Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Ana Patrícia Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20076
Resumo: O presente relatório de estágio, inserido na Atividade de Aprofundamento Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora (AACP), efetuado na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira (CET), teve como principal objetivo descrever o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2018/2019, nas sessões de psicomotricidade. De modo a enquadrar o contexto clínico onde decorreu o estágio, foi realizada uma investigação acerca do desenvolvimento e as diferentes áreas em que se encontra dividido. Posteriormente, foram selecionadas e avaliadas individualmente duas crianças para serem alvo de estudo durante 6 meses. Na criança em idade pré-escolar, a escala utilizada foi a PDMS- 2. Para a criança em idade escolar foram usados dois instrumentos de avaliação: a Bateria Psicomotora, de Vítor da Fonseca (2007) e o Teste de Avaliação da Linguagem Oral, da Inês Sim-Sim (1998). Após a avaliação foi definido um programa de intervenção psicomotora para cada uma das crianças, a fim de potenciar as áreas onde se evidenciaram mais dificuldades. No final do período de intervenção, foi possível observar evoluções significativas em ambos os casos.
id RCAP_708b5c62f84698f6103fa4f739a88394
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia TeixeiraAvaliação psicomotoraBateria PsicomotoraDesenvolvimento psicomotorPDMS-2Programa de IntervençãoTeste de avaliação da linguagemPDMS-2Oral language assessment testIntervention programPsychomotor batteryPsychomotor developmentPsychomotor evaluationDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório de estágio, inserido na Atividade de Aprofundamento Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora (AACP), efetuado na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira (CET), teve como principal objetivo descrever o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2018/2019, nas sessões de psicomotricidade. De modo a enquadrar o contexto clínico onde decorreu o estágio, foi realizada uma investigação acerca do desenvolvimento e as diferentes áreas em que se encontra dividido. Posteriormente, foram selecionadas e avaliadas individualmente duas crianças para serem alvo de estudo durante 6 meses. Na criança em idade pré-escolar, a escala utilizada foi a PDMS- 2. Para a criança em idade escolar foram usados dois instrumentos de avaliação: a Bateria Psicomotora, de Vítor da Fonseca (2007) e o Teste de Avaliação da Linguagem Oral, da Inês Sim-Sim (1998). Após a avaliação foi definido um programa de intervenção psicomotora para cada uma das crianças, a fim de potenciar as áreas onde se evidenciaram mais dificuldades. No final do período de intervenção, foi possível observar evoluções significativas em ambos os casos.This report about the internship, inserted in the Atividade de Aprofundamento Competências Profissionais (AACP), Mestrado em Reabilitação Psicomotora, done in the Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira (CET), had as its main goal to describe the work done throughout the years of 2018/2019, in psychomotor sessions. In order to frame the clinical context in which the internship took place, an investigation was done on the development of different areas in which it is divided. Later, two children were selected, studied and individually evaluated during sixmonths. While analysing the child who attended preschool, the PDMS-2 scale was adopted awhereas while studying the one who attended school, two distinct methods were adopted: the Psychomotor Battery, by Vítor da Fonseca (2007) and the Oral Language Assessment Test, by Inês Sim-Sim (1998). After the evaluation, a psychomotor intervention program was defined for each of the children, in order to develop their weakest areas. By the end of the intervention period, significant progress was evident in both cases.Ferreira, Marco Paulo MaiaRepositório da Universidade de LisboaFerraz, Ana Patrícia Carvalho2020-05-09T16:13:05Z2020-02-192020-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20076TID:202454509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:32Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:53.244370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
title Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
spellingShingle Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
Ferraz, Ana Patrícia Carvalho
Avaliação psicomotora
Bateria Psicomotora
Desenvolvimento psicomotor
PDMS-2
Programa de Intervenção
Teste de avaliação da linguagem
PDMS-2
Oral language assessment test
Intervention program
Psychomotor battery
Psychomotor development
Psychomotor evaluation
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
title_full Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
title_fullStr Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
title_full_unstemmed Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
title_sort Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
author Ferraz, Ana Patrícia Carvalho
author_facet Ferraz, Ana Patrícia Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Marco Paulo Maia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Ana Patrícia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicomotora
Bateria Psicomotora
Desenvolvimento psicomotor
PDMS-2
Programa de Intervenção
Teste de avaliação da linguagem
PDMS-2
Oral language assessment test
Intervention program
Psychomotor battery
Psychomotor development
Psychomotor evaluation
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Avaliação psicomotora
Bateria Psicomotora
Desenvolvimento psicomotor
PDMS-2
Programa de Intervenção
Teste de avaliação da linguagem
PDMS-2
Oral language assessment test
Intervention program
Psychomotor battery
Psychomotor development
Psychomotor evaluation
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description O presente relatório de estágio, inserido na Atividade de Aprofundamento Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora (AACP), efetuado na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira (CET), teve como principal objetivo descrever o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2018/2019, nas sessões de psicomotricidade. De modo a enquadrar o contexto clínico onde decorreu o estágio, foi realizada uma investigação acerca do desenvolvimento e as diferentes áreas em que se encontra dividido. Posteriormente, foram selecionadas e avaliadas individualmente duas crianças para serem alvo de estudo durante 6 meses. Na criança em idade pré-escolar, a escala utilizada foi a PDMS- 2. Para a criança em idade escolar foram usados dois instrumentos de avaliação: a Bateria Psicomotora, de Vítor da Fonseca (2007) e o Teste de Avaliação da Linguagem Oral, da Inês Sim-Sim (1998). Após a avaliação foi definido um programa de intervenção psicomotora para cada uma das crianças, a fim de potenciar as áreas onde se evidenciaram mais dificuldades. No final do período de intervenção, foi possível observar evoluções significativas em ambos os casos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-09T16:13:05Z
2020-02-19
2020-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20076
TID:202454509
url http://hdl.handle.net/10400.5/20076
identifier_str_mv TID:202454509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131141238685696