Estratégias de comunicação na relação médico doente em medicina dentária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/25444 |
Resumo: | Tese de mestrado, Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Dentária, 2013 |
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Estratégias de comunicação na relação médico doente em medicina dentáriaSaúde oralTeses de mestrado - 2013Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina ClínicaTese de mestrado, Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Dentária, 2013Objectivo: O propósito desta revisão bibliográfica foi o de salientar as principais técnicas que permitem ajudar a melhorar a abordagem dos médicos dentistas aos seus doentes, cimentando esta relação profissional e trazendo daí benefícios para a sua prática clínica. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada durante os meses de Fevereiro e Março de 2013 na biblioteca do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, utilizando a base de dados da Literatura Internacional, MEDLINE. Dos 388 resultados restringidos a artigos em inglês, disponíveis na sua versão completa, acessíveis à biblioteca, referentes unicamente a seres humanos e que incluíssem revisões sistemáticas, meta-análises e revisões que fossem consideradas relevantes para a pesquisa, consideraram-se 52 artigos. As listas de referência bibliográfica dos artigos incluídos foram também utlizadas para citações adicionais. Na execução do ponto I, a consulta de dados estatísticos foi realizada através dos sites institucionais de referência para cada matéria discutida. Resultados: As técnicas de comunicação exploram formas verbais e não verbais, bem como o marketing externo (que é alusivo à publicidade) e o marketing interno, o qual faz referência aos valores humanos no consultório. A postura do médico dentista deve incidir na perceção específica e preferencial de compreensão de cada doente de forma individual, devendo, neste sentido, conhecer os fatores que mais os satisfazem e os fazem regressar ao consultório. Conclusão: Uma comunicação efetiva deve permitir a consciencialização do conceito de saúde e respetivos riscos, a aceitação do plano de tratamento, maiores taxas de cumprimento das recomendações e, consequentemente, uma maior satisfação de todos os envolvidos, assim como permitir a construção de uma relação de lealdade e fidelidade a longo prazo.Objective: The purpose of this literature review was to point out the main techniques that can help to improve the approach of dentists to their patients, cementing this relationship work and then bringing benefits to their private practice. Methods: The survey was conducted during the months of February and March 2013 in the library of the Karolinska Institute in Stockholm, Sweden, using the database of the International Literature, MEDLINE. Of the 388 results restricted to English language articles available in full version, accessible to the library, referring only to human beings, and including systematic reviews, meta-analyzes and reviews that were considered relevant to the search, 52 articles were considered. The bibliographic reference lists of the included articles were also used for additional citations. In implementing Section I, the query for statistics data was performed using institutional reference sites to each subject discussed. Results: Communication techniques exploit the verbal and non-verbal as well as external marketing (which is allusive to advertising) and internal marketing, which refers to human values in the office. The posture of the dentist should focus on specific perception and prefered understanding of each patient individually, and in this sense, to know the fators that satisfy them and make them return to the office. Conclusion: Effective communication should allow the awareness of the concept of health and associated risks, acceptance of the treatment plan, a higher rate of compliance of the recommendations and, consequently, greater satisfaction of all involved, as well as building a relationship of loyalty and long-term fidelity.Mourão, João Tiago Cardoso GonçalvesRepositório da Universidade de LisboaAlbuquerque, Mafalda Martins de2016-12-28T11:53:30Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25444TID:201275198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:14:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:10.458785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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