Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15329 |
Resumo: | O presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição particular em Faro, e contou com dezassete crianças participantes da sala dos cinco anos. Com o objetivo de responder à questão de partida, a saber, “Será possível criar tarefas matemáticas com base no texto literário?”, foi selecionada a obra A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. Selecionou-se esta obra, por se adequar à faixa etária das crianças e se relacionar com a temática que estava a ser explorada em contexto de sala de atividades, possibilitando a criação de um fio condutor entre as diversas atividades lúdicopedagógicas que se estavam a desenvolver com o grupo. O planeamento das tarefas matemáticas foi igualmente pensado e adequado para o grupo e contemplou, ainda de que forma breve, as várias componentes do domínio da matemática, presentes na Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente as componentes de “números e operações”, “geometria e medida” e “organização e tratamento de dados”. Os resultados destacam que as crianças desta faixa etária são capazes de se envolver e resolver tarefas matemáticas, apresentadas de uma forma lúdica, que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades, assumindo um interesse pela resolução de problemas de matemática. Como conclusões, saliento que foi possível criar diversas tarefas matemáticas com base no texto literário escolhido, o que indica que houve uma conexão real entre a literatura e a matemática. Confirmou-se que a literatura pode ser um veículo de motivação para as crianças, desafiando-as a querer aprofundar os seus conhecimentos matemáticos. No âmbito dos conhecimentos matemáticos, as crianças revelaram conhecer os numerais ordinais, comparar o tamanho e o volume dos animais, representando-os por ordem decrescente, transformar geometricamente as imagens de um peixe, duas representações da Lua, estrelas e vento, nomeadamente através da sua reflexão, com apoio da utilização de uma superfície espelhada, originando igualmente translações, rotações e reflexões deslizantes. |
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Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?Tarefas matemáticasTransformações geométricasTexto literárioEducação pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição particular em Faro, e contou com dezassete crianças participantes da sala dos cinco anos. Com o objetivo de responder à questão de partida, a saber, “Será possível criar tarefas matemáticas com base no texto literário?”, foi selecionada a obra A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. Selecionou-se esta obra, por se adequar à faixa etária das crianças e se relacionar com a temática que estava a ser explorada em contexto de sala de atividades, possibilitando a criação de um fio condutor entre as diversas atividades lúdicopedagógicas que se estavam a desenvolver com o grupo. O planeamento das tarefas matemáticas foi igualmente pensado e adequado para o grupo e contemplou, ainda de que forma breve, as várias componentes do domínio da matemática, presentes na Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente as componentes de “números e operações”, “geometria e medida” e “organização e tratamento de dados”. Os resultados destacam que as crianças desta faixa etária são capazes de se envolver e resolver tarefas matemáticas, apresentadas de uma forma lúdica, que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades, assumindo um interesse pela resolução de problemas de matemática. Como conclusões, saliento que foi possível criar diversas tarefas matemáticas com base no texto literário escolhido, o que indica que houve uma conexão real entre a literatura e a matemática. Confirmou-se que a literatura pode ser um veículo de motivação para as crianças, desafiando-as a querer aprofundar os seus conhecimentos matemáticos. No âmbito dos conhecimentos matemáticos, as crianças revelaram conhecer os numerais ordinais, comparar o tamanho e o volume dos animais, representando-os por ordem decrescente, transformar geometricamente as imagens de um peixe, duas representações da Lua, estrelas e vento, nomeadamente através da sua reflexão, com apoio da utilização de uma superfície espelhada, originando igualmente translações, rotações e reflexões deslizantes.This study was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice course unit, in a private institution in Faro, and it involved seventeen children participating in the five-year-old class. The picturebook A que sabe a Lua? (A taste of the Moon), by Michael Grejniec, was selected in order to answer the starting question “Is it possible to create mathematical tasks based on the literary text?”. The chosen book suits the age group of the children and it addresses the theme that was being explored in the context of the activity room, allowing the creation of a guiding thread between the myriad of playful-pedagogical activities that were being developed with the group. The planning of mathematical tasks was equally thought out and suitable for the group and contemplated, albeit briefly, the various components of the mathematical field, present in the Curricular Guidelines for Pre-School Education, namely the components of “numbers and operations” , “geometry and measurement” and “data organization and treatment”. The results highlight that children of this age group are able to get involved and solve mathematical tasks, presented in a playful way, that meet their interests and needs, assuming an interest in solving mathematical problems. As conclusions, I emphasize that it was possible to create several mathematical tasks based on the chosen literary text, which indicates that there was a real connection between literature and mathematics. It was confirmed that literature can be a motivational vehicle for children, challenging them to want to deepen their mathematical knowledge. Within the scope of mathematical knowledge, the children revealed to know the ordinal numerals; they were capable of comparing the size and volume of the animals, representing them in decreasing order; and they were able to geometrically transform the images of a fish, two representations of the moon, stars and wind, namely through reflection (supported by the use of a mirrored surface), which resulted in translations, rotations and sliding reflections.Guerreiro, AntónioFonseca, Olga Maria Costa daSapientiaPires, Marta Sofia Venâncio2021-04-05T16:14:45Z2020-07-162020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15329TID:202651886porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:46Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:11.762954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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