Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saleiro, Helena Isabel Palma Garcia Monteiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6865
Resumo: Em Portugal a administração e gestão das escolas tem sido, desde a revolução de 25 de abril de 1974, caraterizada por um modelo colegial. A publicação do decreto-lei n.º 75/2008, de 22 de abril que estabelece um novo regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas rompe com esta tradição e institui um modelo unipessoal de gestão escolar, assente na figura do diretor de escola. Estes novos protagonistas visam contribuir e reforçar o processo de autonomia das escolas. Para tal élhes conferido uma série de direitos e deveres, estando agora obrigados à prestação de contas, que os coloca no centro da problemática da gestão e liderança escolares. Um dos objetivos centrais deste trabalho é, de acordo com as condições empíricas de que se dispõe, conhecer e analisar as caraterísticas sociodemográficas, socioeducacionais e socioprofissionais destes protagonistas, procurando aferir se estas caraterísticas os distinguem da restante classe docente em Portugal e se é possível, com base nas mesmas, estabelecer diferenças analiticamente relevantes no interior deste segmento. Finda a investigação, é possível aferir que os diretores das escolas públicas portuguesas constituem-se num grupo bastante homogéneo, diferenciando-se mais pelas caraterísticas das escolas que lideram (tipologia e dimensão) do que propriamente pelas caraterísticas que lhe são intrínsecas. No entanto, através da análise da informação recolhida é ainda percetível que as caraterísticas estudadas os permitem diferenciar de forma evidente do conjunto dos restantes professores.
id RCAP_82b2f6524425b4c6068a5f7e260e14c1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diretores e lideranças: perfis em contexto escolarDiretores de escolaLiderançaOrganizaçãoAdministração e gestão escolarAvaliação externaSchool principalsLeadershipSchool organizationAdministration and managementExternal evaluationEm Portugal a administração e gestão das escolas tem sido, desde a revolução de 25 de abril de 1974, caraterizada por um modelo colegial. A publicação do decreto-lei n.º 75/2008, de 22 de abril que estabelece um novo regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas rompe com esta tradição e institui um modelo unipessoal de gestão escolar, assente na figura do diretor de escola. Estes novos protagonistas visam contribuir e reforçar o processo de autonomia das escolas. Para tal élhes conferido uma série de direitos e deveres, estando agora obrigados à prestação de contas, que os coloca no centro da problemática da gestão e liderança escolares. Um dos objetivos centrais deste trabalho é, de acordo com as condições empíricas de que se dispõe, conhecer e analisar as caraterísticas sociodemográficas, socioeducacionais e socioprofissionais destes protagonistas, procurando aferir se estas caraterísticas os distinguem da restante classe docente em Portugal e se é possível, com base nas mesmas, estabelecer diferenças analiticamente relevantes no interior deste segmento. Finda a investigação, é possível aferir que os diretores das escolas públicas portuguesas constituem-se num grupo bastante homogéneo, diferenciando-se mais pelas caraterísticas das escolas que lideram (tipologia e dimensão) do que propriamente pelas caraterísticas que lhe são intrínsecas. No entanto, através da análise da informação recolhida é ainda percetível que as caraterísticas estudadas os permitem diferenciar de forma evidente do conjunto dos restantes professores.In Portugal, school administration and management has been, since the revolution from 25th April of 1974, featured by a collegial model. With the publish of the law n. 75/2008, from 22nd April, it was established a new legal regime of autonomy, administration and management of the schools, breaking the tradition and establishing a more personal type of management, based on the figure of the school principal. These new intervenient aims to contribute and reinforce the process of school autonomy. To enable and accomplish this task several rights and duties were given them, being obliged to accountability, which places them on the centre of the existing problematic at the level of school management and leadership. One of the main goals of this thesis, according with the contended empirical conditions, is to analyse the social demographic, educational and professional features from these actors, seeking to assess whether the characteristics of the new leaders can be distinguished from the remaining class of professors in Portugal and to verify if it is possible to establish analytically relevant differences inside this segment based on these same differences. After this investigation, it is possible to infer that the principals of the portuguese public schools are in a fairly homogeneous group, differing mainly by the characteristics related to the school which they lead (typology and dimension) than by the intrinsic features of themselves. Nevertheless, analysing the information gathered is still perceptible that these features clearly allow differentiating them from all the remaining class of professors.2014-04-03T14:20:17Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6865porSaleiro, Helena Isabel Palma Garcia Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:40Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:37.493882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar
title Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar
spellingShingle Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar
Saleiro, Helena Isabel Palma Garcia Monteiro
Diretores de escola
Liderança
Organização
Administração e gestão escolar
Avaliação externa
School principals
Leadership
School organization
Administration and management
External evaluation
title_short Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar
title_full Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar
title_fullStr Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar
title_full_unstemmed Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar
title_sort Diretores e lideranças: perfis em contexto escolar
author Saleiro, Helena Isabel Palma Garcia Monteiro
author_facet Saleiro, Helena Isabel Palma Garcia Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saleiro, Helena Isabel Palma Garcia Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Diretores de escola
Liderança
Organização
Administração e gestão escolar
Avaliação externa
School principals
Leadership
School organization
Administration and management
External evaluation
topic Diretores de escola
Liderança
Organização
Administração e gestão escolar
Avaliação externa
School principals
Leadership
School organization
Administration and management
External evaluation
description Em Portugal a administração e gestão das escolas tem sido, desde a revolução de 25 de abril de 1974, caraterizada por um modelo colegial. A publicação do decreto-lei n.º 75/2008, de 22 de abril que estabelece um novo regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas rompe com esta tradição e institui um modelo unipessoal de gestão escolar, assente na figura do diretor de escola. Estes novos protagonistas visam contribuir e reforçar o processo de autonomia das escolas. Para tal élhes conferido uma série de direitos e deveres, estando agora obrigados à prestação de contas, que os coloca no centro da problemática da gestão e liderança escolares. Um dos objetivos centrais deste trabalho é, de acordo com as condições empíricas de que se dispõe, conhecer e analisar as caraterísticas sociodemográficas, socioeducacionais e socioprofissionais destes protagonistas, procurando aferir se estas caraterísticas os distinguem da restante classe docente em Portugal e se é possível, com base nas mesmas, estabelecer diferenças analiticamente relevantes no interior deste segmento. Finda a investigação, é possível aferir que os diretores das escolas públicas portuguesas constituem-se num grupo bastante homogéneo, diferenciando-se mais pelas caraterísticas das escolas que lideram (tipologia e dimensão) do que propriamente pelas caraterísticas que lhe são intrínsecas. No entanto, através da análise da informação recolhida é ainda percetível que as caraterísticas estudadas os permitem diferenciar de forma evidente do conjunto dos restantes professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-05
2014-04-03T14:20:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6865
url http://hdl.handle.net/10071/6865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134819297263616