O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.10/1621 |
Resumo: | Nas primeiras fases da ontogénese, quando o funcionamento relacional da díade mãe bebé, constitui o suporte do desenvolvimen- to, a criança vai organizando os alicerces do seu Eu, partindo de uma simbiose fisiológica e afectiva, numa relação onde predomina o diálogo tónico-emocional. A presença ou au- sência do outro, a dinâmica de aproximação/ afastamento, a dinâmica postural e gestual, as actividades de contenção, as sincronias rítmicas, o contacto térmico, constituem suportes essenciais à organização primária do psiquismo. Quando estes processos são inadequados, podem provocar problemas de individuação e afirmação de identidade, li- gados a ausências ou carências na relação primordial entre a mãe e o bébé. Esta pers- pectiva, leva-nos a equacionar a importân- cia da corporalidade nos processos precoces de comunicação, quando esta é mediatizada essencialmente por processos tónico-emocio- nais de comunicação, impregnados de afec- tos, desejos e emoções. Estes processos são essenciais para a constituição dos modelos internos dinâmicos que nessa fase pré-lin- guística, asseguram o sentimento de identi- dade e a possibilidade de individuação e di- ferenciação em relação ao objecto materno. Quando existem perturbações nesta dinâmi- ca evolutiva, a terapia psicomotora constitui um recurso privilegiado, possibilitando um espaço seguro e contentor, no qual, através do jogo espontâneo e simbólico, as crianças podem transformar as sensações, os atos e os afetos em pensamentos, projetos e palavras. Uma relação de vinculação desejada, permite experienciar novas formas de expressão e re- solução de conflitos, melhorando a regulação emocional e comportamental, e promovendo a capacidade de mentalização e as funções executivas, como a atenção, a memória de trabalho, o planeamento e a inibição de impulsos. |
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O corpo como primeiro espaço de comunicação: o diálogo tónico-emocional no nascimento da vida psíquicaBody as first space of communication: the tonic-emotional dialogue in the beginning of psychic lifeComunicaçãoRelações mãe-filhoNas primeiras fases da ontogénese, quando o funcionamento relacional da díade mãe bebé, constitui o suporte do desenvolvimen- to, a criança vai organizando os alicerces do seu Eu, partindo de uma simbiose fisiológica e afectiva, numa relação onde predomina o diálogo tónico-emocional. A presença ou au- sência do outro, a dinâmica de aproximação/ afastamento, a dinâmica postural e gestual, as actividades de contenção, as sincronias rítmicas, o contacto térmico, constituem suportes essenciais à organização primária do psiquismo. Quando estes processos são inadequados, podem provocar problemas de individuação e afirmação de identidade, li- gados a ausências ou carências na relação primordial entre a mãe e o bébé. Esta pers- pectiva, leva-nos a equacionar a importân- cia da corporalidade nos processos precoces de comunicação, quando esta é mediatizada essencialmente por processos tónico-emocio- nais de comunicação, impregnados de afec- tos, desejos e emoções. Estes processos são essenciais para a constituição dos modelos internos dinâmicos que nessa fase pré-lin- guística, asseguram o sentimento de identi- dade e a possibilidade de individuação e di- ferenciação em relação ao objecto materno. Quando existem perturbações nesta dinâmi- ca evolutiva, a terapia psicomotora constitui um recurso privilegiado, possibilitando um espaço seguro e contentor, no qual, através do jogo espontâneo e simbólico, as crianças podem transformar as sensações, os atos e os afetos em pensamentos, projetos e palavras. Uma relação de vinculação desejada, permite experienciar novas formas de expressão e re- solução de conflitos, melhorando a regulação emocional e comportamental, e promovendo a capacidade de mentalização e as funções executivas, como a atenção, a memória de trabalho, o planeamento e a inibição de impulsos.In the early stages of ontogenesis, when the support for development relies upon the re- lational function of the mother–baby dyad, the child will organise the foundation of the Self. This process involves a physiological and emotional symbiosis, in a relation with predo- minance of a tonic-emotional dialogue. The presence or absence of the other, the dynamics of nearness/farness, the postural and gestural dynamics, the containment activities, rhyth- mic synchronicities and thermal contact, are essential supports to primary organization of the psyche. When these processes are ina- dequate, they can cause problems of indivi- duation and affirmation of identity, linked to absences or deficiencies in the primary rela - tionship between mother and baby. This pers- pective leads us to equate the importance of corporeality in the early processes of commu- nication when they are mediated primarily by tonic-emotional processes of communication, imbued with affections, desires and emotions. These processes are essential to the organiza- tion of the internal processes that make up this pre-linguistic phase, based on the orga- nization of body schema, ensuring a sense of identity and the possibility of individuation and differentiation from the maternal object. When there are disruptions in this evolutio- nary dynamics, psychomotor therapy is a pri- vileged resource, providing a safe and contai- ner space in which through spontaneous and symbolic play, children learn to transform the feelings, acts and affections in thoughts, pro- jects and words. A desired relationship, allows to experience new forms of expression and conflict resolution, improving emotional and behavioural regulation, and promoting men- toring capacity and executive functions (such as attention, working memory, planning and inhibition of impulses).Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.Repositório do Hospital Prof. Doutor Fernando FonsecaMartins, R2016-05-03T14:50:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.10/1621porPsilogos. 2015; 13(1): 34-432182-3146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:52:22Zoai:repositorio.hff.min-saude.pt:10400.10/1621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:52:41.795509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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