Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janota, Verónica Sofia Felizardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8091
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_70bebd13f2a3e0c213723a80ea32fa38
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literárioEducação pré-escolarMatemáticaTexto literárioTarefasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica, tendo esta o dever de proporcionar situações favoráveis ao crescimento social e intelectual das crianças. A matemática e o texto literário têm um papel relevante uma vez que estes dois domínios, segundo o documento regulador da educação pré-escolar, permitem, respetivamente, desenvolver o raciocínio da criança e o seu desenvolvimento ao nível da oralidade e da escrita. Para além desses dois objetivos, o recurso ao texto literário permite, ainda, promover a descoberta do prazer pela leitura e estimula a sua capacidade imaginativa. Assim, com esta investigação pretendo apresentar algumas propostas de tarefas matemáticas cujo objetivo foi o de compreender se é possível promover aprendizagens matemáticas com recurso ao texto literário. Para a elaboração desta investigação, considerei pertinente a escolha de um livro adequado à faixa etária das crianças e, ainda, o planeamento de tarefas matemáticas igualmente adequadas aos interesses e necessidades das mesmas. Os participantes nesta investigação são 21 crianças em idade pré-escolar de ambos os sexos, inscritas no Colégio Oficina Divertida, em Faro, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada Como conclusões, saliento que a planificação de tarefas matemáticas, com recurso ao texto literário, promotoras da participação ativa das crianças, é um ponto de partida para uma aprendizagem mais significativa proporcionando, nas crianças, prazer e interesse enquanto aprendem a matemática e a língua materna.Guerreiro, AntónioSapientiaJanota, Verónica Sofia Felizardo2016-04-29T10:39:31Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8091TID:202257720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:19Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:18.824829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
title Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
spellingShingle Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
Janota, Verónica Sofia Felizardo
Educação pré-escolar
Matemática
Texto literário
Tarefas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
title_full Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
title_fullStr Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
title_full_unstemmed Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
title_sort Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário
author Janota, Verónica Sofia Felizardo
author_facet Janota, Verónica Sofia Felizardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, António
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Janota, Verónica Sofia Felizardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Matemática
Texto literário
Tarefas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Matemática
Texto literário
Tarefas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-29T10:39:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8091
TID:202257720
url http://hdl.handle.net/10400.1/8091
identifier_str_mv TID:202257720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133227566235648