Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da Rangel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Bruna Raquel Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/64379
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial
id RCAP_70cab087903b86052a1992c26e071387
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64379
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da RangelAnálise de dadosGestão de frotaKPIManutenção5SData analysisFleet managementMaintenanceEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia IndustrialA presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Industrial da Universidade do Minho, cujo objetivo principal versou a criação de um sistema que permita controlar e monitorizar a nova frota de empilhadores, recorrendo a potenciais indicadores de desempenho. Este projeto foi desenvolvido nos armazéns de produto acabado da Continental Mabor, mas sob a responsabilidade da empresa Rangel Distribuição e Logística S.A., a empresa prestadora de serviços. Primeiramente, foi realizada uma análise da situação atual da empresa e verificou-se que não utilizavam qualquer tipo de KPI para a gestão da sua frota, e rapidamente tentou-se perceber quais os indicadores de desempenho mais adequados. Como o sistema de gestão de frota, FleetManager, permite a recolha de dados dos empilhadores, juntamente com a criação de Macros, em Excel, foi possível obter informação relevante e calcular os KPI pretendidos, para além de automatizar todo o processo. Observou-se que em média 75% dos empilhadores estão disponíveis, enquanto a sua taxa de utilização ronda os 52%. Sabendo que a taxa de utilização dos empilhadores é fortemente influenciada pelos operadores, quando fazendo a mesma análise, mas por operador, verifica-se que a taxa de utilização assume um valor médio de 51,41%. Analisando a qualidade do serviço prestado pelo novo fornecedor, a análise mostra que cerca 50% dos pedidos ultrapassam o tempo máximo de reparação contratualizado (72 horas). Efetivamente, o tempo médio de reparação é de 111,89 horas, explicado pela falta de permanência a tempo inteiro do técnico, pela falta de material específico e devido ao ciclo demorado de um pedido do orçamento. Para além disso, o tempo médio que decorre entre falhas é de 363,71 horas, pouco mais de 15 dias. No que diz respeito à aplicação da ferramenta 5S nas zonas de manutenção, inicialmente foi realizada uma auditoria, identificando como principais carências dos espaços: falta de identificações, espaços sujos e desorganizados, entre outras. Apenas algumas propostas de melhoria foram implementadas, pois as restantes são dependentes de fatores externos e também devido à falta de autorização por parte da Continental.This dissertation is part of the Master´s course in Industrial Engineering at University of Minho, which its propose is to create a system that allows to control and monitor the new fleet, with the help of potentials performance indicators. This project was developed in the Continental Mabor finish product warehouse, but by the responsibility of Rangel Distribuição e Logística S.A. organization, a service provider company. Firstly, was held an analysis of the current situation of the company and verified that did not used any KPI for the fleet, and quickly tried to understand what are the most appropriate performance indicators. As the new fleet management system, FleetManager, allows to collect data from the forklifts, along with the creation of Macros, in Excel, was possible to obtain relevant information and calculate the intended KPI, besides automating the entire process. It was observed that in average 75% of the forklifts are available, while the operation rate is around 52%. Knowing that the forklifts operation rate is strongly influenced by the workers, when doing the same analysis, but by worker, was verified that the operation rate assumes an average value of 51,41%. Analyzing the service quality provided by the new supplier, the analysis shows that about 50% of the tickets exceed the maximum time to repair determined in the contract (72 hours). Effectively, the mean time to repair is 111,89 hours, explained by the non-staying, a full time, of the technician, the lack of specific material and due to the lengthy cycle of a budget request. In addition, the mean time between failures is 363,71 hours, little more than 15 days. Regarding to the application of 5S tool on the maintenance areas, initially was conducted an audit, identifying as principals needs of the spaces: lack of identifications, dirty and disorganized spaces, among others. Only a few improvement proposals were implemented, because the rest are dependent on external factors and also due to the lack of authorization by the Continental.Amaral, António Manuel Pereira da SilvaUniversidade do MinhoMagalhães, Bruna Raquel Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/64379por202355047info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:31:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:49.241520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da Rangel
title Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da Rangel
spellingShingle Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da Rangel
Magalhães, Bruna Raquel Silva
Análise de dados
Gestão de frota
KPI
Manutenção
5S
Data analysis
Fleet management
Maintenance
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da Rangel
title_full Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da Rangel
title_fullStr Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da Rangel
title_full_unstemmed Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da Rangel
title_sort Análise e implementação de um sistema de gestão de frota num armazém de produto acabado: o caso da Rangel
author Magalhães, Bruna Raquel Silva
author_facet Magalhães, Bruna Raquel Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, António Manuel Pereira da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Bruna Raquel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de dados
Gestão de frota
KPI
Manutenção
5S
Data analysis
Fleet management
Maintenance
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Análise de dados
Gestão de frota
KPI
Manutenção
5S
Data analysis
Fleet management
Maintenance
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/64379
url https://hdl.handle.net/1822/64379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202355047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133024494813184