Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Marta Sofia Venâncio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15329
Resumo: O presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição particular em Faro, e contou com dezassete crianças participantes da sala dos cinco anos. Com o objetivo de responder à questão de partida, a saber, “Será possível criar tarefas matemáticas com base no texto literário?”, foi selecionada a obra A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. Selecionou-se esta obra, por se adequar à faixa etária das crianças e se relacionar com a temática que estava a ser explorada em contexto de sala de atividades, possibilitando a criação de um fio condutor entre as diversas atividades lúdicopedagógicas que se estavam a desenvolver com o grupo. O planeamento das tarefas matemáticas foi igualmente pensado e adequado para o grupo e contemplou, ainda de que forma breve, as várias componentes do domínio da matemática, presentes na Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente as componentes de “números e operações”, “geometria e medida” e “organização e tratamento de dados”. Os resultados destacam que as crianças desta faixa etária são capazes de se envolver e resolver tarefas matemáticas, apresentadas de uma forma lúdica, que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades, assumindo um interesse pela resolução de problemas de matemática. Como conclusões, saliento que foi possível criar diversas tarefas matemáticas com base no texto literário escolhido, o que indica que houve uma conexão real entre a literatura e a matemática. Confirmou-se que a literatura pode ser um veículo de motivação para as crianças, desafiando-as a querer aprofundar os seus conhecimentos matemáticos. No âmbito dos conhecimentos matemáticos, as crianças revelaram conhecer os numerais ordinais, comparar o tamanho e o volume dos animais, representando-os por ordem decrescente, transformar geometricamente as imagens de um peixe, duas representações da Lua, estrelas e vento, nomeadamente através da sua reflexão, com apoio da utilização de uma superfície espelhada, originando igualmente translações, rotações e reflexões deslizantes.
id RCAP_35385ccc84a8c990f31aa538fa6bcf23
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15329
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?Tarefas matemáticasTransformações geométricasTexto literárioEducação pré-escolarO presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição particular em Faro, e contou com dezassete crianças participantes da sala dos cinco anos. Com o objetivo de responder à questão de partida, a saber, “Será possível criar tarefas matemáticas com base no texto literário?”, foi selecionada a obra A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. Selecionou-se esta obra, por se adequar à faixa etária das crianças e se relacionar com a temática que estava a ser explorada em contexto de sala de atividades, possibilitando a criação de um fio condutor entre as diversas atividades lúdicopedagógicas que se estavam a desenvolver com o grupo. O planeamento das tarefas matemáticas foi igualmente pensado e adequado para o grupo e contemplou, ainda de que forma breve, as várias componentes do domínio da matemática, presentes na Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente as componentes de “números e operações”, “geometria e medida” e “organização e tratamento de dados”. Os resultados destacam que as crianças desta faixa etária são capazes de se envolver e resolver tarefas matemáticas, apresentadas de uma forma lúdica, que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades, assumindo um interesse pela resolução de problemas de matemática. Como conclusões, saliento que foi possível criar diversas tarefas matemáticas com base no texto literário escolhido, o que indica que houve uma conexão real entre a literatura e a matemática. Confirmou-se que a literatura pode ser um veículo de motivação para as crianças, desafiando-as a querer aprofundar os seus conhecimentos matemáticos. No âmbito dos conhecimentos matemáticos, as crianças revelaram conhecer os numerais ordinais, comparar o tamanho e o volume dos animais, representando-os por ordem decrescente, transformar geometricamente as imagens de um peixe, duas representações da Lua, estrelas e vento, nomeadamente através da sua reflexão, com apoio da utilização de uma superfície espelhada, originando igualmente translações, rotações e reflexões deslizantes.Guerreiro, AntónioFonseca, Olga Maria Costa daSapientiaPires, Marta Sofia Venâncio2021-04-05T16:14:45Z2020-07-162020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:28:59Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:28:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
title Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
spellingShingle Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
Pires, Marta Sofia Venâncio
Tarefas matemáticas
Transformações geométricas
Texto literário
Educação pré-escolar
title_short Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
title_full Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
title_fullStr Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
title_full_unstemmed Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
title_sort Tarefas matemáticas com base no texto literário A que sabe a Lua?
author Pires, Marta Sofia Venâncio
author_facet Pires, Marta Sofia Venâncio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, António
Fonseca, Olga Maria Costa da
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Marta Sofia Venâncio
dc.subject.por.fl_str_mv Tarefas matemáticas
Transformações geométricas
Texto literário
Educação pré-escolar
topic Tarefas matemáticas
Transformações geométricas
Texto literário
Educação pré-escolar
description O presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição particular em Faro, e contou com dezassete crianças participantes da sala dos cinco anos. Com o objetivo de responder à questão de partida, a saber, “Será possível criar tarefas matemáticas com base no texto literário?”, foi selecionada a obra A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. Selecionou-se esta obra, por se adequar à faixa etária das crianças e se relacionar com a temática que estava a ser explorada em contexto de sala de atividades, possibilitando a criação de um fio condutor entre as diversas atividades lúdicopedagógicas que se estavam a desenvolver com o grupo. O planeamento das tarefas matemáticas foi igualmente pensado e adequado para o grupo e contemplou, ainda de que forma breve, as várias componentes do domínio da matemática, presentes na Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente as componentes de “números e operações”, “geometria e medida” e “organização e tratamento de dados”. Os resultados destacam que as crianças desta faixa etária são capazes de se envolver e resolver tarefas matemáticas, apresentadas de uma forma lúdica, que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades, assumindo um interesse pela resolução de problemas de matemática. Como conclusões, saliento que foi possível criar diversas tarefas matemáticas com base no texto literário escolhido, o que indica que houve uma conexão real entre a literatura e a matemática. Confirmou-se que a literatura pode ser um veículo de motivação para as crianças, desafiando-as a querer aprofundar os seus conhecimentos matemáticos. No âmbito dos conhecimentos matemáticos, as crianças revelaram conhecer os numerais ordinais, comparar o tamanho e o volume dos animais, representando-os por ordem decrescente, transformar geometricamente as imagens de um peixe, duas representações da Lua, estrelas e vento, nomeadamente através da sua reflexão, com apoio da utilização de uma superfície espelhada, originando igualmente translações, rotações e reflexões deslizantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
2020-07-16T00:00:00Z
2021-04-05T16:14:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15329
url http://hdl.handle.net/10400.1/15329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549711781920768