Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15329 |
Resumo: | O presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição particular em Faro, e contou com dezassete crianças participantes da sala dos cinco anos. Com o objetivo de responder à questão de partida, a saber, “Será possível criar tarefas matemáticas com base no texto literário?”, foi selecionada a obra A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. Selecionou-se esta obra, por se adequar à faixa etária das crianças e se relacionar com a temática que estava a ser explorada em contexto de sala de atividades, possibilitando a criação de um fio condutor entre as diversas atividades lúdicopedagógicas que se estavam a desenvolver com o grupo. O planeamento das tarefas matemáticas foi igualmente pensado e adequado para o grupo e contemplou, ainda de que forma breve, as várias componentes do domínio da matemática, presentes na Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente as componentes de “números e operações”, “geometria e medida” e “organização e tratamento de dados”. Os resultados destacam que as crianças desta faixa etária são capazes de se envolver e resolver tarefas matemáticas, apresentadas de uma forma lúdica, que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades, assumindo um interesse pela resolução de problemas de matemática. Como conclusões, saliento que foi possível criar diversas tarefas matemáticas com base no texto literário escolhido, o que indica que houve uma conexão real entre a literatura e a matemática. Confirmou-se que a literatura pode ser um veículo de motivação para as crianças, desafiando-as a querer aprofundar os seus conhecimentos matemáticos. No âmbito dos conhecimentos matemáticos, as crianças revelaram conhecer os numerais ordinais, comparar o tamanho e o volume dos animais, representando-os por ordem decrescente, transformar geometricamente as imagens de um peixe, duas representações da Lua, estrelas e vento, nomeadamente através da sua reflexão, com apoio da utilização de uma superfície espelhada, originando igualmente translações, rotações e reflexões deslizantes. |
id |
RCAP_35385ccc84a8c990f31aa538fa6bcf23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15329 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?Tarefas matemáticasTransformações geométricasTexto literárioEducação pré-escolarO presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição particular em Faro, e contou com dezassete crianças participantes da sala dos cinco anos. Com o objetivo de responder à questão de partida, a saber, “Será possível criar tarefas matemáticas com base no texto literário?”, foi selecionada a obra A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. Selecionou-se esta obra, por se adequar à faixa etária das crianças e se relacionar com a temática que estava a ser explorada em contexto de sala de atividades, possibilitando a criação de um fio condutor entre as diversas atividades lúdicopedagógicas que se estavam a desenvolver com o grupo. O planeamento das tarefas matemáticas foi igualmente pensado e adequado para o grupo e contemplou, ainda de que forma breve, as várias componentes do domínio da matemática, presentes na Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente as componentes de “números e operações”, “geometria e medida” e “organização e tratamento de dados”. Os resultados destacam que as crianças desta faixa etária são capazes de se envolver e resolver tarefas matemáticas, apresentadas de uma forma lúdica, que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades, assumindo um interesse pela resolução de problemas de matemática. Como conclusões, saliento que foi possível criar diversas tarefas matemáticas com base no texto literário escolhido, o que indica que houve uma conexão real entre a literatura e a matemática. Confirmou-se que a literatura pode ser um veículo de motivação para as crianças, desafiando-as a querer aprofundar os seus conhecimentos matemáticos. No âmbito dos conhecimentos matemáticos, as crianças revelaram conhecer os numerais ordinais, comparar o tamanho e o volume dos animais, representando-os por ordem decrescente, transformar geometricamente as imagens de um peixe, duas representações da Lua, estrelas e vento, nomeadamente através da sua reflexão, com apoio da utilização de uma superfície espelhada, originando igualmente translações, rotações e reflexões deslizantes.Guerreiro, AntónioFonseca, Olga Maria Costa daSapientiaPires, Marta Sofia Venâncio2021-04-05T16:14:45Z2020-07-162020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:28:59Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:28:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua? |
title |
Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua? |
spellingShingle |
Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua? Pires, Marta Sofia Venâncio Tarefas matemáticas Transformações geométricas Texto literário Educação pré-escolar |
title_short |
Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua? |
title_full |
Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua? |
title_fullStr |
Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua? |
title_full_unstemmed |
Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua? |
title_sort |
Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua? |
author |
Pires, Marta Sofia Venâncio |
author_facet |
Pires, Marta Sofia Venâncio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerreiro, António Fonseca, Olga Maria Costa da Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Marta Sofia Venâncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tarefas matemáticas Transformações geométricas Texto literário Educação pré-escolar |
topic |
Tarefas matemáticas Transformações geométricas Texto literário Educação pré-escolar |
description |
O presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição particular em Faro, e contou com dezassete crianças participantes da sala dos cinco anos. Com o objetivo de responder à questão de partida, a saber, “Será possível criar tarefas matemáticas com base no texto literário?”, foi selecionada a obra A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. Selecionou-se esta obra, por se adequar à faixa etária das crianças e se relacionar com a temática que estava a ser explorada em contexto de sala de atividades, possibilitando a criação de um fio condutor entre as diversas atividades lúdicopedagógicas que se estavam a desenvolver com o grupo. O planeamento das tarefas matemáticas foi igualmente pensado e adequado para o grupo e contemplou, ainda de que forma breve, as várias componentes do domínio da matemática, presentes na Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente as componentes de “números e operações”, “geometria e medida” e “organização e tratamento de dados”. Os resultados destacam que as crianças desta faixa etária são capazes de se envolver e resolver tarefas matemáticas, apresentadas de uma forma lúdica, que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades, assumindo um interesse pela resolução de problemas de matemática. Como conclusões, saliento que foi possível criar diversas tarefas matemáticas com base no texto literário escolhido, o que indica que houve uma conexão real entre a literatura e a matemática. Confirmou-se que a literatura pode ser um veículo de motivação para as crianças, desafiando-as a querer aprofundar os seus conhecimentos matemáticos. No âmbito dos conhecimentos matemáticos, as crianças revelaram conhecer os numerais ordinais, comparar o tamanho e o volume dos animais, representando-os por ordem decrescente, transformar geometricamente as imagens de um peixe, duas representações da Lua, estrelas e vento, nomeadamente através da sua reflexão, com apoio da utilização de uma superfície espelhada, originando igualmente translações, rotações e reflexões deslizantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16 2020-07-16T00:00:00Z 2021-04-05T16:14:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/15329 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/15329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549711781920768 |