Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7458/SPP202210025945 |
Resumo: | O artigo procura contribuir para o conhecimento e a reflexão acerca das identidades e representações profissionais dos sociólogos per se e na relação com os outros profissionais, no quadro das dinâmicas organizacionais. Para isso, retoma algumas questões de fundo sobre o desenvolvimento deste campo em Portugal, analisando as respostas ao inquérito “Competências e Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia”, lançado em 2019. Explora, assim, o efeito de diferenças geracionais, de percurso formativo e de inserção profissional (dentro e fora da academia) no posicionamento dos indivíduos, em termos de identidade e representações, nomeadamente quanto ao que significa ser sociólogo. |
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Inserções, identidades e competências dos sociólogos em PortugalInserciones, identidades y competencias de los sociólogos en PortugalInsertions, identités et compétences des sociologues au PortugalInserções, identidades e competências dos sociólogos em PortugalArtigosO artigo procura contribuir para o conhecimento e a reflexão acerca das identidades e representações profissionais dos sociólogos per se e na relação com os outros profissionais, no quadro das dinâmicas organizacionais. Para isso, retoma algumas questões de fundo sobre o desenvolvimento deste campo em Portugal, analisando as respostas ao inquérito “Competências e Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia”, lançado em 2019. Explora, assim, o efeito de diferenças geracionais, de percurso formativo e de inserção profissional (dentro e fora da academia) no posicionamento dos indivíduos, em termos de identidade e representações, nomeadamente quanto ao que significa ser sociólogo.This article aims to contribute to the knowledge and reflection on the professional identities and representations of sociologists per se and in their relationship with others professionals within the framework of organizational dynamics. Some key issues on the development of this field in Portugal are addressed through the analysis of the responses to the “Professional Skills and Practices of the Graduates in Sociology” survey, which was launched in 2019. The effects of generational differences, training path and professional placement (working within or outside the academy) on identity and representations, namely of what it means to be a sociologist, are explored.El artículo busca contribuir para el conocimiento y reflexión sobre las identidades y representaciones profesionales de los sociólogos per se y en su relación con los demás profesionales, en el marco de las dinámicas organizacionales. Para ello, retoma algunas preguntas fundamentales sobre el desarrollo de este campo en Portugal, analizando las respuestas a la encuesta “Competencias y Prácticas Profesionales de los Diplomados en Sociología”, lanzado en 2019. Así, explora el efecto de diferencias generacionales, recorridos formativos y de inserción profesional (dentro o fuera de la academia) en el posicionamiento de los individuos en relación con su identidad y representaciones, en particular sobre lo que significa ser un sociólogo.L’article vise à contribuer à la connaissance et à la réflexion sur les identités et les représentations professionnelles des sociologues per se et dans leur relation avec d’autres professionnels dans le cadre des dynamiques organisationnelles. Pour cela, il reprend quelques questions fondamentales sur le développement de ce domaine au Portugal, en analysant les réponses à l’enquête “Compétences et pratiques professionnelles des diplômés en sociologie”, lancée en 2019. Ainsi, il explore l’effet des différences générationnelles, du parcours de formation et de l’insertion professionnelle (au sein ou en dehors de l’académie) dans le positionnement des individus en termes d’identité et de représentations, à savoir dans ce que signifie être sociologue.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2022-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP202210025945por2182-79070873-6529Abrantes, PedroBanha, RuiRamos, MadalenaAníbal, AlexandraUrze, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:42.107006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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