Estratégias comunicacionais de Serralves: do espaço físico ao espaço multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Sofia Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10148
Resumo: O presente estudo visa a análise das estratégias comunicacionais do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (MACS) através da observação da articulação entre o espaço expositivo e os espaços multimédia criados pela instituição. Esta tese pretende investigar a importância dos espaços de exposição, físico e digital, e de que forma estes se tornam ambientes dinamizadores de novas experiências e interpretações das obras por parte do público. Nesse sentido, dar-se­á ênfase à análise das características físicas do Museu e às formas de como as novas tecnologias, tais como guias multimédia, podem ser uma boa aposta para a instituição. Para a análise das novas tecnologias usadas pelo Museu será feito um estudo a várias ferramentas multimédia de carácter museológico que, como o que foi pensado para Serralves, servem de apoio à sua comunicação/divulgação. Serão também efetuados contactos com a instituição em estudo para recolher informação acerca das plataformas adotadas. O interesse do estudo reside na percepção do impacto das novas tecnologias digitais num espaço, comunicacional complexo, como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, nas práticas e nos métodos expositivos, assim como nas suas formas de relacionamento com os vários públicos. Assim, uma análise sobre o Museu de Arte Contemporânea de Serralves será fundamental, servindo de base para se pensar no espaço museológico enquanto espaço comunicacional complexo, privilegiado e enriquecedor a novos desafios comunicacionais. Pretende-se assim, perceber o dinamismo comunicacional criado e a forma como o recurso às novas tecnologias é propicio à interação entre o Museu, os públicos e o artista.
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