónico-emocional. A presença ou au- sência do outro, a dinâmica de aproximação/ afastamento, a dinâmica postural e gestual, as actividades de contenção, as sincronias rítmicas, o contacto térmico, constituem suportes essenciais à organização primária do psiquismo. Quando estes processos são inadequados, podem provocar problemas de individuação e afirmação de identidade, li- gados a ausências ou carências na relação primordial entre a mãe e o bébé. Esta pers- pectiva, leva-nos a equacionar a importân- cia da corporalidade nos processos precoces de comunicação, quando esta é mediatizada essencialmente por processos tónico-emocio- nais de comunicação, impregnados de afec- tos, desejos e emoções. Estes processos são essenciais para a constituição dos modelos internos dinâmicos que nessa fase pré-lin- guística, asseguram o sentimento de identi- dade e a possibilidade de individuação e di- ferenciação em relação ao objecto materno. Quando existem perturbações nesta dinâmi- ca evolutiva, a terapia psicomotora constitui um recurso privilegiado, possibilitando um espaço seguro e contentor, no qual, através do jogo espontâneo e simbólico, as crianças podem transformar as sensações, os atos e os afetos em pensamentos, projetos e palavras. Uma relação de vinculação desejada, permite experienciar novas formas de expressão e re- solução de conflitos, melhorando a regulação emocional e comportamental, e promovendo a capacidade de mentalização e as funções executivas, como a atenção, a memória de trabalho, o planeamento e a inibição de impulsos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-05-03T14:50:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.10/1621
url http://hdl.handle.net/10400.10/1621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psilogos. 2015; 13(1): 34-43
2182-3146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.
publisher.none.fl_str_mv Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554254680817664