Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de Cascais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guelha, Ana Sofia de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17295
Resumo: Este projeto tem como objetivo melhorar a prestação de serviços disponibilizados pela Loja Cascais, que é um dos postos de atendimento pertencentes à Câmara Municipal de Cascais. Este é um espaço complexo e é o que alberga mais munícipes, disponibiliza a prestação de serviços em várias áreas, como por exemplo a área do Urbanismo. Seguindo uma metodologia do IDEAS ®EVOLUTION, iniciou-se o processo criativo pela recolha de dados, observações ao local e entrevistas aos munícipes e funcionários da Loja para identificar os elementos mais fortes e os que necessitavam de algumas mudanças. Após concluídas as primeiras etapas foi definido que o projeto se iria focar em melhorar o atendimento Front Office da Loja Cascais, que consistiu: - No melhoramento da sinalética do edifício com a criação de diversos elementos gráficos, com o objetivo de facilitar a orientação dos munícipes até ao seu destino; - Em desenvolver uma Identidade Gráfica que caracterize a Loja Cascais e que dê destaque no novo espaço, que tem de partilhar com outras lojas (Meo, Cascais Envolvente, etc.). Recorreu-se a uma vasta revisão literária para a conceção do projeto, foi essencial a pesquisa teórica para fundamentar e auxiliar as etapas metodológicas como a criação de soluções. Adquiriu-se alguns conhecimentos nas áreas, como por exemplo o que é o Wayfinding e os seus elementos, o que é o Design Thinking, o que é Marketing de serviços, entre muitos outros.
id RCAP_70a854eb8ae3014777781e4150dc9208
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de CascaisDesign visualBrandingDesign thinkingMarketing de serviçosDesign de serviçosPictogramasWayfindingEste projeto tem como objetivo melhorar a prestação de serviços disponibilizados pela Loja Cascais, que é um dos postos de atendimento pertencentes à Câmara Municipal de Cascais. Este é um espaço complexo e é o que alberga mais munícipes, disponibiliza a prestação de serviços em várias áreas, como por exemplo a área do Urbanismo. Seguindo uma metodologia do IDEAS ®EVOLUTION, iniciou-se o processo criativo pela recolha de dados, observações ao local e entrevistas aos munícipes e funcionários da Loja para identificar os elementos mais fortes e os que necessitavam de algumas mudanças. Após concluídas as primeiras etapas foi definido que o projeto se iria focar em melhorar o atendimento Front Office da Loja Cascais, que consistiu: - No melhoramento da sinalética do edifício com a criação de diversos elementos gráficos, com o objetivo de facilitar a orientação dos munícipes até ao seu destino; - Em desenvolver uma Identidade Gráfica que caracterize a Loja Cascais e que dê destaque no novo espaço, que tem de partilhar com outras lojas (Meo, Cascais Envolvente, etc.). Recorreu-se a uma vasta revisão literária para a conceção do projeto, foi essencial a pesquisa teórica para fundamentar e auxiliar as etapas metodológicas como a criação de soluções. Adquiriu-se alguns conhecimentos nas áreas, como por exemplo o que é o Wayfinding e os seus elementos, o que é o Design Thinking, o que é Marketing de serviços, entre muitos outros.This project aims to improve the delivery of services provided by Loja Cascais, which is one of the service stations belonging to the Municipality of Cascais. This is a complex area and is the one with most residents, offers the provision of services in several areas, such as the area of Urbanism. Following a methodology of IDEAS ®EVOLUTION, began the creative process by collecting data, observations and interviews to the local residents and employees of the Loja to identify the strongest elements and those who needed some changes. After completion of the first steps was decided that the project would focus on improving the care Front Office of Loja Cascais, which consisted of:  The improvement of the building signage with the creation of various graphic elements, in order to facilitate the orientation of the citizens to their destination;  In developing a Graphic Identity that features a Loja Cascais and give prominence in the new space, which has to share with other stores (Meo, Cascais surroundings, etc.). It used a broad literature review for the design of the project was essential theoretical research to support and assist the methodological steps as creating solutions. It was acquired some knowledge in areas such as what is the Wayfinding and its elements, what is the Design Thinking, what is Marketing services, among many others.Mateus, AméricoRepositório ComumGuelha, Ana Sofia de Lima2017-01-05T13:11:51Z2016-11-01T00:00:00Z2016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17295201532662pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:13.045252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de Cascais
title Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de Cascais
spellingShingle Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de Cascais
Guelha, Ana Sofia de Lima
Design visual
Branding
Design thinking
Marketing de serviços
Design de serviços
Pictogramas
Wayfinding
title_short Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de Cascais
title_full Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de Cascais
title_fullStr Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de Cascais
title_full_unstemmed Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de Cascais
title_sort Criação de uma identidade gráfica e wayfinding da loja de Cascais
author Guelha, Ana Sofia de Lima
author_facet Guelha, Ana Sofia de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mateus, Américo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guelha, Ana Sofia de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Design visual
Branding
Design thinking
Marketing de serviços
Design de serviços
Pictogramas
Wayfinding
topic Design visual
Branding
Design thinking
Marketing de serviços
Design de serviços
Pictogramas
Wayfinding
description Este projeto tem como objetivo melhorar a prestação de serviços disponibilizados pela Loja Cascais, que é um dos postos de atendimento pertencentes à Câmara Municipal de Cascais. Este é um espaço complexo e é o que alberga mais munícipes, disponibiliza a prestação de serviços em várias áreas, como por exemplo a área do Urbanismo. Seguindo uma metodologia do IDEAS ®EVOLUTION, iniciou-se o processo criativo pela recolha de dados, observações ao local e entrevistas aos munícipes e funcionários da Loja para identificar os elementos mais fortes e os que necessitavam de algumas mudanças. Após concluídas as primeiras etapas foi definido que o projeto se iria focar em melhorar o atendimento Front Office da Loja Cascais, que consistiu: - No melhoramento da sinalética do edifício com a criação de diversos elementos gráficos, com o objetivo de facilitar a orientação dos munícipes até ao seu destino; - Em desenvolver uma Identidade Gráfica que caracterize a Loja Cascais e que dê destaque no novo espaço, que tem de partilhar com outras lojas (Meo, Cascais Envolvente, etc.). Recorreu-se a uma vasta revisão literária para a conceção do projeto, foi essencial a pesquisa teórica para fundamentar e auxiliar as etapas metodológicas como a criação de soluções. Adquiriu-se alguns conhecimentos nas áreas, como por exemplo o que é o Wayfinding e os seus elementos, o que é o Design Thinking, o que é Marketing de serviços, entre muitos outros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01T00:00:00Z
2016-11-01T00:00:00Z
2017-01-05T13:11:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17295
201532662
url http://hdl.handle.net/10400.26/17295
identifier_str_mv 201532662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999789260800