Sintomatologia psicopatológica parental e problemas emocionais e comportamentais dos filhos em idade pré-escolar : o papel mediador da mind-mindedness materna e paterna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Quéli Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23083
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)
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spelling Sintomatologia psicopatológica parental e problemas emocionais e comportamentais dos filhos em idade pré-escolar : o papel mediador da mind-mindedness materna e paternaPsicopatologia parentalProblemas emocionais e comportamentaisIdade pré-escolarMind-mindednessParental psychopathologyEmotional and behavioral problemsPreschoolMind-mindedness159.97159.922.7Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)A presença de problemas emocionais e comportamentais em idade pré-escolar pode afetar o desenvolvimento saudável da criança (Egger & Angold, 2006; Wichstrøm, Bergnielsen, Angold, Egger, Solheim, & Seveen, 2012). Estudos relatam uma prevalência significativa de perturbações psicopatológicas em crianças nesta faixa etária (Egger & Angold, 2006; Wichstrøm et al, 2012), pelo que se tem verificado numerosas investigações que pretendem determinar quais os fatores de risco e de manutenção associados ao desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica nas crianças. Nesse sentido, a psicopatologia parental é um dos fatores mais investigados. A literatura demonstra, de forma consistente, que existe associação entre as perturbações psicopatológicas dos pais e dos filhos (Foster, Garber, & Durlak, 2008; Schreier, Wittchen, Hofler, & Lieb, 2008). No entanto, existe a hipótese desta relação não ser linear mas sim mediada por outros fatores. Assim, neste estudo, pretende-se verificar se a mind-mindedness materna e/ou paterna detêm esse papel mediador. Efetivamente, coloca-se a possibilidade da sintomatologia psicopatológica parental afetar a mind-mindedness das mães e/ou pais, e de esta, por seu turno, promover o desenvolvimento de problemas de internalização e externalização nos filhos. No sentido de testar este modelo de mediação, utilizou-se uma amostra constituída por 48 famílias, na qual os pais completaram os questionários Brief Symptoms Inventory – BSI (Derogatis, 1982) e Child Behavior Checklist – CBCL (Achenbach & Rescorla, 2000) e responderam a entrevista “Descreva-me o seu filho” (Meins, Fernyhough, Wainwright, Clark-Carter, Das Gupta, Fradley, & Tuckey, 2003). Os resultados obtidos permitem concluir que a mind-mindedness não tem um papel mediador na relação entre a sintomatologia psicopatológica parental e os comportamentos de internalização e externalização das crianças. Porém, verifica-se que a sintomatologia psicopatológica paterna é preditora de comportamentos de internalização e externalização, e do total de problemas. Pelo contrário, a sintomatologia psicopatológica materna, embora esteja associada aos comportamentos de externalização das crianças, não é um preditor significativo. Apenas a mind-mindedness paterna é um preditor significativo de comportamentos de internalização dos filhos. Os resultados obtidos neste estudo demonstram, pela primeira vez na literatura, existir associação entre a mind-mindedness paterna e os problemas emocionais da criança, salientando, desta forma, a importância de incluir a influência da figura paterna na investigação relativa ao impacto da mind-mindedness no desenvolvimento infantil.The presence of emotional and behavioral problems in preschool age can affect the healthy development of children (Egger & Angold, 2006; Wichstrøm, Bergnielsen, Angold, Egger, Solheim, & Seveen, 2012). Studies report significant prevalence of psychological disorders in children in this age group (Egger & Angold, 2006; Wichstrøm et al, 2012), so, there has been numerous investigations seeking to determine the risk factors associated with the development and persistence of psychopathological symptoms in children. In this sense, parental psychopathology is one of the most investigated. The literature shows consistently that there is an association between psychological disorders of parents and children (Foster, Garber, & Durlak, 2008; Schreier, Wittchen, Hofler, & Lieb, 2008). However, it is possible that this is not a linear relationship but a mediated one by other factors. Thus, this study intends to verify if the maternal and/or paternal mind-mindedness hold this mediating role. Effectively, there is the possibility of parental psychopathological symptomatology affect the mothers and/or fathers mind-mindedness, and this, in turn, promote the development of internalizing and externalizing problems in children. In order to test this mediation model, we used a sample of 48 families, in which parents completed the Brief Symptoms Inventory - BSI (Derogatis, 1982) and Child Behavior Checklist - CBCL (Achenbach & Rescorla, 2000) and were interviewed with the "Describe your child" protocol (Meins, Fernyhough, Wainwright, Clark-Carter, Das Gupta, Fradley, & Tuckey, 2003). The results indicate that mind-mindedness does not have a mediating role in the relationship between parental psychopathological symptomatology and children internalizing and externalizing behaviors. However, it appears that the paternal psychopathological symptomatology is predictive of internalization and externalization behaviors, as well as the total number of problems. Rather, maternal psychopathological symptomatology, although it is associated with children externalizing behaviors, is not a significant predictor of these. Only paternal mindmindedness is a significant predictor of children internalizing behaviors. The results of this study demonstrate, for the first time in the literature, that there is an association between paternal mind-mindedness and children emotional problems, emphasizing, thus, the importance of including the influence of the paternal figure in research on the impact of mind-mindedness in child development.Martins, CarlaUniversidade do MinhoMaciel, Quéli Ferreira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:43.932052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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