A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sónia Marina Esteves Antão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17141
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
id RCAP_70a6bac6ba47d09fb101714d3a35ff25
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17141
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolasAvaliação externa de escolasRelatórios de avaliação externaDiretor de escolaDomínio liderança e gestãoExternal school evaluationExternal evaluation reportsSchool directorLeadership and management domainsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalA investigação incidiu no estudo dos relatórios realizados pela equipa Avaliação Externa de Escolas (AEE) e, as implicações dos mesmos, no domínio “Liderança e Gestão”, nas representações dos Diretores. Delineamos os seguintes objetivos: (i) relacionar a avaliação externa de escolas com a figura do Diretor; (ii) analisar a forma como são recebidos e interpretados os relatórios da AEE pelo Diretor; (iii) analisar as implicações dos relatórios de AEE na liderança e na gestão exercidas pelo Diretor. No âmbito deste trabalho, a abordagem à avaliação de escolas permitiu entender a evolução do sistema de avaliação da educação, como instrumento de regulação. Os paradigmas de avaliação, também descritos, contribuíram para a compreensão do significado e função da avaliação. A análise do Decreto-Lei n.º 75/2008, permitiu estudar os papéis e as funções do Diretor, relacionando a liderança e gestão com a AEE. Tratando-se de um estudo de natureza qualitativa, as opções metodológicas incidiram em entrevistas semiestruturadas, realizadas a diretores de Agrupamentos de Escolas, e na análise documental aos relatórios de AEE dos Agrupamentos dos diretores entrevistados. Pretendemos compreender, com a realização das entrevistas, como são recebidos os relatórios pelos diretores, como foi realizada a partilha e a análise, e as implicações que tiveram nas decisões de liderança e gestão do Diretor. Utilizámos um sistema de categorização misto, que conjuntamente com a análise documental permitiu-nos a apresentação e a interpretação dos resultados. Após a receção dos relatórios, os diretores entrevistados como primeiros responsáveis, aceitam opiniões, trabalham em colaboração e tomam decisões em parceria, embora a tomada de decisão final seja sempre sua. Todos os entrevistados permitiram a análise do relatório de AEE, por outras estruturas, e revelaram-se ouvintes, e os principais atores nas alterações à sua liderança e gestão. Os resultados mostraram que os relatórios de AEE tiveram implicações nas conceções da liderança.The research focused on studying the reports made by the External School Evaluation (ESE) team and their implications, in the field of “Leadership and Management”, in the representations of Directors. We outlined the following objectives: (i) to relate the external school evaluation with the role of the Director; (ii) review the way in which ESE reports are received and interpreted by the Director; (iii) analyse the implications of ESE reports on Director’s leadership and management. Within the scope of this work, the approach to the schools evaluation allowed us with understand the evolution of the education evaluation system as a regulatory instrument. The evaluation paradigms, also described, contributed to the understanding of the meaning and function of evaluation. The analysis of Decree-Law n.º 75/2008 allowed us to study the roles and functions of the Director, relating leadership and management to the ESE. As this is a qualitative study, the methodological options focused on semi-structured interviews, carried out with directors of School Groups and on documentary analysis of the ESE reports of the School Groups of the interviewed directors. We intend to understand, through the interviews, how the reports are received by the directors, how the sharing and analysis was carried out, and the implications they had on the Director's leadership and management decisions. We used a mixed categorization system, which, together with the document analysis, allowed us to present and interpret the results. Upon receipt of the reports, the directors interviewed as first responders, accept opinions, work collaboratively and make decisions in partnership, although the final decision making is always theirs. All the interviewees allowed the analysis of the ESE report, by other structures, and revealed themselves to be listeners, and the main actors in the changes to their leadership and management. The results showed that ESE reports had implications for leadership conceptions.Pires, CarlosRCIPLAlmeida, Sónia Marina Esteves Antão2024-02-21T11:20:30Z2023-12-192023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17141TID:203478355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T02:15:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:39.783250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas
title A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas
spellingShingle A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas
Almeida, Sónia Marina Esteves Antão
Avaliação externa de escolas
Relatórios de avaliação externa
Diretor de escola
Domínio liderança e gestão
External school evaluation
External evaluation reports
School director
Leadership and management domains
title_short A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas
title_full A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas
title_fullStr A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas
title_full_unstemmed A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas
title_sort A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolas
author Almeida, Sónia Marina Esteves Antão
author_facet Almeida, Sónia Marina Esteves Antão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Carlos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sónia Marina Esteves Antão
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa de escolas
Relatórios de avaliação externa
Diretor de escola
Domínio liderança e gestão
External school evaluation
External evaluation reports
School director
Leadership and management domains
topic Avaliação externa de escolas
Relatórios de avaliação externa
Diretor de escola
Domínio liderança e gestão
External school evaluation
External evaluation reports
School director
Leadership and management domains
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
2023-12-19T00:00:00Z
2024-02-21T11:20:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/17141
TID:203478355
url http://hdl.handle.net/10400.21/17141
identifier_str_mv TID:203478355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137766399803392