Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/42508 |
Resumo: | Este artigo descreve e problematiza as características da Comunicação Social na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), tendo por base os critérios de diagnóstico do Manual de Diagnóstico das Perturbações Mentais, DSM 5. Destaca, entre outros aspetos, a fusão da interação social com a comunicação relevando a sua importância para a definição do diagnóstico e da intervenção em crianças com PEA. Confronta ainda as diferentes perspectivas que sustentam argumentos e críticas à classificação proposta pelo DSM-5. Analisa a especificidade da linguagem, do discurso, da pragmática, da prosódia da sintaxe, da morfologia e da semântica na criança com PEA, bem como as suas implicações na adequação e desenvolvimento das suas competências comunicativas. A identificação destas competências reforça a importância de uma intervenção o mais precoce possível, realizada nos contextos naturais, da criança e da sua família, que objetive a potencialização de níveis de envolvimento e participação da criança, promotores de oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento das suas competências comunicativas e sociais. |
id |
RCAP_70aa63be8be054c3d5122cc68eb0c8e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismoSocial communication characteristics and specificities in autism spectrum disorderEducação especialComunicação SocialComunicação socialPerturbação do espectro do autismoSpecial educationAutism spectrum disorderSocial communicationEste artigo descreve e problematiza as características da Comunicação Social na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), tendo por base os critérios de diagnóstico do Manual de Diagnóstico das Perturbações Mentais, DSM 5. Destaca, entre outros aspetos, a fusão da interação social com a comunicação relevando a sua importância para a definição do diagnóstico e da intervenção em crianças com PEA. Confronta ainda as diferentes perspectivas que sustentam argumentos e críticas à classificação proposta pelo DSM-5. Analisa a especificidade da linguagem, do discurso, da pragmática, da prosódia da sintaxe, da morfologia e da semântica na criança com PEA, bem como as suas implicações na adequação e desenvolvimento das suas competências comunicativas. A identificação destas competências reforça a importância de uma intervenção o mais precoce possível, realizada nos contextos naturais, da criança e da sua família, que objetive a potencialização de níveis de envolvimento e participação da criança, promotores de oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento das suas competências comunicativas e sociais.This article describes and discusses the characteristics of Social Communication in Autism Spectrum Disorder (ASD) based on the diagnostic criteria of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM 5. It highlights, among others, the merger of social interaction and communication and its importance for diagnosis and intervention of children with ASD. It also confronts the different perspectives that underpin arguments and criticisms to the classification proposed by DSM-5. It analyzes the specificity of language, discourse, pragmatics, syntax prosody, morphology and semantics in children with ASD as well as their implications for adaptation and development of their communicative skills. Identifying these skills reinforces the importance of the earliest intervention possible, conducted in the child and family’s natural contexts aiming to enhance involvement levels and participation of the child, promoters of learning opportunities and development of their communicative and social skills.(undefined)ABPEEUniversidade do MinhoReis, Helena Isabel SilvaPereira, Ana Paula da SilvaAlmeida, Leandro S.20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42508porReis, H. I., Pereira, A. P. S., & Almeida, L. (2016). Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(3), 325-336.1413-653810.1590/S1413-65382216000300002info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:27.426221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo Social communication characteristics and specificities in autism spectrum disorder |
title |
Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo |
spellingShingle |
Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo Reis, Helena Isabel Silva Educação especial Comunicação Social Comunicação social Perturbação do espectro do autismo Special education Autism spectrum disorder Social communication |
title_short |
Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo |
title_full |
Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo |
title_fullStr |
Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo |
title_sort |
Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo |
author |
Reis, Helena Isabel Silva |
author_facet |
Reis, Helena Isabel Silva Pereira, Ana Paula da Silva Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Paula da Silva Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Helena Isabel Silva Pereira, Ana Paula da Silva Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Comunicação Social Comunicação social Perturbação do espectro do autismo Special education Autism spectrum disorder Social communication |
topic |
Educação especial Comunicação Social Comunicação social Perturbação do espectro do autismo Special education Autism spectrum disorder Social communication |
description |
Este artigo descreve e problematiza as características da Comunicação Social na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), tendo por base os critérios de diagnóstico do Manual de Diagnóstico das Perturbações Mentais, DSM 5. Destaca, entre outros aspetos, a fusão da interação social com a comunicação relevando a sua importância para a definição do diagnóstico e da intervenção em crianças com PEA. Confronta ainda as diferentes perspectivas que sustentam argumentos e críticas à classificação proposta pelo DSM-5. Analisa a especificidade da linguagem, do discurso, da pragmática, da prosódia da sintaxe, da morfologia e da semântica na criança com PEA, bem como as suas implicações na adequação e desenvolvimento das suas competências comunicativas. A identificação destas competências reforça a importância de uma intervenção o mais precoce possível, realizada nos contextos naturais, da criança e da sua família, que objetive a potencialização de níveis de envolvimento e participação da criança, promotores de oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento das suas competências comunicativas e sociais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/42508 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/42508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, H. I., Pereira, A. P. S., & Almeida, L. (2016). Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(3), 325-336. 1413-6538 10.1590/S1413-65382216000300002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132219936079872 |