As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8093 |
Resumo: | Este estudo pretende explorar os benefícios da Musicoterapia no desenvolvimento de competências comunicacionais, relacionais e comportamentais de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). É importante salientar que os indivíduos com PEA revelam especial interesse pela música, sendo este o principal motivo do sucesso das técnicas musicoterapêuticas na intervenção nesta perturbação (Freire, 2014). Ainda de acordo com este autor, a musicoterapia estimula as suas habilidades comunicacionais e/ou sociais, bem como promove a redução de comportamentos estereotipados. O presente estudo recorreu a uma metodologia qualitativa, especificamente ao estudo de caso único, em que o caso de investigação é uma criança com PEA, do sexo masculino, com 6 anos de idade. Para avaliar as suas capacidades e dificuldades, bem como a sua evolução ao frequentar as sessões musicoterapêuticas, foram realizadas entrevistas a dois técnicos que trabalham com a criança, o Musicoterapeuta e a Terapeuta da Fala, e à Encarregada de Educação. Para além das entrevistas, foram efetuadas oito observações naturalistas das sessões de musicoterapia. De forma a analisar todos os dados obtidos através destes instrumentos de investigação, recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem concluir que, na perspetiva dos participantes, a Musicoterapia é fundamental para potenciar as capacidades e minimizar as dificuldades desta criança com PEA, principalmente ao nível da comunicação e da interação social. Através das sessões musicoterapêuticas observadas, também se verificaram estes benefícios. Ainda assim, revela-se fundamental continuar a acompanhar a evolução do caso, visto que será necessário mais tempo de intervenção para que estas mudanças se tornem mais significativas. |
id |
RCAP_f3a553ccf2b7e00c19fcaa2251a4b9f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8093 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de casoMusicoterapiaPerturbação do Espectro do AutismoComunicaçãoInteração SocialComportamentoMusic TherapyAutism Spectrum DisorderCommunicationSocial InteractionBehaviourEste estudo pretende explorar os benefícios da Musicoterapia no desenvolvimento de competências comunicacionais, relacionais e comportamentais de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). É importante salientar que os indivíduos com PEA revelam especial interesse pela música, sendo este o principal motivo do sucesso das técnicas musicoterapêuticas na intervenção nesta perturbação (Freire, 2014). Ainda de acordo com este autor, a musicoterapia estimula as suas habilidades comunicacionais e/ou sociais, bem como promove a redução de comportamentos estereotipados. O presente estudo recorreu a uma metodologia qualitativa, especificamente ao estudo de caso único, em que o caso de investigação é uma criança com PEA, do sexo masculino, com 6 anos de idade. Para avaliar as suas capacidades e dificuldades, bem como a sua evolução ao frequentar as sessões musicoterapêuticas, foram realizadas entrevistas a dois técnicos que trabalham com a criança, o Musicoterapeuta e a Terapeuta da Fala, e à Encarregada de Educação. Para além das entrevistas, foram efetuadas oito observações naturalistas das sessões de musicoterapia. De forma a analisar todos os dados obtidos através destes instrumentos de investigação, recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem concluir que, na perspetiva dos participantes, a Musicoterapia é fundamental para potenciar as capacidades e minimizar as dificuldades desta criança com PEA, principalmente ao nível da comunicação e da interação social. Através das sessões musicoterapêuticas observadas, também se verificaram estes benefícios. Ainda assim, revela-se fundamental continuar a acompanhar a evolução do caso, visto que será necessário mais tempo de intervenção para que estas mudanças se tornem mais significativas.This study aims to demonstrate the benefits of Music Therapy in the development of communication, relational and behavioral skills of a child with Autism Spectrum Disorder (ASD). It is important to note that individuals with AEP show special interest in music, which is the main reason for the success of music therapy techniques in the treatment of this pathology (Freire, 2014). This author adds that music therapy stimulates communication and/or social skills, as well as promotes the reduction of stereotyped behaviors. The present study consists of a qualitative methodology, specifically a single subject case study, in which the case is a child with ASD, male, 6 years old. In order to assess his abilities and difficulties, as well as his evolution when attending music therapy sessions, interviews were conducted with two technicians working with the child, the Music Therapist and the Speech Therapist, and the mother. In addition to the interviews, eight naturalistic observations of the music therapy sessions were made. In order to analyse all the data obtained through these research instruments, we resorted to content analysis. The results obtained allow us to conclude that, from the perspective of the participants, Music Therapy is fundamental to enhance the abilities and minimize the difficulties of this child with ASD, especially at the level of communication and social interaction. Through the observed music therapy sessions, these benefits were also verified. Still, it is essential to continue to follow the evolution of the case, as more intervention time will be needed for these changes to become more significant.Fernandes, RosinaAguiar, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRodrigues, Ana Carolina Lemos2023-05-302024-05-30T00:00:00Z2023-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8093TID:203406710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:31:01Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:37.009175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de caso |
title |
As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de caso |
spellingShingle |
As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de caso Rodrigues, Ana Carolina Lemos Musicoterapia Perturbação do Espectro do Autismo Comunicação Interação Social Comportamento Music Therapy Autism Spectrum Disorder Communication Social Interaction Behaviour |
title_short |
As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de caso |
title_full |
As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de caso |
title_fullStr |
As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de caso |
title_sort |
As Potencialidades da Musicoterapia na Perturbação do Espectro do Autismo: Um estudo de caso |
author |
Rodrigues, Ana Carolina Lemos |
author_facet |
Rodrigues, Ana Carolina Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Rosina Aguiar, Cristina Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Carolina Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musicoterapia Perturbação do Espectro do Autismo Comunicação Interação Social Comportamento Music Therapy Autism Spectrum Disorder Communication Social Interaction Behaviour |
topic |
Musicoterapia Perturbação do Espectro do Autismo Comunicação Interação Social Comportamento Music Therapy Autism Spectrum Disorder Communication Social Interaction Behaviour |
description |
Este estudo pretende explorar os benefícios da Musicoterapia no desenvolvimento de competências comunicacionais, relacionais e comportamentais de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). É importante salientar que os indivíduos com PEA revelam especial interesse pela música, sendo este o principal motivo do sucesso das técnicas musicoterapêuticas na intervenção nesta perturbação (Freire, 2014). Ainda de acordo com este autor, a musicoterapia estimula as suas habilidades comunicacionais e/ou sociais, bem como promove a redução de comportamentos estereotipados. O presente estudo recorreu a uma metodologia qualitativa, especificamente ao estudo de caso único, em que o caso de investigação é uma criança com PEA, do sexo masculino, com 6 anos de idade. Para avaliar as suas capacidades e dificuldades, bem como a sua evolução ao frequentar as sessões musicoterapêuticas, foram realizadas entrevistas a dois técnicos que trabalham com a criança, o Musicoterapeuta e a Terapeuta da Fala, e à Encarregada de Educação. Para além das entrevistas, foram efetuadas oito observações naturalistas das sessões de musicoterapia. De forma a analisar todos os dados obtidos através destes instrumentos de investigação, recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem concluir que, na perspetiva dos participantes, a Musicoterapia é fundamental para potenciar as capacidades e minimizar as dificuldades desta criança com PEA, principalmente ao nível da comunicação e da interação social. Através das sessões musicoterapêuticas observadas, também se verificaram estes benefícios. Ainda assim, revela-se fundamental continuar a acompanhar a evolução do caso, visto que será necessário mais tempo de intervenção para que estas mudanças se tornem mais significativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 2023-05-30T00:00:00Z 2024-05-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8093 TID:203406710 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8093 |
identifier_str_mv |
TID:203406710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136311288791040 |