Análise estrutural de vias-férreas com incorporação de materiais não tradicionais nas camadas granulares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/111197 |
Resumo: | Com vista a otimizar e tornar ainda mais sustentável o transporte ferroviário, há cada vez maior interesse em incorporar materiais não tradicionais na sua infraestrutura, em alternativa aos materiais naturais, resultando em benefícios tanto económicos como ambientais. Neste contexto e no seguimento de estudos anteriores, surgiu a oportunidade de contribuir para o estudo do Agregado Siderúrgico Inerte para a Construção (ASIC) com o acréscimo de partículas de borracha, como materiais alternativos para a camada de balastro ferroviário. Neste trabalho, são simuladas situações de passagem de comboio nas vias-férreas balastradas, através da modelação numérica pelo Método de Elementos Finitos, utilizando um programa de cálculo disponível para o efeito, o programa Pegasus. A calibração do programa, decorreu a partir de um modelo de referência, com a sua calibração efetuada por parâmetros mecânicos e geométricos, aproximando os seus resultados aos obtidos anteriormente por medições em campo. O estudo paramétrico, efetuado com o programa Pegasus, persegue a comparação entre os materiais alternativos referidos acima e o balastro convencional (granítico). O objetivo desta análise é avaliar o desempenho destes materiais, em relação aos seus estados de tensão, gerados pelos efeitos dinâmicos originados da passagem dos veículos nas estruturas ferroviárias. |
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