Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Luísa Raquel Sargo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1660
Resumo: O presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2016/2017 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Pretende-se deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes áreas de intervenção: prática letiva, atividades de integração no meio e atividades de natureza científico-pedagógica. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de secundário (12º ano) e numa turma de 2º ciclo (6ºano). Seguimos de forma cíclica as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção, sendo que a prática letiva englobou ainda a organização e conceção de um instrumento de observação para a assistência às aulas dos colegas de estágio e do orientador cooperante. As atividades de integração no meio englobaram a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. A caraterização da turma tem como objetivo realizar uma análise minuciosa da turma, fundamental na gestão do processo ensino-aprendizagem. Na ação de extensão curricular procurou-se promover a interação entre os elementos do conselho de turma, alunos e encarregados de educação, através de uma atividade de promoção de um estilo de vida saudável e que contemplou o geocaching, o stand up paddle e a canoagem. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito fornecer aos professores ferramentas de trabalho, que os auxiliem na sua intervenção. O Estágio Pedagógico foi uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã.
id RCAP_70a2a7042afe1f5470621776cbe02243
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEstágio pedagógicoEscolaEducação físicaPrática letivaEducational placementSchoolPhysical educationLearner practiceEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2016/2017 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Pretende-se deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes áreas de intervenção: prática letiva, atividades de integração no meio e atividades de natureza científico-pedagógica. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de secundário (12º ano) e numa turma de 2º ciclo (6ºano). Seguimos de forma cíclica as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção, sendo que a prática letiva englobou ainda a organização e conceção de um instrumento de observação para a assistência às aulas dos colegas de estágio e do orientador cooperante. As atividades de integração no meio englobaram a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. A caraterização da turma tem como objetivo realizar uma análise minuciosa da turma, fundamental na gestão do processo ensino-aprendizagem. Na ação de extensão curricular procurou-se promover a interação entre os elementos do conselho de turma, alunos e encarregados de educação, através de uma atividade de promoção de um estilo de vida saudável e que contemplou o geocaching, o stand up paddle e a canoagem. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito fornecer aos professores ferramentas de trabalho, que os auxiliem na sua intervenção. O Estágio Pedagógico foi uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã.This essay aims to explain and consider the activities developed throughout the term year of 2016-2017 at Gonçalves Zarco primary and secondary school during an Educational Placement. For that reason it is intended to justify and evaluate the methodological and didactic approaches carried out in the following areas: learner practice; environment focused activities and scientific–educational approaches. The learner practice was a crucial element of the educational placement which allowed acting in a year 8 and year 13 classes by monitoring, planning, implementing, and evaluating the intervention phases in a cyclic manner. The learner practice also incorporated the creation and organization of an instrument for observation of the fellow internships students and the supportive mentor. The activities of integration in the environment included the characterization of the class and the achievement of curricular extension. The characterization of the class is based on a detailed evaluation of the same which is vital in the management of the learning teaching process. In the curriculum extension action the aim was to promote interaction amongst class reps, students and guardians by means of a healthy lifestyle promotion that incorporated geocaching, stand up paddle and canoeing. The scientific -educational activities were designed to provide teachers with equipment that would further assist them in their intervention. The Educational Placement was an essential learning experience adding to our training as teachers. The EP proved to be an experience of great complicity and educational sharing which does not only involve teaching the pupils but also encompasses the ability to manage and reflect processes using critical analysis of several factors that allow for more coherent decision making in accordance with the established goals. On the whole the Educational Placement was established on the drive to incite transformations in each individual as Physical education is a resource where the teacher is believed to be the catalyzing agent that stimulates the potential and develops abilities that provide the pupils with skills to adapt to the current and upcoming society.Rodrigues, Ana José AguiarDigitUMaMendonça, Luísa Raquel Sargo2017-10-06T15:06:17Z2017-07-11T00:00:00Z2017-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1660201720531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:22.878032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
spellingShingle Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Mendonça, Luísa Raquel Sargo
Estágio pedagógico
Escola
Educação física
Prática letiva
Educational placement
School
Physical education
Learner practice
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_fullStr Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full_unstemmed Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_sort Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
author Mendonça, Luísa Raquel Sargo
author_facet Mendonça, Luísa Raquel Sargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana José Aguiar
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Luísa Raquel Sargo
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Escola
Educação física
Prática letiva
Educational placement
School
Physical education
Learner practice
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Escola
Educação física
Prática letiva
Educational placement
School
Physical education
Learner practice
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2016/2017 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Pretende-se deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes áreas de intervenção: prática letiva, atividades de integração no meio e atividades de natureza científico-pedagógica. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de secundário (12º ano) e numa turma de 2º ciclo (6ºano). Seguimos de forma cíclica as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção, sendo que a prática letiva englobou ainda a organização e conceção de um instrumento de observação para a assistência às aulas dos colegas de estágio e do orientador cooperante. As atividades de integração no meio englobaram a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. A caraterização da turma tem como objetivo realizar uma análise minuciosa da turma, fundamental na gestão do processo ensino-aprendizagem. Na ação de extensão curricular procurou-se promover a interação entre os elementos do conselho de turma, alunos e encarregados de educação, através de uma atividade de promoção de um estilo de vida saudável e que contemplou o geocaching, o stand up paddle e a canoagem. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito fornecer aos professores ferramentas de trabalho, que os auxiliem na sua intervenção. O Estágio Pedagógico foi uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-06T15:06:17Z
2017-07-11T00:00:00Z
2017-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1660
201720531
url http://hdl.handle.net/10400.13/1660
identifier_str_mv 201720531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129914166738944