KPI para a manutenção de frota veículos para transporte público rodoviário e a influência da diretiva 2014/47/UE na taxa de imobilização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36248 |
Resumo: | As ações de manutenção representam operações com uma expressão significativa nos principais objetivos de uma organização. A disponibilidade e o estado de funcionamento dos ativos por vezes estão diretamente relacionados com a viabilidade de cumprimento de prazos e qualidade de produto ou serviço. A estruturação de um modelo de manutenção baseado nos procedimentos normativos e nos objetivos das organizações é fundamental na concretização dos objetivos globais da organização. A determinação de indicadores que possam traduzir o desempenho de um plano de manutenção também representa uma expressão mais significativa quando determinados com base em procedimentos normativos. A determinação errada de indicadores poderá levar a uma errada expressão de eficiência do planeamento e das inerentes ações de manutenção. No caso concreto do presente documento, pretende abordar essencialmente modelos de manutenção focados num centro de manutenção de veículos de transporte público rodoviário. Os planos de manutenção baseados em ações de manutenção preventiva representam uma percentagem significativa dos planos aplicados a uma frota de veículos pesados. Esta necessidade de aplicar ações preventivas deve-se também ao facto de existirem obrigações legais de segurança rodoviária e ambiental que por vezes se traduzem numa maior taxa de imobilização dos veículos. Para a avaliação de eficiência do plano de manutenção aplicado a uma frota de veículos de transporte público rodoviária deverão ser determinados indicadores com base nos procedimentos normativos e atendendo às necessidade e exigências da realidade da operação. Considerando as exigências legais torna-se interessante a abordagem acerca da influência destas sobre os indicadores determinados. |
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KPI para a manutenção de frota veículos para transporte público rodoviário e a influência da diretiva 2014/47/UE na taxa de imobilizaçãoManutençãoKPI’sDiretiva 47/2014/UEFrotaVeículoMaintenanceDirective 2014/47/EUFleetVehicleAs ações de manutenção representam operações com uma expressão significativa nos principais objetivos de uma organização. A disponibilidade e o estado de funcionamento dos ativos por vezes estão diretamente relacionados com a viabilidade de cumprimento de prazos e qualidade de produto ou serviço. A estruturação de um modelo de manutenção baseado nos procedimentos normativos e nos objetivos das organizações é fundamental na concretização dos objetivos globais da organização. A determinação de indicadores que possam traduzir o desempenho de um plano de manutenção também representa uma expressão mais significativa quando determinados com base em procedimentos normativos. A determinação errada de indicadores poderá levar a uma errada expressão de eficiência do planeamento e das inerentes ações de manutenção. No caso concreto do presente documento, pretende abordar essencialmente modelos de manutenção focados num centro de manutenção de veículos de transporte público rodoviário. Os planos de manutenção baseados em ações de manutenção preventiva representam uma percentagem significativa dos planos aplicados a uma frota de veículos pesados. Esta necessidade de aplicar ações preventivas deve-se também ao facto de existirem obrigações legais de segurança rodoviária e ambiental que por vezes se traduzem numa maior taxa de imobilização dos veículos. Para a avaliação de eficiência do plano de manutenção aplicado a uma frota de veículos de transporte público rodoviária deverão ser determinados indicadores com base nos procedimentos normativos e atendendo às necessidade e exigências da realidade da operação. Considerando as exigências legais torna-se interessante a abordagem acerca da influência destas sobre os indicadores determinados.Maintenance actions represent operations with a significant expression in the main objectives of an organization. The availability and the operational status of the assets are sometimes directly related to the feasibility of meeting deadlines and the quality of the product or service. The structuring of a maintenance model based on the normative procedures and on the objectives of the organizations is fundamental to the achievement of the organization's global objectives. The determination of indicators that can reflect the performance of a maintenance plan also represents a more significant expression when determined based on normative procedures. The wrong determination of indicators can lead to a wrong expression of the efficiency of planning and of the inherent maintenance actions. In the specific case of this document, it intends to address essentially maintenance models focused on a maintenance center for public road transport vehicles. Maintenance plans based on preventive maintenance actions represent a significant percentage of the plans applied to a fleet of heavy vehicles. This need for the implementation of preventive actions is also related to the fact that there are legal road obligations and environmental safety that can sometimes represent a higher rate of immobilization of vehicles. In order to assess the efficiency of the maintenance plan applied to a fleet of public road transport vehicles, indicators must be determined based on normative procedures and in consideration of the needs and requirements of the reality of operation. Given the legal requirements, it is interesting to address its influence on the determined indicators.Pereira, Filipe DideletRepositório ComumGuerreiro, Emanuel Mendes2021-04-20T10:41:31Z2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36248TID:202643166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:46.080694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As ações de manutenção representam operações com uma expressão significativa nos principais objetivos de uma organização. A disponibilidade e o estado de funcionamento dos ativos por vezes estão diretamente relacionados com a viabilidade de cumprimento de prazos e qualidade de produto ou serviço. A estruturação de um modelo de manutenção baseado nos procedimentos normativos e nos objetivos das organizações é fundamental na concretização dos objetivos globais da organização. A determinação de indicadores que possam traduzir o desempenho de um plano de manutenção também representa uma expressão mais significativa quando determinados com base em procedimentos normativos. A determinação errada de indicadores poderá levar a uma errada expressão de eficiência do planeamento e das inerentes ações de manutenção. No caso concreto do presente documento, pretende abordar essencialmente modelos de manutenção focados num centro de manutenção de veículos de transporte público rodoviário. Os planos de manutenção baseados em ações de manutenção preventiva representam uma percentagem significativa dos planos aplicados a uma frota de veículos pesados. Esta necessidade de aplicar ações preventivas deve-se também ao facto de existirem obrigações legais de segurança rodoviária e ambiental que por vezes se traduzem numa maior taxa de imobilização dos veículos. Para a avaliação de eficiência do plano de manutenção aplicado a uma frota de veículos de transporte público rodoviária deverão ser determinados indicadores com base nos procedimentos normativos e atendendo às necessidade e exigências da realidade da operação. Considerando as exigências legais torna-se interessante a abordagem acerca da influência destas sobre os indicadores determinados. |
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