Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20076 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, inserido na Atividade de Aprofundamento Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora (AACP), efetuado na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira (CET), teve como principal objetivo descrever o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2018/2019, nas sessões de psicomotricidade. De modo a enquadrar o contexto clínico onde decorreu o estágio, foi realizada uma investigação acerca do desenvolvimento e as diferentes áreas em que se encontra dividido. Posteriormente, foram selecionadas e avaliadas individualmente duas crianças para serem alvo de estudo durante 6 meses. Na criança em idade pré-escolar, a escala utilizada foi a PDMS- 2. Para a criança em idade escolar foram usados dois instrumentos de avaliação: a Bateria Psicomotora, de Vítor da Fonseca (2007) e o Teste de Avaliação da Linguagem Oral, da Inês Sim-Sim (1998). Após a avaliação foi definido um programa de intervenção psicomotora para cada uma das crianças, a fim de potenciar as áreas onde se evidenciaram mais dificuldades. No final do período de intervenção, foi possível observar evoluções significativas em ambos os casos. |
id |
RCAP_708b5c62f84698f6103fa4f739a88394 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20076 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia TeixeiraAvaliação psicomotoraBateria PsicomotoraDesenvolvimento psicomotorPDMS-2Programa de IntervençãoTeste de avaliação da linguagemPDMS-2Oral language assessment testIntervention programPsychomotor batteryPsychomotor developmentPsychomotor evaluationDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório de estágio, inserido na Atividade de Aprofundamento Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora (AACP), efetuado na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira (CET), teve como principal objetivo descrever o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2018/2019, nas sessões de psicomotricidade. De modo a enquadrar o contexto clínico onde decorreu o estágio, foi realizada uma investigação acerca do desenvolvimento e as diferentes áreas em que se encontra dividido. Posteriormente, foram selecionadas e avaliadas individualmente duas crianças para serem alvo de estudo durante 6 meses. Na criança em idade pré-escolar, a escala utilizada foi a PDMS- 2. Para a criança em idade escolar foram usados dois instrumentos de avaliação: a Bateria Psicomotora, de Vítor da Fonseca (2007) e o Teste de Avaliação da Linguagem Oral, da Inês Sim-Sim (1998). Após a avaliação foi definido um programa de intervenção psicomotora para cada uma das crianças, a fim de potenciar as áreas onde se evidenciaram mais dificuldades. No final do período de intervenção, foi possível observar evoluções significativas em ambos os casos.This report about the internship, inserted in the Atividade de Aprofundamento Competências Profissionais (AACP), Mestrado em Reabilitação Psicomotora, done in the Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira (CET), had as its main goal to describe the work done throughout the years of 2018/2019, in psychomotor sessions. In order to frame the clinical context in which the internship took place, an investigation was done on the development of different areas in which it is divided. Later, two children were selected, studied and individually evaluated during sixmonths. While analysing the child who attended preschool, the PDMS-2 scale was adopted awhereas while studying the one who attended school, two distinct methods were adopted: the Psychomotor Battery, by Vítor da Fonseca (2007) and the Oral Language Assessment Test, by Inês Sim-Sim (1998). After the evaluation, a psychomotor intervention program was defined for each of the children, in order to develop their weakest areas. By the end of the intervention period, significant progress was evident in both cases.Ferreira, Marco Paulo MaiaRepositório da Universidade de LisboaFerraz, Ana Patrícia Carvalho2020-05-09T16:13:05Z2020-02-192020-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20076TID:202454509porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:32Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:53.244370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira |
title |
Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira |
spellingShingle |
Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira Ferraz, Ana Patrícia Carvalho Avaliação psicomotora Bateria Psicomotora Desenvolvimento psicomotor PDMS-2 Programa de Intervenção Teste de avaliação da linguagem PDMS-2 Oral language assessment test Intervention program Psychomotor battery Psychomotor development Psychomotor evaluation Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
title_short |
Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira |
title_full |
Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira |
title_fullStr |
Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira |
title_full_unstemmed |
Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira |
title_sort |
Prática clínica em perturbações do neurodesenvolvimento : a intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira |
author |
Ferraz, Ana Patrícia Carvalho |
author_facet |
Ferraz, Ana Patrícia Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Marco Paulo Maia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Ana Patrícia Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação psicomotora Bateria Psicomotora Desenvolvimento psicomotor PDMS-2 Programa de Intervenção Teste de avaliação da linguagem PDMS-2 Oral language assessment test Intervention program Psychomotor battery Psychomotor development Psychomotor evaluation Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
topic |
Avaliação psicomotora Bateria Psicomotora Desenvolvimento psicomotor PDMS-2 Programa de Intervenção Teste de avaliação da linguagem PDMS-2 Oral language assessment test Intervention program Psychomotor battery Psychomotor development Psychomotor evaluation Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
description |
O presente relatório de estágio, inserido na Atividade de Aprofundamento Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora (AACP), efetuado na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira (CET), teve como principal objetivo descrever o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2018/2019, nas sessões de psicomotricidade. De modo a enquadrar o contexto clínico onde decorreu o estágio, foi realizada uma investigação acerca do desenvolvimento e as diferentes áreas em que se encontra dividido. Posteriormente, foram selecionadas e avaliadas individualmente duas crianças para serem alvo de estudo durante 6 meses. Na criança em idade pré-escolar, a escala utilizada foi a PDMS- 2. Para a criança em idade escolar foram usados dois instrumentos de avaliação: a Bateria Psicomotora, de Vítor da Fonseca (2007) e o Teste de Avaliação da Linguagem Oral, da Inês Sim-Sim (1998). Após a avaliação foi definido um programa de intervenção psicomotora para cada uma das crianças, a fim de potenciar as áreas onde se evidenciaram mais dificuldades. No final do período de intervenção, foi possível observar evoluções significativas em ambos os casos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-09T16:13:05Z 2020-02-19 2020-02-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20076 TID:202454509 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20076 |
identifier_str_mv |
TID:202454509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131141238685696 |