Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12003 |
Resumo: | O presente relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada que desenvolvemos em contexto de Educação Pré-Escolar, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com crianças de 5 anos de idade e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa Instituição pertencente à rede pública, com crianças de 8 e 9 anos de idade. Ao longo da nossa ação educativa, tivemos em consideração a individualidade da criança. Tínhamos como intencionalidade educativa promover a construção de saberes que resultassem da ação das crianças, ou seja, que surgisse das suas motivações e dos seus interesses. Deste modo, a orientação que a nossa ação educativa seguiu, está diretamente relacionada com a problemática da nossa pesquisa no âmbito deste relatório. A investigação teve como questões de partida: Em que medida a metodologia de trabalho de projeto contribui para que as crianças desenvolvam aprendizagens significativas? De que forma a metodologia de trabalho de projeto se desenvolve em contexto da Educação Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Que diferenças podemos encontrar? Neste sentido, definiram-se os seguintes objetivos: i) Identificar como as crianças desenvolvem aprendizagens significativas; ii) Reconhecer a importância das aprendizagens significativas; iii) Compreender como se processa a metodologia de trabalho de projeto em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Definidas as questões e os objetivos que iam sustentar a nossa investigação foi fundamental focarmos a nossa atenção na compreensão do processo pelo qual podiam ser potenciadas as aprendizagens significativas através da metodologia de trabalho de projeto. Por isso, durante a intervenção pedagógica os interesses, as necessidades e as curiosidades das crianças foram o nosso ponto de partida para gerar situações diversificadas, permitindo essas aprendizagens. Para tal, foi fundamental ao longo de toda ação educativa assumirmos uma atitude reflexiva e investigativa, com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, através de uma reflexão consciente e informada sobre a ação valorizando a voz da criança e a sua competência participativa. Assim, o estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa/quantitativa e, para tal, recorremos a técnicas e instrumentos que contribuíram para a recolha de dados e posterior análise. Os projetos desenvolvidos em ambos os contextos tinham caraterísticas diferentes, mas as fases que seguimos foram iguais. Atendemos aos interesses e às necessidades das crianças e procurou-se evidenciar o papel da ação na construção de aprendizagens significativas, com o intuito de facultar momentos de aprendizagem relevantes para o crescimento e desenvolvimento da criança. |
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Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoMetodologia de trabalho de projetoO presente relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada que desenvolvemos em contexto de Educação Pré-Escolar, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com crianças de 5 anos de idade e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa Instituição pertencente à rede pública, com crianças de 8 e 9 anos de idade. Ao longo da nossa ação educativa, tivemos em consideração a individualidade da criança. Tínhamos como intencionalidade educativa promover a construção de saberes que resultassem da ação das crianças, ou seja, que surgisse das suas motivações e dos seus interesses. Deste modo, a orientação que a nossa ação educativa seguiu, está diretamente relacionada com a problemática da nossa pesquisa no âmbito deste relatório. A investigação teve como questões de partida: Em que medida a metodologia de trabalho de projeto contribui para que as crianças desenvolvam aprendizagens significativas? De que forma a metodologia de trabalho de projeto se desenvolve em contexto da Educação Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Que diferenças podemos encontrar? Neste sentido, definiram-se os seguintes objetivos: i) Identificar como as crianças desenvolvem aprendizagens significativas; ii) Reconhecer a importância das aprendizagens significativas; iii) Compreender como se processa a metodologia de trabalho de projeto em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Definidas as questões e os objetivos que iam sustentar a nossa investigação foi fundamental focarmos a nossa atenção na compreensão do processo pelo qual podiam ser potenciadas as aprendizagens significativas através da metodologia de trabalho de projeto. Por isso, durante a intervenção pedagógica os interesses, as necessidades e as curiosidades das crianças foram o nosso ponto de partida para gerar situações diversificadas, permitindo essas aprendizagens. Para tal, foi fundamental ao longo de toda ação educativa assumirmos uma atitude reflexiva e investigativa, com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, através de uma reflexão consciente e informada sobre a ação valorizando a voz da criança e a sua competência participativa. Assim, o estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa/quantitativa e, para tal, recorremos a técnicas e instrumentos que contribuíram para a recolha de dados e posterior análise. Os projetos desenvolvidos em ambos os contextos tinham caraterísticas diferentes, mas as fases que seguimos foram iguais. Atendemos aos interesses e às necessidades das crianças e procurou-se evidenciar o papel da ação na construção de aprendizagens significativas, com o intuito de facultar momentos de aprendizagem relevantes para o crescimento e desenvolvimento da criança.This report focuses on the Supervised Teaching Practice developed in the context of pre-school education, a private institution of social solidarity with children with 5 years old and in the context of the 1st cycle of basic education, an institution belonging to the network public with children with 8 and 9 years old. Throughout our educational activity we had in mind the child's individuality. As an educational intentionality promote the construction of knowledge that resulted from the action of children, namely that arose their motivations and their interests. Thus, the direction that our educational action followed, is directly related to the problem of our research in the report. The investigation had as a starting questions: To what extent the project work methodology helps children to develop meaningful learning? How does the project work takes place in the context of pre-school education and in the context of the 1st cycle of basic education? What differences can we find? In this sense, we defined the following objectives: i) Identify how children develop meaningful learning; ii) recognize the importance of meaningful learning; iii) understand how it handles the design work methodology in the context of pre-school education and in the context of 1st cycle of basic education. Defined the issues and goals that would support our research was fundamental focus our attention on understanding the process by which they could be enhanced meaningful learning through project work methodology. Therefore, during the pedagogical intervention interests, needs and curiosities of the children were our starting point to generate diverse situations, allowing this learning. For such, it was important throughout educational activities assume a reflective and investigative attitude in order to improve the process of teaching and learning, through a conscious reflection and informed of the action and enhance the child's voice and their participatory competence. Thus, the study is part of a qualitative / quantitative approach and to this end we resort to techniques and instruments that contributed to the collection of data and subsequent analysis. The projects developed in both contexts have different characteristics, but the phases that follow are the same. We serve the interests and needs of children and sought to highlight the role of action in the construction of meaningful learning, in order to provide relevant learning moments for the growth and development of children.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBSousa, Ana Cláudia Queirós de2015-07-30T09:08:28Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12003TID:201989786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:10Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:26.936959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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