Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintal, José Pedro Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3408
Resumo: Este relatório de estágio está inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, cuja sua aplicação fora efetuada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2019/2020, numa turma de 11º ano de escolaridade. O EP é um momento de enorme preponderância na construção da identidade do docente, tendo em consideração que este é um período marcado por um conjunto de ocorrências particulares e singulares, que irão demarcar o estilo do professor para o resto da sua carreira (Santos, 2012). Desta forma, o EP pode ser caracterizado por ser a fase final da formação inicial do futuro docente, através da qual o professor estagiário tem a oportunidade de passar pelo processo de lecionação, colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante o seu processo formativo (Caires & Almeida, 2003). Contudo, o professor não deve ser encarado como um mero transmissor de informação, mas sim como um membro catalisador do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Este estágio didático-pedagógico foi constituído por um conjunto de atividades, tais como: (i) Prática Letiva; (ii) Atividades de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógicas. Em síntese, durante este ano de estágio pedagógico, através de toda a nossa intervenção didático-pedagógica, tínhamos o objetivo primordial de preparar e formar os alunos de forma integral, no sentido de os dotar de ferramentas que os ajudassem a debelar os desafios e exigências que se lhes adivinham numa sociedade global que está em constante mudança.
id RCAP_b8827bf750d02d67f3bd1dabda4513e4
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEducação físicaEstágio didático-pedagógicoProcesso ensino-aprendizagemEnsino à distânciaPhysical educationDidactic-pedagogical InternshipTeaching learning-processDistance learningEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório de estágio está inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, cuja sua aplicação fora efetuada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2019/2020, numa turma de 11º ano de escolaridade. O EP é um momento de enorme preponderância na construção da identidade do docente, tendo em consideração que este é um período marcado por um conjunto de ocorrências particulares e singulares, que irão demarcar o estilo do professor para o resto da sua carreira (Santos, 2012). Desta forma, o EP pode ser caracterizado por ser a fase final da formação inicial do futuro docente, através da qual o professor estagiário tem a oportunidade de passar pelo processo de lecionação, colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante o seu processo formativo (Caires & Almeida, 2003). Contudo, o professor não deve ser encarado como um mero transmissor de informação, mas sim como um membro catalisador do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Este estágio didático-pedagógico foi constituído por um conjunto de atividades, tais como: (i) Prática Letiva; (ii) Atividades de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógicas. Em síntese, durante este ano de estágio pedagógico, através de toda a nossa intervenção didático-pedagógica, tínhamos o objetivo primordial de preparar e formar os alunos de forma integral, no sentido de os dotar de ferramentas que os ajudassem a debelar os desafios e exigências que se lhes adivinham numa sociedade global que está em constante mudança.This internship report is part of the Master in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education of the University of Madeira, whose application was carried out at the Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, in the academic year 2019/2020, in a class of 11th year of schooling. The Pedagogical Internship is a moment of enormous preponderance in the construction of the teacher's identity, considering that this is a period marked by a set of particular and singular occurrences, which will demarcate the teacher's style for the rest of his career (Santos, 2012). In this way, the Pedagogical Internship can be characterized as being the final stage of the initial training of the future teacher, through which the trainee teacher has the opportunity to go through the teaching process, putting into practice all the knowledge acquired during his training process (Caires & Almeida, 2003). However, the teacher should not be seen as a mere transmitter of information, but as a catalyst member of the student's teaching-learning process. This didactic-pedagogical internship was constituted by a set of activities, such as: (i) Teaching Practice; (ii) Intervention Activities in the Environment; (iii) Intervention Activities in the Community and (iv) Actions of a Scientific-Pedagogical Nature. In summary, during this year of pedagogical internship, through all our didactic pedagogical intervention, we had the primary objective of fully preparing and training students, in order to provide them with tools that would help them to solve the challenges and demands who can guess them in a global society that is constantly changing.Rodrigues, Ana José AguiarDigitUMaQuintal, José Pedro Neves2021-05-17T12:33:33Z2021-03-23T00:00:00Z2021-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3408202714594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:27.726831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
spellingShingle Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Quintal, José Pedro Neves
Educação física
Estágio didático-pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Ensino à distância
Physical education
Didactic-pedagogical Internship
Teaching learning-process
Distance learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_fullStr Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full_unstemmed Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_sort Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
author Quintal, José Pedro Neves
author_facet Quintal, José Pedro Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana José Aguiar
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintal, José Pedro Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio didático-pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Ensino à distância
Physical education
Didactic-pedagogical Internship
Teaching learning-process
Distance learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio didático-pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Ensino à distância
Physical education
Didactic-pedagogical Internship
Teaching learning-process
Distance learning
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório de estágio está inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, cuja sua aplicação fora efetuada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2019/2020, numa turma de 11º ano de escolaridade. O EP é um momento de enorme preponderância na construção da identidade do docente, tendo em consideração que este é um período marcado por um conjunto de ocorrências particulares e singulares, que irão demarcar o estilo do professor para o resto da sua carreira (Santos, 2012). Desta forma, o EP pode ser caracterizado por ser a fase final da formação inicial do futuro docente, através da qual o professor estagiário tem a oportunidade de passar pelo processo de lecionação, colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante o seu processo formativo (Caires & Almeida, 2003). Contudo, o professor não deve ser encarado como um mero transmissor de informação, mas sim como um membro catalisador do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Este estágio didático-pedagógico foi constituído por um conjunto de atividades, tais como: (i) Prática Letiva; (ii) Atividades de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógicas. Em síntese, durante este ano de estágio pedagógico, através de toda a nossa intervenção didático-pedagógica, tínhamos o objetivo primordial de preparar e formar os alunos de forma integral, no sentido de os dotar de ferramentas que os ajudassem a debelar os desafios e exigências que se lhes adivinham numa sociedade global que está em constante mudança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17T12:33:33Z
2021-03-23T00:00:00Z
2021-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3408
202714594
url http://hdl.handle.net/10400.13/3408
identifier_str_mv 202714594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129935388868608